Após 24 meses consecutivos de crescimento, o mercado de veículos novos no Reino Unido perdeu fôlego. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes, em agosto foram registradas 84.575 unidades, 1,3% a menos em comparação com o mesmo período de 2023.
Deste total, pouco mais de 43% foram de modelos híbridos ou elétricos. O acumulado dos oito primeiros meses de 2024 chegou a 1.238.855 unidades, crescimento de 5,1% frente ao ano anterior. Volkswagen (7.988) e Audi (6.213) comandaram o ranking de montadoras, com a Ford (5.303) subindo três posições nas últimas semanas. Fechando o top 10, a Vauxhall (3.265) registrou a maior queda entre as vinte primeiras (-41%).
POS. |
MARCA |
AGO.24 |
% MERCADO 2024 |
AGO.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLKSWAGEN |
7.988 |
9,4% |
8.335 |
9,7% |
-4,2% |
2º |
AUDI |
6.213 |
7,3% |
6.084 |
7,1% |
2,1% |
3º |
FORD |
5.303 |
6,3% |
7.449 |
8,7% |
-28,8% |
4º |
KIA |
4.755 |
5,6% |
4.663 |
5,4% |
2,0% |
5º |
BMW |
4.566 |
5,4% |
4.750 |
5,5% |
-3,9% |
6º |
MERCEDES-BENZ |
4.413 |
5,2% |
3.646 |
4,3% |
21,0% |
7º |
TOYOTA |
4.170 |
4,9% |
4.099 |
4,8% |
1,7% |
8º |
SKODA |
3.887 |
4,6% |
3.737 |
4,4% |
4,0% |
9º |
HYUNDAI |
3.828 |
4,5% |
4.082 |
4,8% |
-6,2% |
10º |
VAUXHALL |
3.265 |
3,9% |
5.562 |
6,5% |
-41,3% |
11º |
PEUGEOT |
3.203 |
3,8% |
3.112 |
3,6% |
2,9% |
12º |
TESLA |
3.013 |
3,6% |
4.021 |
4,7% |
-25,1% |
13º |
MG |
2.953 |
3,5% |
3.350 |
3,9% |
-11,9% |
14º |
NISSAN |
2.922 |
3,5% |
2.366 |
2,8% |
23,5% |
15º |
RENAULT |
2.839 |
3,4% |
2.042 |
2,4% |
39,0% |
16º |
VOLVO |
2.834 |
3,4% |
1.648 |
1,9% |
72,0% |
17º |
SEAT |
2.255 |
2,7% |
1.644 |
1,9% |
37,2% |
18º |
LAND ROVER |
2.074 |
2,5% |
1.131 |
1,3% |
83,4% |
19º |
HONDA |
1.684 |
2,0% |
861 |
1,0% |
95,6% |
20º |
CITROËN |
1.551 |
1,8% |
1.698 |
2,0% |
-8,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
84.575 |
... |
85.657 |
... |
-1,3% |
|
ACUMULADO |
1.238.855 |
... |
1.179.298 |
... |
5,1% |
Na disputa entre os modelos, o Kia Sportage (1.962) deixou a liderança após três meses consecutivos. Nº 1 no acumulado, o Ford Puma (2.471) retomou a posição de honra. Com o Model 3 (1.542) e o Model Y (1.469), a Tesla garantiu dois representantes no top 5 – ambos em queda, vale ressaltar. Vice em julho, o Nissan Qashqai (1.170) caiu para o 10º lugar.
POS. |
MODELO |
AGO.24 |
% MERCADO 2024 |
AGO.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FORD PUMA |
2.471 |
2,9% |
2.336 |
2,7% |
5,8% |
2º |
KIA SPORTAGE |
1.962 |
2,3% |
- |
- |
- |
3º |
TESLA MODEL 3 |
1.542 |
1,8% |
1.698 |
2,0% |
-9,2% |
4º |
VW POLO |
1.524 |
1,8% |
- |
- |
- |
5º |
TESLA MODEL Y |
1.469 |
1,7% |
2.313 |
2,7% |
-36,5% |
6º |
VW GOLF |
1.437 |
1,7% |
- |
- |
- |
7º |
VW T-ROC |
1.297 |
1,5% |
1.572 |
1,8% |
-17,5% |
8º |
VOLVO XC40 |
1.202 |
1,4% |
- |
- |
- |
9º |
HYUNDAI TUCSON |
1.198 |
1,4% |
1.597 |
1,9% |
-25,0% |
10º |
NISSAN QASHQAI |
1.170 |
1,4% |
- |
- |
- |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela