F1: Norris aproveita safety car e vence GP de Miami
Próxima etapa da categoria máxima do automobilismo mundial é o GP da Emilia Romagna, em Ímola, no fim de semana do dia 19 de maio
No fim da tarde deste domingo, foi realizado o GP de Miami, sexta de 24 etapas da Fórmula 1 neste ano. E quem ficou com a vitória na Flórida, Estados Unidos, foi Lando Norris, britânico da McLaren que conquistou seu primeiro triunfo na elite global do esporte a motor. A segunda posição ficou com o holandês Max Verstappen, da Red Bull, enquanto o monegasco Charles Leclerc, piloto da Ferrari, completou o pódio na costa leste norte-americana.
A corrida
Na largada, Verstappen saltou bem e se manteve na ponta, com Leclerc sendo passado pelo companheiro Carlos Sainz, que subiu momentaneamente para segundo. Porém, o espanhol foi posteriormente atrapalhado pelo mexicano Sergio Pérez, que 'passou reto' com a Red Bull.
Com isso, Sainz teve de evitar a batida e Leclerc retomou o segundo posto, com Carlos ainda perdendo a terceira posição para Oscar Piastri. Posteriormente, o australiano da McLaren passou Charles e foi para segundo.
Pérez perdeu um posto em relação à sua posição de largada, indo para quinto e sendo pressionado por Lando Norris, inglês da McLaren. No fim do top 10, o agito ficou por conta do alemão Nico Hulkenberg, da Haas, e os britânicos da Mercedes, Lewis Hamilton, da Mercedes e George Russell. Hulk brigou mas acabou batido
Na volta 13 de um total de 57, Hulk parou para trocar seus já desgastados pneus médios por compostos duros. Pérez fez o mesmo cinco giros depois, com Leclerc fazendo seu pit na volta 20, também para duros. Na sequência, Verstappen 'escapou' e atingiu um cone, que ficou na pista: safety car virtual.
Com isso, Max logo fez seu pit para duros no 24º giro e voltou em quarto. Piastri assumiu a liderança, à frente de Sainz e Norris, com o top 3 ainda por parar. Na volta 28, Oscar e Carlos pararam. Na sequência, batida de Kevin Magnussen, dinamarquês da Haas, e Logan Sargeant, norte-americano da Williams.
Safety car chamado à pista. Lando fez seu pit e seguiu na ponta, beneficiando-se do pelotão lento atrás do carro de segurança. Bandeira verde no giro 33, com Max em segundo, à frente de Charles, Oscar, Sainz, da Ferrari, e Pérez. Este, aliás, instalou médios usados no período de safety car. Carlos 'partiu para cima' de Piastri.
Após primeira tentativa polêmica, Sainz finalmente conseguiu passar na volta 40, após duelo com Oscar por algumas curvas. Houve toque entre eles que danificou a asa dianteira do australiano, que parou para trocar o bico e instalar médios. À frente, Max reclamava do carro e não chegou em Norris, que venceu.
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | PITS | PONTOS | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. NorrisMCLAREN | 4 | 57 |
- |
1 | 25 | |||
2 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | 57 |
+7.612 7.612 |
7.612 | 1 | 18 | ||
3 | C. LeclercFERRARI | 16 | 57 |
+9.920 9.920 |
2.308 | 1 | 15 | ||
4 | C. Sainz Jr.FERRARI | 55 | 57 |
+11.407 11.407 |
1.487 | 1 | 12 | ||
5 | S. PerezRED BULL RACING | 11 | 57 |
+14.650 14.650 |
3.243 | 2 | 10 | ||
6 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | 57 |
+16.585 16.585 |
1.935 | 1 | 8 | ||
7 | Y. TsunodaRB | 22 | 57 |
+26.185 26.185 |
9.600 | 1 | 6 | ||
8 | G. RussellMERCEDES | 63 | 57 |
+34.789 34.789 |
8.604 | 1 | 4 | ||
9 | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | 57 |
+37.107 37.107 |
2.318 | 1 | 2 | ||
10 | E. OconALPINE | 31 | 57 |
+39.746 39.746 |
2.639 | 1 | 1 | ||
11 | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | 57 |
+40.789 40.789 |
1.043 | 2 | |||
12 | P. GaslyALPINE | 10 | 57 |
+44.958 44.958 |
4.169 | 1 | |||
13 | O. PiastriMCLAREN | 81 | 57 |
+49.756 49.756 |
4.798 | 2 | |||
14 | G. ZhouSAUBER | 24 | 57 |
+49.979 49.979 |
0.223 | 1 | |||
15 | D. RicciardoRB | 3 | 57 |
+50.956 50.956 |
0.977 | 1 | |||
16 | V. BottasSAUBER | 77 | 57 |
+52.356 52.356 |
1.400 | 2 | |||
17 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | 57 |
+55.173 55.173 |
2.817 | 2 | |||
18 | K. MagnussenHAAS F1 TEAM | 20 | 57 |
+1'04.683 1'04.683 |
9.510 | 3 | |||
19 | A. AlbonWILLIAMS | 23 | 57 |
+1'16.091 1'16.091 |
11.408 | 2 | |||
dnf | L. SargeantWILLIAMS | 2 | 27 |
30 laps |
1 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car