O lançamento da nova Honda NXR 160 Bros 2025 na última semana trouxe uma grande evolução para moto, ao menos na comparação com anos anteriores em que a aventureira de entrada da marca mudava apenas as opções de cores. No entanto, ela tem uma relação próxima com uma moto ainda mais importante para a montadora.
Estamos falando da Honda CG 160, que ainda não recebeu a linha 2025. É nada menos que a moto mais vendida do Brasil há décadas e, em comum com a Bros 160 nova, tem o propulsor monocilíndrico de 162,7 cm3. A aventureira tem duas versões, sempre com motor flex, enquanto a urbana tem 4 opções: Start (só a gasolina), Fan, Titan e Cargo, estas flex.
E todas as motos feitas no Brasil terão que mudar para 2025. No primeiro dia do ano que vem entrará em vigor uma nova fase do Promot, aumentando as restrições do quanto as motocicletas fabricadas por aqui podem emitir de poluentes e ruídos. Com o mesmo propulsor da Bros, a futura CG 160 2025 também terá que sofrer mudanças.
No caso da Bros 2025, a moto permanece com o monocilíndrico arrefecido a ar. Flex, ele entrega agora até 14,3 cv de potência a 8.000 rpm e 1,45 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecido com etanol. São 0,5 cv e 0,15 kgfm a menos na comparação com a linha 2024, fenômeno que a marca justifica com uma reprogramação da central eletrônica de modo com que a aventureira esteja apta a obedecer os novos limites de emissões que entrarão em vigor a partir de 2025.
Honda NXR 160 Bros 2025 (Brasil)
Dessa forma, podemos esperar alterações similares para a Honda CG 160 2025. Por outro lado, a moto mais vendida tem a versão Start que usa apenas gasolina (14,9 cv e 1,4 kgfm) e deve ter suas próprias alterações, caso permaneça sendo oferecida. As versões flex da CG - Fan, Titan e Cargo - entregam na linha 2024 até 15,1 cv e 1,54 kgfm quando abastecidas com etanol. Os números das opções flex devem cair.
Outra alteração importante que a Honda aplicou na Bros 2025 foi no câmbio. Permaneceu de cinco marchas, mas a marca adotou uma quinta marcha mais longa para reduzir a rotação do propulsor em velocidades altas. Era um pedido antigo dos clientes da aventureira, mas nunca foi uma reclamação para a CG. É possível que a marca aplique a mesma solução com o intuito de reduzir as emissões e o consumo na estrada.
Honda NXR 160 Bros 2025 (Brasil)
Na parte de equipamentos, a Bros voltou a oferecer mais de uma versão. A de entrada tem acionamento combinado dos freios (CBS), enquanto a ABS traz o sistema anti-travamento para a roda dianteira. Como a CG 160 tem mais opções é possível imaginar que Fan e Cargo permaneçam com os freios CBS e a Titan, topo de linha, use o freio ABS na dianteira.
Itens como lâmpadas de LED para farol e lanterna, painel de instrumentos digital mais completo, tomada USB e novo visual também são estreias da linha 2025 da Bros que podem aparecer com a nova CG 160 2025. A aventureira ainda passou por uma recalibração na suspensão por conta de novos tubos no garfo frontal, mas essa é uma alteração menos provável.
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