Nesta sexta-feira, foi realizado o segundo treino livre para o GP de Las Vegas, penúltima etapa da Fórmula 1 2023. A sessão deveria ter começado às 5h de Brasília, meia-noite de Nevada, mas problemas com tampas de bueiro que até geraram punição ao ferrarista espanhol Carlos Sainz fizeram com que a segunda atividade de pista fosse atrasada em 2h30, além de a organização ter sido 'forçada' a tirar os fãs das áreas de torcida no circuito. De todo modo, Charles Leclerc liderou.
O monegasco da Ferrari superou o companheiro Sainz para liderar nos Estados Unidos. Quem completou o top 3 foi o outro piloto da Espanha, o bicampeão mundial Fernando Alonso, da Aston Martin.
Ampliada para 1h30 de duração pelo fato de o primeiro treino livre ter tido somente 20 minutos por causa dos problemas com os bueiros, a segunda sessão começou tranquila, com os pilotos 'tateando' o novo traçado da categoria, que volta a Las Vegas após 41 anos, mas em outra pista.
Entretanto, a partir do momento em que os competidores começaram a forçar um pouco mais o ritmo na maior cidade do estado norte-americano de Nevada, alguns erros começaram a acontecer. O primeiro deles foi do canadense Lance Stroll, que rodou com sua Aston Martin na curva 14.
Mais tarde, o próprio Max Verstappen, holandês que é o atual tricampeão mundial da elite global do esporte a motor com a Red Bull, teve algumas dificuldades com a aderência na 'pista verde' de Vegas. Na reta final do treino, Alonso foi outro a errar, embora ambos não tenham batido.
Verstappen, aliás, teve um certo 'entrevero' com Leclerc, antes mesmo do rival monegasco se consolidar na liderança da sessão. De qualquer forma, uma sexta-feira agridoce para a Ferrari, que viu o bom ritmo de seus dois pilotos, mas lamenta a punição a Sainz pelas trocas de peças necessárias após o incidente com o bueiro no TL1. Por outro lado, quanto ao ritmo, a Red Bull não tem tanto o que comemorar, embora Max tenha mostrado o melhor ritmo de pneus médios.
Mas, de macios, Verstappen ficou só no meio do top 10, enquanto seu companheiro mexicano Sergio Pérez, que pode confirmar em Vegas o vice-campeonato que disputa contra o mercedista britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, foi quarto. O heptacampeão, por sua vez, ficou no fim do top 10.
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | C. LECLERCFerrari | 16 | 39 |
1'35.265 |
234.331 | ||
2 | C. SAINZ JR.Ferrari | 55 | 39 |
+0.517 1'35.782 |
0.517 | 233.066 | |
3 | F. ALONSOAston Martin Racing | 14 | 38 |
+0.528 1'35.793 |
0.011 | 233.039 | |
4 | S. PEREZRed Bull Racing | 11 | 36 |
+0.820 1'36.085 |
0.292 | 232.331 | |
5 | V. BOTTASAlfa Romeo | 77 | 36 |
+0.864 1'36.129 |
0.044 | 232.225 | |
6 | M. VERSTAPPENRed Bull Racing | 1 | 37 |
+0.918 1'36.183 |
0.054 | 232.095 | |
7 | N. HULKENBERGHaas F1 Team | 27 | 33 |
+1.224 1'36.489 |
0.306 | 231.359 | |
8 | L. STROLLAston Martin Racing | 18 | 41 |
+1.231 1'36.496 |
0.007 | 231.342 | |
9 | L. HAMILTONMercedes | 44 | 42 |
+1.398 1'36.663 |
0.167 | 230.942 | |
10 | A. ALBONWilliams | 23 | 42 |
+1.423 1'36.688 |
0.025 | 230.882 | |
11 | L. NORRISMcLaren | 4 | 33 |
+1.599 1'36.864 |
0.176 | 230.463 | |
12 | G. RUSSELLMercedes | 63 | 37 |
+1.625 1'36.890 |
0.026 | 230.401 | |
13 | K. MAGNUSSENHaas F1 Team | 20 | 37 |
+1.652 1'36.917 |
0.027 | 230.337 | |
14 | O. PIASTRIMcLaren | 81 | 35 |
+1.722 1'36.987 |
0.070 | 230.171 | |
15 | P. GASLYAlpine | 10 | 33 |
+1.869 1'37.134 |
0.147 | 229.822 | |
16 | E. OCONAlpine | 31 | 37 |
+1.976 1'37.241 |
0.107 | 229.569 | |
17 | Y. TSUNODAAlphaTauri | 22 | 41 |
+2.147 1'37.412 |
0.171 | 229.166 | |
18 | G. ZHOUAlfa Romeo | 24 | 36 |
+2.391 1'37.656 |
0.244 | 228.594 | |
19 | D. RICCIARDOAlphaTauri | 3 | 40 |
+2.415 1'37.680 |
0.024 | 228.538 | |
20 | L. SARGEANTWilliams | 2 | 42 |
+2.875 1'38.140 |
0.460 | 227.466 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber