As vendas de veículos novos no mercado europeu mantiveram a trajetória de evolução registrada em junho. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente (incluindo, além dos 26 países da União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça), em julho foram comercializadas 1.025.290 unidades, 0,4% acima na comparação com 2023.
Os modelos 100% elétricos, que há um ano representaram 14,5% do total, agora foram 13,6%. Os híbridos (32%), por sua vez, ficaram muito próximos da representatividade dos modelos a combustão (33,4%). Dos cinco maiores mercados (Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha), apenas Itália e Espanha cresceram. No acumulado do ano (7.906.191), há um avanço de 3,9%.
No ranking de montadoras, a líder Volkswagen (91.018) foi a única entre as oito primeiras a perder fôlego (-6,1%). A vice Toyota (65.455), por sua vez, teve a maior evolução no top 10 (+20%). Destaques para a Skoda (52.391) presente no pódio e para a Dacia (44.809) à frente da Renault (43.738). 15ª colocada, a Fiat (22.609) perdeu ¼ dos compradores do ano passado.
Pos. | Marca | Jul.24 | % mercado 2024 | Jul.23 | % mercado 2023 | % variação 2024/2023 |
---|---|---|---|---|---|---|
1º | VOLKSWAGEN | 91.018 | 8,9% | 96.932 | 9,5% | -6,1% |
2º | TOYOTA | 65.455 | 6,4% | 54.525 | 5,3% | 20,0% |
3º | SKODA | 52.391 | 5,1% | 48.684 | 4,8% | 7,6% |
4º | BMW | 51.776 | 5,0% | 46.235 | 4,5% | 12,0% |
5º | AUDI | 47.706 | 4,7% | 47.527 | 4,7% | 0,4% |
6º | DACIA | 44.809 | 4,4% | 40.698 | 4,0% | 10,1% |
7º | MERCEDES-BENZ | 44.354 | 4,3% | 41.421 | 4,1% | 7,1% |
8º | PEUGEOT | 43.972 | 4,3% | 42.089 | 4,1% | 4,5% |
9º | RENAULT | 43.738 | 4,3% | 49.160 | 4,8% | -11,0% |
10º | HYUNDAI | 38.457 | 3,8% | 39.823 | 3,9% | -3,4% |
11º | KIA | 36.267 | 3,5% | 38.723 | 3,8% | -6,3% |
12º | OPEL/VAUXHALL | 28.026 | 2,7% | 26.579 | 2,6% | 5,4% |
13º | CITROËN | 24.091 | 2,3% | 23.938 | 2,3% | 0,6% |
14º | FORD | 24.051 | 2,3% | 29.304 | 2,9% | -17,9% |
15º | FIAT | 22.609 | 2,2% | 30.369 | 3,0% | -25,6% |
16º | VOLVO | 22.079 | 2,2% | 16.155 | 1,6% | 36,7% |
17º | SEAT | 19.260 | 1,9% | 19.242 | 1,9% | 0,1% |
18º | SAIC MOTOR | 14.063 | 1,4% | 11.324 | 1,1% | 24,2% |
19º | NISSAN | 13.439 | 1,3% | 15.702 | 1,5% | -14,4% |
20º | SUZUKI | 13.177 | 1,3% | 12.850 | 1,3% | 2,5% |
... | ||||||
TOTAL | 1.025.290 | 1.021.381 | 0,4% | |||
ACUMULADO | 7.906.191 | 7.611.988 | 3,9% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Em alta de quase 34%, o Sandero (22.398) repetiu a liderança de junho e abriu vantagem no acumulado de 2024 – segundo o Best Selling Cars Blog, o modelo da Dacia foi o mais vendido na França e na Espanha, além de ter sido 2º na Itália. Completando o bom momento para a marca romena, o Duster (15.884) ainda apareceu na 4ª posição.
Preferido na Alemanha, o VW T-Roc (19.254) foi o 2º colocado e agora ocupa o 3º lugar no ano – fora do top 10 e com queda de quase 13%, o VW Golf (13.924) permanece como o perseguidor mais próximo do Sandero. Com o Toyota Yaris Cross (17.314) em 3º e o Kia Sportage (15.531) num inédito 5º lugar, tivemos quatro SUVs / crossoves no top 5.
Quarto colocado em junho, o Tesla Model Y (9.544) despencou para 24º nas últimas semanas. 26º, o Peugeot 3008 (9.076) registrou a maior evolução no top 50 (+62%). O destaque negativo veio da Fiat: com 7.328 unidades, o 500 registrou a maior queda (-37,5%) e, de quebra, sequer marcou presença no top 40.
Pos. | Modelo | Jul.24 | % mercado 2024 | Jul.23 | % mercado 2023 | % variação 2024/2023 |
---|---|---|---|---|---|---|
1º | DACIA SANDERO | 22.398 | 2,2% | 16.748 | 1,6% | 33,7% |
2º | VW T-ROC | 19.254 | 1,9% | 18.296 | 1,8% | 5,2% |
3º | TOYOTA YARIS CROSS | 17.314 | 1,7% | 11.811 | 1,2% | 46,6% |
4º | DACIA DUSTER | 15.884 | 1,5% | 12.271 | 1,2% | 29,4% |
5º | KIA SPORTAGE | 15.531 | 1,5% | 13.533 | 1,3% | 14,8% |
6º | TOYOTA YARIS | 15.237 | 1,5% | 13.767 | 1,3% | 10,7% |
7º | RENAULT CLIO | 15.157 | 1,5% | 15.922 | 1,6% | -4,8% |
8º | VW TIGUAN / ALLSPACE | 14.875 | 1,5% | 14.506 | 1,4% | 2,5% |
9º | HYUNDAI TUCSON | 14.391 | 1,4% | 13.866 | 1,4% | 3,8% |
10º | OPEL/VAUXHALL CORSA | 13.938 | 1,4% | 11.780 | 1,2% | 18,3% |
11º | VW GOLF | 13.924 | 1,4% | 15.972 | 1,6% | -12,8% |
12º | PEUGEOT 208 | 13.601 | 1,3% | 13.674 | 1,3% | -0,5% |
13º | SKODA OCTAVIA | 13.030 | 1,3% | 14.470 | 1,4% | -10,0% |
14º | PEUGEOT 2008 | 12.261 | 1,2% | 11.933 | 1,2% | 2,7% |
15º | VW POLO | 12.057 | 1,2% | 10.771 | 1,1% | 11,9% |
16º | TOYOTA COROLLA | 10.978 | 1,1% | 11.527 | 1,1% | -4,8% |
17º | RENAULT CAPTUR | 10.725 | 1,0% | 10.828 | 1,1% | -1,0% |
18º | VW T-CROSS | 10.502 | 1,0% | 7.919 | 0,8% | 32,6% |
19º | TOYOTA C-HR | 10.346 | 1,0% | 7.271 | 0,7% | 42,3% |
20º | FORD PUMA | 10.342 | 1,0% | 13.732 | 1,3% | -24,7% |
21º | CITROËN C3 | 10.320 | 1,0% | 11.357 | 1,1% | -9,1% |
22º | NISSAN QASHQAI | 9.794 | 1,0% | 11.000 | 1,1% | -11,0% |
23º | BMW X1 | 9.567 | 0,9% | 7.184 | 0,7% | 33,2% |
24º | TESLA MODEL Y | 9.544 | 0,9% | 11.317 | 1,1% | -15,7% |
25º | HYUNDAI KONA | 9.424 | 0,9% | 8.714 | 0,9% | 8,1% |
26º | PEUGEOT 3008 | 9.076 | 0,9% | 5.602 | 0,5% | 62,0% |
27º | FORD KUGA | 8.927 | 0,9% | 10.187 | 1,0% | -12,4% |
28º | SKODA KAMIQ | 8.844 | 0,9% | 6.878 | 0,7% | 28,6% |
29º | SKODA KAROK | 8.782 | 0,9% | 7.662 | 0,8% | 14,6% |
30º | SKODA FABIA | 8.755 | 0,9% | 6.040 | 0,6% | 45,0% |
31º | FIAT PANDA | 8.357 | 0,8% | 11.773 | 1,2% | -29,0% |
32º | AUDI A3 | 8.318 | 0,8% | 10.392 | 1,0% | -20,0% |
33º | MG ZS | 8.163 | 0,8% | 6.664 | 0,7% | 22,5% |
34º | FORD FOCUS | 8.159 | 0,8% | 8.038 | 0,8% | 1,5% |
35º | BMW SÉRIE 3 | 8.051 | 0,8% | 7.144 | 0,7% | 12,7% |
36º | SEAT IBIZA | 8.050 | 0,8% | 5.151 | 0,5% | 56,3% |
37º | CUPRA FORMENTOR | 7.983 | 0,8% | 9.320 | 0,9% | -14,3% |
38º | TOYOTA AYGO | 7.810 | 0,8% | 8.041 | 0,8% | -2,9% |
39º | PEUGEOT 308 | 7.809 | 0,8% | 7.221 | 0,7% | 8,1% |
40º | KIA NIRO | 7.772 | 0,8% | 5.628 | 0,6% | 38,1% |
41º | SKODA KODIAQ | 7.553 | 0,7% | 6.936 | 0,7% | 8,9% |
42º | FIAT 500 | 7.328 | 0,7% | 11.726 | 1,1% | -37,5% |
43º | MINI | 7.193 | 0,7% | 10.226 | 1,0% | -29,7% |
44º | DACIA JOGGER | 7.109 | 0,7% | 6.420 | 0,6% | 10,7% |
45º | VW TAIGO | 6.839 | 0,7% | 6.416 | 0,6% | 6,6% |
46º | SEAT ARONA | 6.755 | 0,7% | 6.510 | 0,6% | 3,8% |
47º | HYUNDAI I10 | 6.720 | 0,7% | 6.098 | 0,6% | 10,2% |
48º | NISSAN JUKE | 6.688 | 0,7% | 6.053 | 0,6% | 10,5% |
49º | VOLVO EX30 | 6.573 | 0,6% | 0 | - | - |
50º | VOLVO XC60 | 6.530 | 0,6% | 6.430 | 0,6% | 1,6% |
Fontes: JATO / ACEA / Best Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira