A Renault está se preparando para apresentar um novo conceito baseado em um modelo dos anos 70. Uma série de publicações no X (antigo Twitter) parece prenunciar a chegada de um "show car" a ser apresentado em 4 de setembro. A foto teaser mostra uma frente quadrada com quatro faróis e uma grade larga. A mídia francesa especula que esse seria a "interpretação moderna" do 17.
De acordo com as informações iniciais, o protótipo foi desenvolvido em colaboração com o designer francês Ora Ito, que já trabalhou com outras marcas, como Citroën, Nike e Heineken. A Renault pretende usar esse conceito para avaliar o apelo de um modelo mais esportivo que poderia ser usado em sua linha de carros elétricos com visual retrô, como a Opel fez com o Manta GSe Elektromod (o conceito com cara de Opala apresentado há algum tempo pela marca que hoje pertence ao grupo Stellantis).
Com apresentação real do conceito marcada para o Salão do Automóvel de Paris, a montadora francesa está dando mais um passo na nostalgia lançada há algum tempo pelo CEO Luca De Meo. O primeiro modelo inspirado nos icônicos Renault do passado foi o 5 E-Tech, que lembra o pequeno carro de mesmo nome produzido entre os anos 70 e 90 e que também deu vida à sua versão esportiva, o Alpine A290.
Os planos continuarão em 2025 com o R4, uma nova versão do modelo subcompacto que foi vendido de 1961 a 1994. Baseado no conceito 4EVER Trophy, espera-se que esse Renault comece em torno dos € 25.000 (cerca de R$ 154.852) e tenha estilo crossover.
Em 2026, conheceremos o Twingo de terceira geração, que resgatará muito do design do modelo original, lançado em 1992 e vendido até 2012 (na Colômbia), sendo derivado do conceito mostrado em 2023. Esse será o Renault elétrico mais acessível da linha, com um preço base de cerca de € 20.000 (R$123.900).
Com o fim do Zoe, a Renault hoje no país é representada pelos modelos Kwid e Megane E-Tech no segmento de elétricos.
Vendido atualmente por R$ 99,990, o subcompacto é hoje a porta de entrada ''menos cara'' para quem quer adentrar no mundo dos elétricos, mas ficou defasado após o lançamento dos Dolphin Mini e, principalmente, da reestilização do Dacia Spring, seu irmão romeno vendido na maioria dos países europeus.
Isso deve mudar em breve, com o modelo já tendo sido visto camuflado pelos nossos colegas do @autoinbrasil rodando próximo a fábrica da Renault, na região sul do país.
Em termos de design, o Kwid E-Tech 2025 ostenta um visual mais robusto, com faróis em forma de Y que se integram à identidade visual da marca. As luzes diurnas se unem ao logotipo por meio de apliques horizontais brancos, enquanto uma falsa grade preta completa a dianteira.
Internamente, o estilo ficou mais contemporâneo com uma boa evolução sobre o modelo atual: quadro de instrumentos configurável de 7" em todas as versões - nos modelos mais equipados há uma grande tela sensível ao toque de 10".
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados