Em março, passou pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que ficou conhecido como "Combustíveis do Futuro". Circulando no Senado desde então, o PL 528/2020 foi aprovada em plenária na casa. Entre as alterações propostas, estão a possibilidade de elevar a quantidade de etanol na gasolina comum para até 35%.
No Senado, o texto recebeu algumas alterações. Portando, ainda deve retornar à Câmara dos Deputados para nova apreciação. Além da maior mistura de etanol na gasolina, o Projeto de Lei conhecido como "combustíveis do futuro", ainda prevê o aumento do biodiesel no diesel e legisla sobre temas como combustíveis de aviação, biometano, diesel verde, combustíveis sintéticos e até mesmo a estocagem de gás carbônico.
etanol posto
A partir da publicação da proposta como lei, a nova margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a fica entre 18% e 27,5%. Quanto ao biodiesel, misturado ao diesel de origem fóssil no percentual de 14% desde março deste ano, a partir de 2025 será acrescentado 1 ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030, segundo metas propostas no texto, que ainda ainda precisará passar pelo crivo do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Para quem tem um carro com motor a combustão flex, o máximo que pode acontecer é uma alteração para menos no consumo. Mas a questão pode ser um empecilho para quem tem carros mais velhos ou modelos mais recentes que utilizam apenas gasolina, pois é um aumento significativo na quantidade de etanol no combustível e algo fora do previsto no desenvolvimento destes motores.
Mas vale lembrar que o etanol oriundo da cana-de-açúcar é suscetível às safras da planta, com valor e disponibilidade variando ao longo do ano. Desde a adoção do etanol combustível, na década de 1970, o Brasil nunca se deu ao trabalho de adotar alguma forma de estoque regulador para mitigar tais efeitos, que podem chegar simplesmente à falta do etanol nos postos em crises de abastecimento como as observadas no final da década de 1980.
Fonte: Agência Senado
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM