Você sabe que os tempos estão difíceis no setor automotivo quando mais e mais montadoras discutem parcerias. A Hyundai acabou de assinar um Memorando de Entendimento com a General Motors para potencialmente desenvolver e construir carros em conjunto.
Parece que a marca sul-coreana ainda está procurando parceiros. Um novo relatório interessante afirma que uma parceria entre a Toyota e a Hyundai pode estar se formando, de acordo com fontes não divulgadas citadas pelo The Korea Economic Daily.
A reunião está programada para o final de outubro, quando Akio Toyoda voará para Seul (COR). Acredita-se que o presidente e CEO da maior montadora do mundo visitará a Coreia do Sul a convite de Euisun Chung, presidente da Hyundai. O relatório cita uma fonte diplomática que disse: "O presidente Chung expressou seu desejo de se reunir com o presidente Toyoda no início deste ano, e Toyoda aceitou o convite".
Presidente da Hyundai
Akio Toyoda supostamente chegará a Seul em 24 de outubro, mas a reunião está programada para o dia seguinte. É provável que o presidente da Toyota volte para casa em 26 de outubro. Enquanto isso, diz-se que a divisão coreana da empresa está dando os últimos retoques na programação do presidente para a viagem de três dias.
Sobre o que eles falarão? O Korea Economic Daily ouviu dizer que o hidrogênio será o tema principal. A Hyundai e a Toyota poderiam trabalhar juntas para acelerar o desenvolvimento de veículos com células de combustível e trabalhar na criação de um "ecossistema de hidrogênio". Ainda não se sabe se esse último se refere a uma infraestrutura de reabastecimento, que é muito necessária se as montadoras realmente quiserem que o hidrogênio decole. Pouco mais de 1.000 estações estavam operacionais em todo o mundo no final de 2023, de acordo com um estudo realizado pela Interact Analysis.
Em seus esforços para o uso de hidrogênio, a Toyota já se uniu a uma outra montadora. Ela vem trabalhando com a BMW há vários anos. A frota de SUVs a hidrogênio iX5 da marca de luxo alemã usa células de combustível fornecidas pela Toyota. Em 2028, a BMW lançará seu primeiro modelo de produção em série a hidrogênio, após uma parceria mais profunda com a Toyota.
Toyota Mirai
Hyundai Nexo
As duas empresas estão desenvolvendo em conjunto a tecnologia de células de combustível de última geração e estão procurando parceiros para melhorar a infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio. A Toyota tem vendido o Mirai desde o final de 2014, embora a demanda tenha sido fraca. O diretor de tecnologia, Hiroki Nakajima, admitiu que o sedã de emissão zero "não foi bem-sucedido" e que o estabelecimento de uma rede de reabastecimento é "difícil de ser realizado".
O Nexo da Hyundai também não foi exatamente um sucesso comercial, mas, mesmo assim, uma segunda geração do SUV a hidrogênio foi oficialmente confirmada para lançamento programado para meados de 2025. Além disso, a marca asiática anunciou recentemente que o tão alardeado carro esportivo N Vision 74 será produzido.
Uma colaboração entre a Toyota e a Hyundai poderia ser um grande negócio, já que a Toyota ocupa o primeiro lugar em vendas globais, enquanto a Hyundai (incluindo Kia e Genesis) está em terceiro. Dito isso, ainda é muito cedo para dizer se os dois gigantes automotivos chegarão a um acordo. Será interessante ver se os dois se limitarão ao hidrogênio ou se buscarão outras áreas também.
Fonte: The Korea Economic Daily
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida