Chuva, pista seca, chuva, pista seca. O GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 foi marcado pelas condições mistas do clima que deram um ar de caos à prova. A vitória, depois de trocar de mãos várias vezes, ficou com Lewis Hamilton, pela primeira vez desde 2021.
A última vitória do britânico foi há 945 dias, quando venceu o GP de Jeddah daquele ano. Além disso, com a vitória deste domingo, ele se torna o maior vencedor em um mesmo circuito, somando 9 vitórias e ultrapassando Michael Schumacher Magny-Cours.
O pódio foi completado por Max Verstappen e Lando Norris. George Russell que largou da pole, precisou abandonar a corrida com problemas no carro.
Antes mesmo da prova começar, Gasly foi chamado aos boxes por problema no carro e precisou abandonar.
O início da corrida aconteceu de forma limpa, sem nenhum toque. Russell manteve a posição, Hamilton não tentou atacar e protegeu o companheiro das 'garras' de Verstappen. O holandês superou Norris que começou a tomar pressão de Piastri.
Depois da movimentação inicial, a 'poeira' abaixou na corrida, mas a ameaça de chuva começou a se tornar cada vez mais real. Com 12 voltas completadas, a Mercedes tinha uma vantagem 'confortável' em relação à Red Bull.
Norris, depois de se aproximar bastante do holandês, começou a atacar o tricampeão na busca pela recuperação do 3º lugar. A ultrapassagem veio na reta antes da curva 15, de forma 'tranquila', passando por Verstappen 'de passagem'.
Aproveitando o embalo do companheiro de equipe, Piastri também ultrapassa Verstappen no momento em que a garoa começava a cair na pista. Um pouco mais à frente, Hamilton deixou de lado o papel de escudeiro de Russell e iniciou as tentativa de ultrapassar George, conseguindo sem grandes dificuldades.
Meia volta depois, a chuva molhou de vez à pista dificultando a vida dos pilotos. Hamilton e Russell perderam o carro, foram para grama e, com isso, Norris aproveitou a bobeada de George e ultrapassou. Posteriormente, ele também deu o bote em Hamilton e assumiu a liderança.
Lá atrás, Piastri também aproveitou o momento de chuva e atacou as duas Mercedes assumindo o segundo lugar, invertendo a ordem inicial da corrida. Enquanto tudo isso acontecia, Leclerc e Pérez foram aos boxes e colocaram pneus intermediários.
No rádio, o mexicano reclamou que a pista estava muito seca, confirmando que não foi uma boa movimentação colocar os pneus de chuva. Na volta 26, Leclerc mostrava claramente o sofrimento de se manter na pista com a gama intermediária em condições secas.
Uma volta depois, Verstappen e Sainz foram chamados ao box. Logo depois, grande parte do grid seguiu o holandês e calçaram os pneus para pista molhada, no momento em que a chuva voltou a cair. Nas primeiras posições, Mercedes e McLaren se mantiveram na pista por mais uma volta.
Hamilton e Russell entraram juntos, mas a Piastri continuou de pneus slick na pista. Pouco mais de 20 voltas para o fim, a situação da pista era confusa, com pontos secos, pontos muito molhados e alguns medianos.
A volta 34 marcou o abandono repentino de Russell por conta de um problema no sistema de água do carro.
Na 15 finais, o sol resolveu que era hora de dar as caras novamente fazendo os pilotos quebrarem a cabeça para pensar o melhor momento de retornar aos boxes para colocar pneus slick. Foi a volta 38 que marcou a troca dos compostos. Hamilton, Verstappen e Piastri entraram enquanto Norris ficou.
O britânico da McLaren foi parado uma volta depois, com isso, Hamilton assumiu a liderança novamente, enquanto Lando voltou em segundo. As cinco última voltas trouxeram o 'remake' de Norris x Verstappen da Áustria, mas em ordem inversa.
Desta vez, sem problemas. Verstappen passou de passagem por Lando.
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | PITS | PONTOS | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | 52 |
- |
2 | 25 | |||
2 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | 52 |
+1.465 1.465 |
1.465 | 2 | 18 | ||
3 | L. NorrisMCLAREN | 4 | 52 |
+7.547 7.547 |
6.082 | 2 | 15 | ||
4 | O. PiastriMCLAREN | 81 | 52 |
+12.429 12.429 |
4.882 | 2 | 12 | ||
5 | C. Sainz Jr.FERRARI | 55 | 52 |
+47.318 47.318 |
34.889 | 3 | 11 | ||
6 | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | 52 |
+55.722 55.722 |
8.404 | 2 | 8 | ||
7 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | 52 |
+56.569 56.569 |
0.847 | 2 | 6 | ||
8 | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | 52 |
+1'03.577 1'03.577 |
7.008 | 2 | 4 | ||
9 | A. AlbonWILLIAMS | 23 | 52 |
+1'08.387 1'08.387 |
4.810 | 2 | 2 | ||
10 | Y. TsunodaRB | 22 | 52 |
+1'19.303 1'19.303 |
10.916 | 2 | 1 | ||
11 | L. SargeantWILLIAMS | 2 | 52 |
+1'28.960 1'28.960 |
9.657 | 2 | |||
12 | K. MagnussenHAAS F1 TEAM | 20 | 52 |
+1'30.153 1'30.153 |
1.193 | 2 | |||
13 | D. RicciardoRB | 3 | 51 |
1 lap |
2 | ||||
14 | C. LeclercFERRARI | 16 | 51 |
1 lap |
3 | ||||
15 | V. BottasSAUBER | 77 | 51 |
1 lap |
2 | ||||
16 | E. OconALPINE | 31 | 50 |
2 laps |
4 | ||||
17 | S. PerezRED BULL RACING | 11 | 50 |
2 laps |
4 | ||||
18 | G. ZhouSAUBER | 24 | 50 |
2 laps |
4 | ||||
dnf | G. RussellMERCEDES | 63 | 33 |
|
2 | ||||
dnf | P. GaslyALPINE | 10 | 0 |
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber