Após 24 meses consecutivos de crescimento, o mercado de veículos novos no Reino Unido perdeu fôlego. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes, em agosto foram registradas 84.575 unidades, 1,3% a menos em comparação com o mesmo período de 2023.
Deste total, pouco mais de 43% foram de modelos híbridos ou elétricos. O acumulado dos oito primeiros meses de 2024 chegou a 1.238.855 unidades, crescimento de 5,1% frente ao ano anterior. Volkswagen (7.988) e Audi (6.213) comandaram o ranking de montadoras, com a Ford (5.303) subindo três posições nas últimas semanas. Fechando o top 10, a Vauxhall (3.265) registrou a maior queda entre as vinte primeiras (-41%).
POS. | MARCA | AGO.24 | % MERCADO 2024 | AGO.23 | % MERCADO 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | VOLKSWAGEN | 7.988 | 9,4% | 8.335 | 9,7% | -4,2% |
2º | AUDI | 6.213 | 7,3% | 6.084 | 7,1% | 2,1% |
3º | FORD | 5.303 | 6,3% | 7.449 | 8,7% | -28,8% |
4º | KIA | 4.755 | 5,6% | 4.663 | 5,4% | 2,0% |
5º | BMW | 4.566 | 5,4% | 4.750 | 5,5% | -3,9% |
6º | MERCEDES-BENZ | 4.413 | 5,2% | 3.646 | 4,3% | 21,0% |
7º | TOYOTA | 4.170 | 4,9% | 4.099 | 4,8% | 1,7% |
8º | SKODA | 3.887 | 4,6% | 3.737 | 4,4% | 4,0% |
9º | HYUNDAI | 3.828 | 4,5% | 4.082 | 4,8% | -6,2% |
10º | VAUXHALL | 3.265 | 3,9% | 5.562 | 6,5% | -41,3% |
11º | PEUGEOT | 3.203 | 3,8% | 3.112 | 3,6% | 2,9% |
12º | TESLA | 3.013 | 3,6% | 4.021 | 4,7% | -25,1% |
13º | MG | 2.953 | 3,5% | 3.350 | 3,9% | -11,9% |
14º | NISSAN | 2.922 | 3,5% | 2.366 | 2,8% | 23,5% |
15º | RENAULT | 2.839 | 3,4% | 2.042 | 2,4% | 39,0% |
16º | VOLVO | 2.834 | 3,4% | 1.648 | 1,9% | 72,0% |
17º | SEAT | 2.255 | 2,7% | 1.644 | 1,9% | 37,2% |
18º | LAND ROVER | 2.074 | 2,5% | 1.131 | 1,3% | 83,4% |
19º | HONDA | 1.684 | 2,0% | 861 | 1,0% | 95,6% |
20º | CITROËN | 1.551 | 1,8% | 1.698 | 2,0% | -8,7% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 84.575 | ... | 85.657 | ... | -1,3% |
| ACUMULADO | 1.238.855 | ... | 1.179.298 | ... | 5,1% |
Na disputa entre os modelos, o Kia Sportage (1.962) deixou a liderança após três meses consecutivos. Nº 1 no acumulado, o Ford Puma (2.471) retomou a posição de honra. Com o Model 3 (1.542) e o Model Y (1.469), a Tesla garantiu dois representantes no top 5 – ambos em queda, vale ressaltar. Vice em julho, o Nissan Qashqai (1.170) caiu para o 10º lugar.
POS. | MODELO | AGO.24 | % MERCADO 2024 | AGO.23 | % MERCADO 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FORD PUMA | 2.471 | 2,9% | 2.336 | 2,7% | 5,8% |
2º | KIA SPORTAGE | 1.962 | 2,3% | - | - | - |
3º | TESLA MODEL 3 | 1.542 | 1,8% | 1.698 | 2,0% | -9,2% |
4º | VW POLO | 1.524 | 1,8% | - | - | - |
5º | TESLA MODEL Y | 1.469 | 1,7% | 2.313 | 2,7% | -36,5% |
6º | VW GOLF | 1.437 | 1,7% | - | - | - |
7º | VW T-ROC | 1.297 | 1,5% | 1.572 | 1,8% | -17,5% |
8º | VOLVO XC40 | 1.202 | 1,4% | - | - | - |
9º | HYUNDAI TUCSON | 1.198 | 1,4% | 1.597 | 1,9% | -25,0% |
10º | NISSAN QASHQAI | 1.170 | 1,4% | - | - | - |