Renault testa Omoda 5 para entender sucesso rápido do chinês na Europa
Unidade do SUV foi recentemente flagrada durante testes conduzidos por engenheiros da Dacia
O espaço conquistado por veículos chineses em grandes mercados globais tem acendido alertas importantes dentro de grandes montadoras e com a Renault não é diferente. Prova disso vem da Espanha, onde a equipe de engenharia da Dacia - divisão de modelos mais acessíveis do grupo francês - foi flagrada conduzindo testes com um exemplar do Omoda 5. O modelo foi recentemente lançado na Europa e já vem conquistando boas vendas no mercado espanhol.
A realização de testes com veículos da concorrência é comum dentro da indústria automobilística e funciona como estratégia para estudar minuciosamente os rivais, avaliando tanto as principais qualidades quanto os maiores defeitos. No caso em questão, a Renault está testando o Omoda 5 para investigar as razões por trás de sua boa aceitação na Espanha e, ao mesmo tempo, preparar o terreno para a chegada do Dacia Bigster, que brigará diretamente com o modelo chinês no segmento.
Até pouco tempo atrás, era inconcebível que uma montadora grande e bem estabelecida da Europa decidisse testar um carro chinês para compará-lo com seus próximos lançamentos. No entanto, a dinâmica do mercado mudou profundamente nos últimos anos e os chineses se transformaram em verdadeiros concorrentes para grandes marcas tradicionais. No caso da Omoda, o desempenho do 5/C5 vem chamando bastante atenção na Espanha.
Mesmo com rede de concessionárias modesta, pouca infraestrutura e o estigma de ser uma marca estrangeira recém-chegada, a fabricante tem surpreendido e já consegue vender mais do que montadoras europeias antigas. Só no último mês de julho, por exemplo, a Omoda vendeu no mercado espanhol 1.028 unidades do 5/C5. A Fiat, para efeito de comparação, vendeu apenas 630 veículos, enquanto a Alfa Romeo emplacou somente 174 carros.
Para os espanhóis, o Omoda C5 é vendido em versão tradicional com motor a gasolina de 185 cv e tem preço sugerido de € 27.899 (R$ 170.000 em conversão direta). O modelo tem 7 anos de garantia e está sendo vendido com planos de financiamento bastante atrativos, incluindo parcelamentos de até 48 meses. Há também uma variante puramente elétrica com 204 cv.
Omoda no Brasil em 2025
Por aqui, o lançamento comercial da Omoda, junto com a marca-irmã Jaecoo, é aguardado para 2025. O C5 será o primeiro modelo da empresa por aqui e terá vendas iniciadas na primeira metade do ano. A estratégia anunciada inclui a abertura de pelo menos 50 concessionárias em todo o país e fechamento de acordos com parceiros nacionais. Para a primeira fase do projeto, incluindo branding e demandas iniciais, estão previstos R$ 200 milhões em investimentos.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Motor.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança