Apesar de conquistar resultados comerciais expressivos em países como Brasil e Estados Unidos, o Jeep Compass tem enfrentado sérias dificuldades para emplacar em um mercado considerado crucial para os planos da Stellantis: a Índia. Por lá, o modelo tem amargado números de vendas significativamente baixos e passará por atualizações importantes para tentar recuperar fôlego diante dos principais rivais.

Para se ter ideia, a média mensal de vendas do Compass em 2024 no mercado indiano tem sido de ínfimas 280 unidades (número muito baixo para o tamanho do mercado local e bem distante do desempenho de outros SUVs). A mesma realidade vive o Commander, que por lá se chama Meridian e tem vendido mensalmente apenas 175 exemplares. A Jeep acendeu o alerta nos dois casos e promete contornar a situação com o lançamento de novidades em breve.

Jeep Compass Black Shark - Índia

CEO da Stellantis Índia, Shailesh Hazela confirmou a chegada das novidades e adiantou que a empresa adotará nova estratégia de mercado para ampliar o volume. "Você terá modelos atualizados a partir do mês que vem com o Compass. Depois teremos o Meridian 2.0 turbo em outubro", anunciou. O motor em questão é o mesmo Hurricane recentemente lançado no Brasil. Na Índia, o propulsor será oferecido como alternativa ao 2.0 turbodiesel atual (único disponível para o Commander localmente).

Jeep Meridian

Jeep Meridian

“Aprendemos que o mercado indiano precisa de novidades frequentemente. Diferentemente da estratégia de 18-24 meses aplicada nos mercados europeus, na Índia precisamos introduzir mudanças a cada 6 meses". As atualizações serão baseadas especificamente no gosto do consumidor indiano e desenvolvidas pela rede local de P&D da Stellantis. A mesma estratégia de produto já vem sendo aplicada localmente na Citroën, que recentemente atualizou os modelos C3 e C3 Aircross com mais equipamentos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com