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Teste Mercedes-AMG A 45 S: uma estupidez versátil

Essa é para você que não precisa de um hatch de 421 cv pro dia a dia, mas se quiser pode

Mercedes-AMG A 45 S (BR)
Foto de: Motor1.com

Era uma terça-feira pela manhã e, como de costume, abri meu armário para escolher a roupa para trabalhar. Entre as camisas sociais formais e camisetas informais, lá está uma camisa polo cinza, que acredito ser a peça mais versátil que tenho no meu armário. Serve para boa parte das situações, desde o dia a dia até algo um pouco mais formal. Mas o que isso tem a ver com o Mercedes-AMG A 45 S? Você vai entender.

Polo, jeans, tênis e me dirigi para a garagem. Me deparo com um hatch médio, todo preto que, com seu visual mais sóbrio, pode passar despercebido pelos mais desavisados, mas suas rodas AMG de 19", seus enormes discos e pinças de freios e as quatro saídas de escape demonstram que ali tem um tempero a mais, sem entregar de cara que trata-se do hatch equipado com o motor 2.0 4-cilindros turbo mais potente do mundo.

Esportivo, sem exageros ou ostentações

Ao abrir a porta, um interior refinado, porém com um toque esportivo, sem exageros. Alcantara nas portas e em algumas partes dos bancos com costuras vermelhas, cintos de segurança vermelhos, iluminação customizável, uma tela no lugar do painel, outra faz a vez da multímidia, e um volante multifuncional bem completo com mais duas pequenas telas.

O volante é um capítulo à parte. As telas selecionam os modos de condução e outras regulagens. Os botões sensíveis ao toque demandam algum tempo para que você se acostume a operá-los da melhor forma, mas nada muito complexo. O espaço interno é bem razoável, assim como o porta-malas de 370 litros entrega uma boa capacidade de carga e reforça a versatilidade desse, até então, lobo em pele de cordeiro. Vale mencionar que é um carro bem largo.

Mercedes-AMG A45S (2024)

Ajusto o banco, aperto o botão start e o motor desperta. Um ronco encorpado, nada absurdo, toma conta da garagem. Ligo o fabuloso sistema de som Burmester, ar-condicionado automárico nos 22 graus e saio de casa sem complicações (lê-se sem raspar na rampa da garagem). O A 45 S estava com o modo Comfort selecionado, que prioriza conforto e consumo otimizado. Nesta condição, fica no limite para quem gosta de um carro mais macio, mas se você gosta de um carro mais firme, fica na medida. A direção bem macia e o impecável isolamento acústico colaboram, agradável para conversar, ouvir música ou curtir o silêncio.

Mesmo nesse modo de condução, os seus 421 cv e seus 51 kgfm se fazem presentes ao pisar um pouco mais fundo no acelerador. No trânsito, o câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem faz as trocas de maneira suave. O acelerador permite também uma aceleração linear, sem trancos. Sistema ADAS ligado, com assistente de faixa e cruise control adaptativo, o Mercedes-AMG fica quase autônomo, de forma que andar no trânsito de São Paulo fica um pouco mais confortável. Nem parece que estamos em um hatch esportivo com toda essa potência. Totalmente dócil e elegante como um Mercedes-Benz.

Mercedes-AMG A 45 S (BR)
Foto de: Motor1.com

De hatch a hot hatch com um botão

Saio de uma via ondulada e esburacada e entro na Marginal Pinheiros. Mudo o seletor para o modo Sport+. A direção e a suspensão endurecem levemente, o câmbio joga uma marcha pra baixo, o barulho do escapamento muda e se faz presente. A sensação de que o carro se preparou para algo é notável. Tudo isso apertando um botão nos seletores do volante e o carro está preparado para uma condução mais esportiva, firme, ideal para uma estrada.

Já sinto a esportividade tomar a frente referente ao conforto. Aquela sensação de limite de conforto dá lugar a um leve desconforto pela nova rigidez da suspensão e um pouco mais de cuidado com buracos e ondulações, mas nada absurdo. Continua interessante de andar, ainda mais pra mim, que gosto de um carro mais firme, mais a mão.

