O espaço conquistado por veículos chineses em grandes mercados globais tem acendido alertas importantes dentro de grandes montadoras e com a Renault não é diferente. Prova disso vem da Espanha, onde a equipe de engenharia da Dacia - divisão de modelos mais acessíveis do grupo francês - foi flagrada conduzindo testes com um exemplar do Omoda 5. O modelo foi recentemente lançado na Europa e já vem conquistando boas vendas no mercado espanhol.
A realização de testes com veículos da concorrência é comum dentro da indústria automobilística e funciona como estratégia para estudar minuciosamente os rivais, avaliando tanto as principais qualidades quanto os maiores defeitos. No caso em questão, a Renault está testando o Omoda 5 para investigar as razões por trás de sua boa aceitação na Espanha e, ao mesmo tempo, preparar o terreno para a chegada do Dacia Bigster, que brigará diretamente com o modelo chinês no segmento.
Até pouco tempo atrás, era inconcebível que uma montadora grande e bem estabelecida da Europa decidisse testar um carro chinês para compará-lo com seus próximos lançamentos. No entanto, a dinâmica do mercado mudou profundamente nos últimos anos e os chineses se transformaram em verdadeiros concorrentes para grandes marcas tradicionais. No caso da Omoda, o desempenho do 5/C5 vem chamando bastante atenção na Espanha.
Mesmo com rede de concessionárias modesta, pouca infraestrutura e o estigma de ser uma marca estrangeira recém-chegada, a fabricante tem surpreendido e já consegue vender mais do que montadoras europeias antigas. Só no último mês de julho, por exemplo, a Omoda vendeu no mercado espanhol 1.028 unidades do 5/C5. A Fiat, para efeito de comparação, vendeu apenas 630 veículos, enquanto a Alfa Romeo emplacou somente 174 carros.
Para os espanhóis, o Omoda C5 é vendido em versão tradicional com motor a gasolina de 185 cv e tem preço sugerido de € 27.899 (R$ 170.000 em conversão direta). O modelo tem 7 anos de garantia e está sendo vendido com planos de financiamento bastante atrativos, incluindo parcelamentos de até 48 meses. Há também uma variante puramente elétrica com 204 cv.
Por aqui, o lançamento comercial da Omoda, junto com a marca-irmã Jaecoo, é aguardado para 2025. O C5 será o primeiro modelo da empresa por aqui e terá vendas iniciadas na primeira metade do ano. A estratégia anunciada inclui a abertura de pelo menos 50 concessionárias em todo o país e fechamento de acordos com parceiros nacionais. Para a primeira fase do projeto, incluindo branding e demandas iniciais, estão previstos R$ 200 milhões em investimentos.
Fonte: Motor.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados