A Fórmula 1 entregou neste domingo um GP do Azerbaijão onde a asa móvel e a estratégia de pneus foram determinantes. Oscar Piastri conquistou uma impressionante vitória, segurando as investidas de Charles Leclerc por boa parte da prova.
E um acidente na penúltima volta entre Sergio Pérez e Carlos Sainz mudou tudo a reta final, com George Russell sendo promovido ao pódio. Completaram o top 10: Lando Norris, Max Verstappen, Fernando Alonso, Alex Albon, Franco Colapinto, Lewis Hamilton e Oliver Bearman.
Em uma largada limpa, Leclerc saiu melhor e manteve a ponta, com Piastri em segundo, enquanto Pérez deu o bote em Sainz para subir para terceiro, deixando o espanhol para ser atacado por Verstappen. Já Norris subia para 11º após cinco voltas, enquanto Hamilton era o 15º.
Mais atrás, problemas para Stroll e Tsunoda, com os dois tendo danos em seus carros após um toque entre eles.
Rapidamente, Leclerc já abria 2s5 para Piastri na chegada à décima volta, de um total de 51, com Pérez a 1s7, Sainz a 2s6 e Verstappen a 2s, com Russell, Alonso, Colapinto, Albon e Norris fechando os dez primeiros, enquanto Hamilton seguia em 15º.
Dos ponteiros, Verstappen e Russell foram os primeiros a parar, na volta 13. Com Norris largando de pneus duros, o britânico foi essencial na estratégia da McLaren. Pérez foi aos boxes primeiro, buscando um undercut em cima de Piastri mas, ao demorar um pouco para ultrapassar o vice-líder do campeonato, o australiano conseguiu sair da parada logo à frente do mexicano.
Com bom rendimento dos pneus médios, a dupla da Ferrari foi a última a parar dos ponteiros, com Leclerc entrando na volta 17 e voltando em segundo, atrás de Sainz, que entrou na sequência. Assim, a classificação após a primeira rodada de pits ficou Leclerc na ponta, com 1s5 para Piastri, tendo Albon em terceiro (ainda sem parar), seguido de Pérez, Norris (sem parar), Sainz, Verstappen e Russell.
Mesmo sem conseguir abrir para Leclerc, da Ferrari, Piastri se beneficiava de um carro melhor nos dois primeiros setores, conseguindo construir uma diferença para neutralizar a ação do DRS de Leclerc, enquanto Pérez oscilava entre conseguir abrir a asa móvel ou não.
A dez voltas do fim, Piastri começava a apresentar problemas com os pneus duros, com Leclerc ainda em sua cola, enquanto Pérez ia perdendo terreno, já ficando a mais de 2s. O mexicano passava a prestar atenção em Sainz, que estava a menos de 3s, com Russell em quarto e Verstappen em quinto. Norris era o sexto após parar e colocar os pneus médios, e vinha voando.
No final, Oscar Piastri, da McLaren, conquistou uma impressionante vitória. Charles Leclerc foi o segundo, mesmo com uma grande queda de rendimento no final que o deixou atacado por Sergio Pérez nas últimas voltas.
Porém, a corrida acabou uma volta antes, com um acidente entre Pérez e Sainz após a curva 2, que causou um SC. Com isso, George Russell foi promovido ao pódio.
Completaram o top 10: Lando Norris, Max Verstappen, Fernando Alonso, Alex Albon, Franco Colapinto, Lewis Hamilton e Oliver Bearman.
A Fórmula 1 retoma as atividades da temporada 2024 já no próximo fim de semana com o GP de Singapura, 18ª etapa de 24 previstas.
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | O. PiastriMcLaren | 81 | 51 |
- |
1 | 25 | |||
2 | C. LeclercFerrari | 16 | 51 |
+10.910 10.910 |
10.910 | 1 | 18 | ||
3 | G. RussellMercedes | 63 | 51 |
+31.328 31.328 |
20.418 | 1 | 15 | ||
4 | L. NorrisMcLaren | 4 | 51 |
+36.143 36.143 |
4.815 | 1 | 13 | ||
5 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | 51 |
+1'17.098 1'17.098 |
40.955 | 2 | 10 | ||
6 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | 51 |
+1'25.468 1'25.468 |
8.370 | 1 | 8 | ||
7 | A. AlbonWilliams | 23 | 51 |
+1'27.396 1'27.396 |
1.928 | 1 | 6 | ||
8 | F. ColapintoWilliams | 43 | 51 |
+1'29.541 1'29.541 |
2.145 | 1 | 4 | ||
9 | L. HamiltonMercedes | 44 | 51 |
+1'32.401 1'32.401 |
2.860 | 1 | 2 | ||
10 | O. BearmanHaas F1 Team | 50 | 51 |
+1'33.127 1'33.127 |
0.726 | 1 | 1 | ||
11 | N. HulkenbergHaas F1 Team | 27 | 51 |
+1'33.465 1'33.465 |
0.338 | 1 | |||
12 | P. GaslyAlpine | 10 | 51 |
+1'57.189 1'57.189 |
23.724 | 1 | |||
13 | D. RicciardoRB | 3 | 51 |
+2'26.907 2'26.907 |
29.718 | 1 | |||
14 | G. ZhouSauber | 24 | 51 |
+2'28.841 2'28.841 |
1.934 | 1 | |||
15 | E. OconAlpine | 31 | 50 |
1 lap |
1 | ||||
16 | V. BottasSauber | 77 | 50 |
1 lap |
1 | ||||
dnf | S. PerezRed Bull Racing | 11 | 49 |
2 laps |
1 | ||||
dnf | C. Sainz Jr.Ferrari | 55 | 49 |
2 laps |
1 | ||||
dnf | L. StrollAston Martin Racing | 18 | 45 |
6 laps |
3 | ||||
dnf | Y. TsunodaRB | 22 | 14 |
37 laps |
2 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber