Tecnicamente, a União Europeia não proibirá a venda de carros novos com motores a combustão a partir de 2035. Ela não permitirá que os fabricantes de automóveis vendam veículos novos com emissões nocivas.

Na prática, é a mesma coisa, a menos que a produção de combustíveis sintéticos neutros em carbono aumente nos próximos 10 anos. Realisticamente, isso não parece viável em um prazo tão curto, portanto, é compreensível que as críticas contra a proibição estejam aumentando.

O Ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália é a mais recente voz a se manifestar contra a proibição no continente europeu para 2035. A Automotive News Europe cita Gilberto Pichetto Fratin dizendo que "a proibição deve ser alterada", pois a "visão ideológica" já fracassou. Ele chegou a dizer que o plano é totalmente "absurdo" e que a Europa agora "precisa de uma visão pragmática".

As autoridades italianas querem que a proibição de vendas de novos carros a combustão em 2035 seja revista antes do prazo. Em vez de ter que esperar até 2026, o Ministro de Negócios do país, Adolfo Urso, quer que a regra seja reavaliada no início de 2025. O ideal é que as coisas mudem. Caso contrário, ele acredita que o setor automotivo europeu pode entrar em colapso.

Em vez de obrigar todos os 27 países da União Europeia a vender apenas veículos elétricos a partir de meados da próxima década, o governo de direita da primeira ministra italiana Giorgia Meloni argumenta que os membros da união devem ter mais liberdade em termos de atingir as metas de descarbonização. A mudança não pode ocorrer em apenas 10 anos, portanto, uma transição gradual de combustão para eletrificados seria um objetivo mais realista.

Nos últimos meses, vimos a maioria das montadoras ativas na Europa ajustarem suas metas de veículos elétricos, adiando suas ambiciosas metas de transição. Até mesmo a Volvo acha que não conseguirá mais acabar com as vendas de carros a gasolina até 2030. Empresas como Mercedes, Porsche, Bentley e Ford da Europa não estão mais confiantes de que se tornarão exclusivamente elétricas, como anunciado anteriormente.

Com muitos países reduzindo ou eliminando os subsídios para eletrificados, a demanda por veículos elétricos está diminuindo. A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis afirma que os carros totalmente elétricos tiveram uma participação de mercado de 12,5% nos primeiros seis meses do ano. Isso representa uma queda de 0,4% em comparação com o mesmo período de 2023.

Os fabricantes de automóveis querem que você compre seus elétricos em vez de modelos a combustão porque correm o risco de pagar multas enormes por ultrapassarem as metas de emissões. A partir de 2025, as metas ficarão mais rígidas, portanto, pode-se dizer que os fabricantes de automóveis estão em uma situação um pouco complicada. A concorrência mais acirrada gerada por um influxo de carros chineses mais baratos certamente não está ajudando, embora as tarifas recentemente impostas estejam desacelerando as coisas.

O que quer que aconteça na Europa terá repercussões globais, já que alguns dos maiores fabricantes de automóveis estão sediados por lá. Se as vendas de novos veículos a combustão forem proibidas a partir de 2035 em 27 países europeus, poderá haver menos carros a gasolina desenvolvidos em outros mercados. A maximização das economias de escala pode ser feita com a venda do mesmo carro/motor no maior número possível de países. Se você tirar a Europa da equação, a matemática deverá ser completamente refeita.

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