O novo SUV elétrico da Toyota, o BZ3c, teve mais detalhes divulgados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT). Embora tenha sido apresentado no último Salão do Automóvel de Pequim, China, o modelo ainda tinha algumas informações guardadas para o seu lançamento oficial.

Caso você não saiba, o MIIT é uma das últimas etapas de certificação antes que qualquer veículo seja aprovado para venda na China. Infelizmente para os fabricantes de automóveis, todas as especificações e fotos não lisonjeiras que eles precisam enviar para esse processo são informações públicas na China, o que torna toda a operação basicamente uma central de vazamentos. Parece que o Toyota BZ3c é a mais recente vítima do MIIT.

Nós vimos o BZ3c pessoalmente, embora em sua aparência de conceito de pré-produção pouco velado no Salão do Automóvel de Pequim deste ano. Ao vivo, o BZ3c parecia ser bem proporcionado e estiloso, como se fosse a progressão lógica de uma versão totalmente elétrica do novo e elegante Prius.

Em termos de tamanho, quando vimos o BZ3c ao vivo, ele me pareceu similar ao Prius, mas, na verdade, o BZ3c tem 4,78 metros de comprimento, comparado aos 4,60 metros do Prius atual.

Foto ao vivo do Toyota BZ3c
InsideEVs
Toyota BZ3c Vazamento
COM
Toyota BZ3c Vazamento
COM

As fotos oficiais divulgadas pelo MIIT não ajudam muito na estética. O carro não sofreu grandes mudanças desde o salão, mas a pintura branca básica, as calotas pouco atraentes e a ausência de vidros escurecidos o fazem parecer pouco impressionante. Além disso, a iluminação forte e a distância focal da câmera das fotos contribuem para o visual sem destaque.

De acordo com o MIIT, o BZ3c será equipado com uma bateria LFP fornecida pela BYD, embora o tamanho da bateria ainda não tenha sido especificado. O motor elétrico também será da BYD, com 200 kW (equivalente a 272 cavalos), tracionando as rodas dianteiras. Este modelo será fabricado na planta da FAW-Toyota em Tianjin, assim como o sedã BZ3, outro elétrico da mesma linha.

Ainda que esse carro seja fruto da colaboração entre FAW, BYD e Toyota, ele parece mais alinhado visualmente aos outros modelos da Toyota. No mesmo evento, a montadora japonesa apresentou uma versão quase final do SUV Toyota BZ3x. Inicialmente, fui enganado ao pensar que o BZ3c era um SUV subcompacto, algo próximo ao Toyota Corolla Cross, posicionado abaixo do BZ4x, que é do tamanho do RAV4.

Galeria: Toyota bZ3C e bZ3X

Ainda não foi confirmada a plataforma do BZ3c, mas se seguir os mesmos moldes do sedã BZ3, é provável que utilize a plataforma e-TNGA, a mesma usada em outros elétricos da Toyota. Isso abre a possibilidade de que o modelo seja lançado fora da China, embora possa enfrentar dificuldades de exportação devido a componentes chineses, como as baterias e motores da BYD, que estão sujeitos a tarifas sobre carros elétricos em alguns mercados.

Contudo, não podemos descartar a possibilidade de que a Toyota encontre uma maneira de produzir uma versão mais acessível do BZ3c para mercados como o Brasil, América do Norte ou Europa. Dado o crescente interesse por SUVs elétricos no Brasil, o BZ3c, com adaptações, poderia se encaixar bem no nosso mercado, especialmente considerando a demanda por veículos elétricos e híbridos.

Com o aumento do interesse do público brasileiro por veículos elétricos, uma eventual chegada do BZ3c pode representar uma interessante opção, ainda mais com o suporte de uma marca como a Toyota, que já possui forte presença no Brasil. Adaptar esse modelo para o mercado brasileiro, seja com motorizações alternativas ou componentes locais, poderia ajudar a contornar algumas barreiras tarifárias e tornar o modelo competitivo em termos de preço.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com