Em 2001, a então PSA começava a produzir seus carros em Porto Real (RJ) em uma planta que começou a ser construída 1998. Começando com Peugeot 206 e Citroën Xsara Picasso, foi a terra de nascimento de modelos das duas marcas até este ano, quando a Peugeot finalizou a produção do 2008.
A nova geração do 2008 acompanhou o hatch 208 e se mudou para a Argentina. Com isso, a Peugeot não produz mais carros em nosso país e deixou a planta inteira para a Citroën, que faz o C4 Cactus, C3, C3 Aircross e, nas próximas semanas, começa a produzir o Basalt, um SUV cupê da família C-Cubbed.
Tudo começou com o 206, que veio importado ao Brasil de 1998 até 2001. Teve variante perua, o 206 SW, e seguiu com o polêmico 207, que era uma reestilização do 206 bem diferente do 207 europeu. Nesta linha, teve até um sedã, o 207 Passion, e a picape Hoggar, todos compartilhando componentes e a mecânica 1.4 e 1.6 aspirados. Curiosamente, o 208 não chegou a ter motor 1.0 e usou isso até em campanhas de marketing, algo que o 206 já tinha feito quando parou de usar o 1.0 de origem Renault.
Em 2013, o Peugeot 208 finalmente alinhava o catálogo brasileiro ao europeu, que ficou em linha até 2020, quando a nova geração começou a ser produzida em El Palomar. O SUV 2008 foi produzido até o começo deste ano em Porto Real, mas também trocou de geração e foi para a Argentina. Não existem planos da Peugeot ter um modelo nacional novamente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões