Os estadunidenses consideram que os produtos chineses não são tão bons quanto os que podem ser comprados nos EUA, na Europa ou no Japão, mas a nova BYD Shark fará com que eles reconsiderem isso. A Shark não é perfeita, mas acerta em tantas coisas que você pode considerá-la uma vitória para a BYD.

Ela foi recentemente avaliada pelo canal The Fast Lane Truck (TFL) em El Paso, Texas (EUA), e os avaliadores tinham quase que exclusivamente coisas boas a dizer sobre a picape. Eles dirigiram uma Shark registrada no México em versão praticamente completa e custou o equivalente a cerca de US$ 47.000 (R$ 264 mil). Parece um ótimo negócio para uma picape de médio porte, especialmente considerando a complexidade de seu trem de força, que tem dois motores elétricos e um motor 1.5 turbo a gasolina atuando também como um gerador.

Galeria: BYD Shark no Brasil

Os avaliadores da TFL observam que, em movimento, não se ouve o motor a gasolina, o que é completamente diferente de um dos poucos elétricos com extensores de autonomia que já dirigimos. Um exemplo é o Mazda MX-30 R-EV, cujo gerador rotativo se fez presente. A Shark também tem mais autonomia elétrica do que o Mazda e, aparentemente, atinge a autonomia prevista de cerca de 100 km com sua bateria de 29,6 kWh.

Ela também é bastante rápida. O 0 a 100 km/h instrumentado feito pelos jornalistas  revelou uma aceleração em 5,2 segundos. Os únicos pontos negativos que eles encontraram em relação à experiência de dirigir foram a suspensão, que, segundo eles, fez com que o veículo ficasse um pouco saltitante sobre os solavancos, e a sensação do freio, que parecia inconsistente e difícil de modular às vezes.

BYD Shark no Brasil
Motor1

BYD Shark no Brasil

Havia pouco a criticar sobre seu interior, que parecia extremamente sólido e bem montado. A grande tela central de multimídia não só funciona sem problemas graças ao seu excelente hardware, mas também oferece Android Auto e Apple CarPlay. Também é possível girar a tela para que ela fique na orientação paisagem ou retrato.

A segunda fileira de assentos também é surpreendentemente espaçosa. Uma pessoa de 1,80 m pode sentar-se confortavelmente atrás de um motorista de 1,80 m, o que o coloca no mesmo nível de caminhonetes maiores. A caçamba tem pouco mais de 1,80 m de comprimento e é quase tão larga quanto a de suas concorrentes de médio porte. A BYD não cobra extra pelo revestimento da caçamba também.

BYD Shark no Brasil
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BYD Shark no Brasil

No geral, essa parece ser uma picape sólida que certamente encontraria compradores nos EUA com sua combinação de boa autonomia elétrica, itens de tecnologia, qualidade de construção e preço acessível. O fato de ser tão competente explica a pressa em aumentar as tarifas de importação nos EUA para carros fabricados na China. O motivo ficou claro: é porque eles realmente se tornaram muito bons e representariam uma ameaça real para os fabricantes locais, e é por isso que o governo está tentando protegê-los.

BYD Shark no Brasil

A chegada da BYD Shark ao mercado brasileiro já está confirmada, mas a inédita picape híbrida plug-in da marca chinesa deve desembarcar por aqui entre setembro e outubro de 2024.

Medindo 5.457 mm de comprimento e com distância entre eixos de 3.260 mm, a BYD Shark tem capacidade para 5 ocupantes, capacidade máxima de reboque de 2.500 kg, carga útil de 835 kg e volume de carga de 1.450 litros.

BYD Shark no Brasil - Flagra

BYD Shark no Brasil - Flagra

A BYD destaca suspensão independente, sistema de tração nas quatro rodas elétrico de dois motores, construção com aços de alta resistência e a plataforma DMO (Dual Mode Off Road), que alia um chassis e a tecnologia híbrida às funções off-road. Esta plataforma também aproveita a tecnologia cell to chassis (CTC), reduzindo o peso e aumentando a rigidez.

O trem de força híbrido é composto pelo motor 1,5 litro de 135 kW (180 cv) aliado a dois motores elétricos para uma potência combinada de 350 kW (480 cv) que a BYD anuncia como o primeiro sistema híbrido elétrico longitudinal (EHS) do mundo. Ele tem três modos de terreno (Areia, Lama e Neve) e permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos; o consumo declarado é de 7,5L/100km, o equivalente a 13,3 km/l. 

A bateria Blade permite autonomia combinada de 840 km pelo ciclo NEDC (chinês) e 100 km de alcance no modo totalmente elétrico. A recarga de 30% a 80% pode ser feita em apenas 20 minutos usando um carregador rápida, segundo a BYD - a potência não foi revelada.

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