F1: Verstappen supera mau tempo e Norris para vencer GP do Canadá
Corrida contou com dois períodos de safety car, com chuva também sendo um fator
A Fórmula 1 realizou a nona etapa da temporada, com o GP do Canadá. Em uma prova com a chuva sendo protagonista, indo e voltando, Max Verstappen prevaleceu sobre a McLaren de Lando Norris, além de George Russell, da Mercedes.
Esta foi a 60ª vitória do atual tricampeão mundial da F1. Lewis Hamilton, que brigou pelo pódio até o fim, foi o quarto colocado.
A Corrida
Com a pista bastante molhada, a largada foi tranquila, com Russell se mantendo na frente de Verstappen. A dupla da Haas, que foi a única a começar de pneus para pista molhada, enquanto o resto do grid optou por intermediários, avançou. Magnussen era o quarto colocado ao final da terceira volta.
Na sexta volta, Sargeant passou reto na curva 6, mas voltou. Ao mesmo tempo, os intermediários começaram a mostrar melhor rendimento.
No oitavo giro, Magnussen teve que fazer seu pit stop e caiu para o 12º posto, contando também com uma parada lenta da Haas.
A direção de prova puniu Ricciardo em cinco segundos, por queima de largada.
Aos poucos, Verstappen se aproximava de Russell pela liderança, mas na volta 17 o holandês errou na curva 1 e deixou Norris se aproximar. Para piorar para o holandês, o DRS foi autorizado.
Na 20ª volta, Norris manobrou sobre Verstappen e conseguiu a segunda posição.
No giro seguinte, o piloto da McLaren fez o mesmo sobre Russell e assumiu a liderança. O representante da Mercedes ainda errou na chicane e cedeu o segundo posto a Verstappen.
Na volta 25, Sargeant bateu e fez com que o safety car fosse acionado.
Apenas Norris não entrou para fazer seu pit stop e quando a McLaren decidiu fazer, na volta seguinte, isso fez com que Verstappen assumisse a liderança, mesmo sob safety car.
Todos que pararam optaram pelos intermediários, já que havia a previsão de retorno da chuva. Exceto a Ferrari de Leclerc, que calçou pneus duros.
O reinício aconteceu com 30 voltas, om Verstappen na liderança, seguido por Russell, Norris, Piastri e Hamilton.
Na metade da prova, o top 5 permanecia o mesmo, com a chuva caindo de maneira fraca. A Ferrari voltou Leclerc aos pits para intermediários.
Na 40ª volta, o DRS foi permitido novamente. E Gasly foi o primeiro a tentar pneus slick, com a Alpine optando pelo composto duro.
Leclerc foi chamado para abandonar a corrida na 43ª volta, após sofrer com o desempenho de sua Ferrari durante todo o fim de semana.
Na volta 44, Hamilton calçou novos pneus, com médios, sendo o primeiro entre os ponteiros. No giro seguinte foi a vez de Piastri. Verstappen e Russell fizeram o mesmo na sequência, com Norris sendo o último a ir para os slicks.
O inglês da McLaren saiu na segunda posição, com Russell colado nele. Pouco antes da abertura da 50ª volta, o piloto da Mercedes manoborou para a segunda colocação.
Na volta 54, Pérez abandonava após bater e Albon também se tocava com Sainz, trazendo o safety car, já que o anglo-tailandês ficou parado na pista.
As imagens mostraram posteriormente que o espanhol da Ferrari rodou e coletou Albon na sequência.
A relargada ocorreu na volta 59, com Verstappen permancendo à frente. Russell apertava Piastri pela terceira posição, mas como o australiano também podia abrir asa, as posições não foram mudadas.
Na volta 64, Russell tentou novamente, mas acabou se perdendo na área de escape e na volta Hamilton tomou o seu lugar.
O heptacampeão superou Piastri pelo terceiro lugar a quatro giros para o final. Russell também manobrou na sequência sobre o australiano.
Tsunoda rodou na chicane e quase causa um grande acidente a três para o final.
No penúltimo giro, Russell recuperou o terceiro lugar, após superar Hamilton.
Verstappen recebeu a bandeira quadriculada a quase quatro segundos sobre Norris, sua 60ª vitória.
A F1 volta em duas semanas, com o GP da Espanha.
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | PITS | PONTOS | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | 70 |
- |
2 | 25 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | L. NorrisMCLAREN | 4 | 70 |
+3.879 3.879 |
3.879 | 2 | 18 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | G. RussellMERCEDES | 63 | 70 |
+4.317 4.317 |
0.438 | 3 | 15 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | 70 |
+4.915 4.915 |
0.598 | 3 | 13 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | O. PiastriMCLAREN | 81 | 70 |
+10.199 10.199 |
5.284 | 2 | 10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | 70 |
+17.510 17.510 |
7.311 | 2 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | 70 |
+23.625 23.625 |
6.115 | 2 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | D. RicciardoRB | 3 | 70 |
+28.672 28.672 |
5.047 | 2 | 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | P. GaslyALPINE | 10 | 70 |
+30.021 30.021 |
1.349 | 2 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | E. OconALPINE | 31 | 70 |
+30.313 30.313 |
0.292 | 1 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | 70 |
+30.824 30.824 |
0.511 | 3 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | K. MagnussenHAAS F1 TEAM | 20 | 70 |
+31.253 31.253 |
0.429 | 4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | V. BottasSAUBER | 77 | 70 |
+40.487 40.487 |
9.234 | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | Y. TsunodaRB | 22 | 70 |
+52.694 52.694 |
12.207 | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | G. ZhouSAUBER | 24 | 69 |
1 lap |
3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | C. Sainz Jr.FERRARI | 55 | 52 |
|
3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | A. AlbonWILLIAMS | 23 | 52 |
|
2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | S. PerezRED BULL RACING | 11 | 51 |
|
3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | C. LeclercFERRARI | 16 | 40 |
|
4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | L. SargeantWILLIAMS | 2 | 23 |
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car