Mercedes-AMG A45S (2024)

Chego na redação, trabalho pensando o tempo todo em como o A 45 me surpreendeu nesse trajeto de anda-e-para por conta do conforto do sistema ADAS bem completo e o silêncio. Mas ainda queria pegar uma estrada. Me lembrei de um churrasco organizado por amigos em Indaiatuba, ótima desculpa! O Waze me deu como melhor rota a Castelo Branco, foi onde habilitei o modo RACE. A direção e a suspensão ficam mais firmes, a ponto de saber até a marca do olho de gato utilizado na estrada. O ronco do motor invade a cabine, com direito a pipocos nas trocas de marcha, que acontecem no limite da potência.

Aquele consumo otimizado do modo Comfort dá espaço a otimização da performance. Tudo proporciona mais controle, mais firmeza, copiando o solo, passando a sensação ao condutor. Perfeito para uma tocada esportiva. É aí que você começa a entender como esse Mercedes-AMG leva seus 1.680 quilos de peso de 0 a 100 km/h quilômetros em rápidos 4 segundos e a velocidade declarada como máxima pela montadora de 270 km/h. O DNA esportivo fica a flor da pele. Aquele elegante banco mostra que não é só visual e te abraça. Os freios mostram sua performance. Enfim, tudo mostra a máxima performance, ou melhor, a que veio nesse hot hatch de tração integral.

Mercedes-AMG A45S (2024)

Ainda tinha o modo neve, mas não nevou durante o teste, e o modo individual, onde você pode configurar um modo de acordo com seu gosto. Outras opções do carro que eu não pude conferir por não ter uma pista fechada disponível no momento do teste, foram os modos drift, que facilita fazer as curvas de lado, e o modo drag race, que mede sua performance em uma arrancada com distância a escolher.

Preocupado com o consumo? Chegamos aos 8,4 km/litro na cidade e 11 km/l na estrada, o que superou minhas expectativas para um carro com 421 cv - há modelos bem menos potentes com consumo bem mais alto. Mas também não me preocupei muito com isso, afinal o escape me provocava sempre a acelerar mais e mais. Gostou? São R$ 600,9 mil para o levá-lo para casa.

Mercedes-AMG A45S (2024)

Lembra da camisa polo lá do começo? Foi esta a melhor analogia que encontrei para dar meu veredicto. Você que quer ter um esportivo e quer poder usá-lo no dia a dia, o Mercedes-AMG A 45 S cumpre bem esse papel. Tanto para ir ao trabalho, para um track day, dar carona para alguém não entusiasta e qualquer outra situação, fará seu papel bem sem te deixar em perrengue por ser barulhento demais, duro demais, chamativo demais e dentre outras características de alguns esportivos que comeriam poeira do A 45 em uma pista. Um carro versátil para quem gosta de um esportivo rápido, ágil e bonito sem perder a ternura (de um Mercedes-Benz) jamais.

Mercedes-AMG A45 S

Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.991 cm3, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, injeção direta e indireta, turbo, gasolina
Potência e torque 421 cv a 6.750 rpm; 51 kgfm de 5.000 a 5.250 rpm
Transmissão automatizada de dupla embreagem com 8 marchas; tração integral automática
Suspensão McPherson na dianteira, multilink na traseira; rodas de 19" com pneus 245/35 R19
Comprimento e entre-eixos 4.453 mm; 2.729 mm
Largura 1.992 mm
Altura 1.414 mm
Peso 1.680 kg em ordem de marcha
Capacidades porta-malas: 370 litros; tanque: 51 litros
Preço como testado R$ 600.900
Aceleração 0 a 60 km/h: 2,0 s; 0 a 80 km/h: 2,9 s; 0 a 100 km/h: 4,0 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 3,0 s; 80 a 120 km/h (em S): 2,7 s
Consumo de combustível cidade: 8,1 km/l; estrada: 11 km/l
Envie seu flagra! flagra@motor1.com