O Latin NCAP divulgou mais uma rodada de testes de segurança para veículos oferecidos na América Latina. Entre os modelos oferecidos no mercado brasileiro, a novidade ficou para a Chevrolet Montana, que passou pelo crivo da instituição pela primeira vez desde seu lançamento.
A picape, produzida no Brasil, obteve três estrelas das cinco possíveis. De acordo com a Latin NCAP, a Montana oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. Este carro alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e controle de estabilidade. A proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste.
O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada. Mas há uma questão quanto ao teste para os ocupantes infantis no banco traseiro. O teste foi feito com as crianças voltadas para frente. No entanto, a picape oferece tanto ISOFIX quanto Top Tether, o que permitiria em tese que o assento infantil pudesse ser instalado com a criança virada para trás.
A entidade diz que a proteção deles foi baixa nos testes dinâmicos "devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações das melhores práticas globais que o próprio fabricante seguiu estritamente para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados no teste permitem instalá-los voltados para trás".
Chevrolet Montana no Latin NCAP
O veículo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante em sua configuração mais básica 1.2 Turbo manual. Esse resultado é válido para todos os veículos Chevrolet Montana produzidos a partir de 23 de agosto de 2024.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, afirmou que “a Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas".
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