O mercado brasileiro em breve terá a presença de mais fabricantes chinesas instaladas por aqui. Depois de Neta, Zeekr, Omoda e Jaecoo, pelo menos duas grandes montadoras asiáticas seguem em negociação para desembarcar no país.
Durante evento realizado pela Volkswagen para anunciar o seu ciclo de R$ 13 milhões de investimento realizado na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, membros do governo do estado aproveitaram o palco para falar sobre os desafios da neo-industrialização do estado.
O ponto que mais repercutiu foi a fala do Secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, ao afirmar que o "sonho" de ter uma fabricante chinesa no estado estava em negociações avançadas, mas que ainda não poderia revelar o nome. A afirmação também foi feita pelo Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, que foi ao evento ao lado do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, mas também que se limitou a dizer que não poderia revelar o nome.
Fábrica Toyota - Indaiatuba (SP)
Com a decisão da Toyota em encerrar as operações em sua fábrica de Indaiatuba, a planta se tornou moeda de negociação para chegada de novas fabricantes ao país. De acordo com o site Autodata, o governo do estado negocia com uma marca, mas existem outras negociações em andamento, principalmente com o sindicato dos metalúrgicos da região.
GAC Trumpchi Emkoo
Em recente visita à China, Motor1.com e InsideEVs.com Brasil ouviu de várias marcas o interesse de se instalarem no Brasil. No entanto, as que definitivamente estão mais avançadas em seus processos são a GAC, que inclusive já anunciou que investirá R$ 5,7 bilhões para produzir automóveis no Brasil.
Carros da Neta expostos em São Paulo
Neta L
Neta Aya
A Neta, que apresentou recentemente seus veículos elétricos ao público no país, também tem planos robustos de produção no Brasil. No entanto, executivos à frente do projeto não revelaram a localização pretendida.
Omoda e Jaecoo, que fazem parte do Grupo Chery, também anunciou que produzirá no Brasil. A principal possibilidade é retomar o controle da fábrica localizada em Jacareí, hoje gerenciada pela CAOA-Chery. Em conversas entre Motor1.com e executivos da marca na China, o entendimento é de que o local já é o Centro Tecnológico da marca e, naturalmente, polo industrial. O avanço desta estratégia depende de negociações com a CAOA.
Provavelmente sem acordo prévio com a Volkswagen, os secretários do governo de São Paulo citaram que a fabricante chinesa que está negociando sua instalação tem ligação com a Volkswagen. A montadora alemã, por sua vez, não mencionou uma palavra sobre o assunto.
Na China, a Volkswagen possui diversos acordos, seja com participação acionária ou joint-ventures para produção local, como as existentes com a SAIC Motor, FAW e JAC. Recentemente, a montadora alemã comprou 4,99% da XPeng, startup que vem se destacando na China como a principal rival da Tesla.
XPeng G6
O objetivo da aquisição de parte da XPeng é o desenvolvimento conjunto de uma plataforma, acelerando a chegada de novos modelos a iniciar por um inédito SUV em 2026.
No último Salão de Pequim, na China, executivos da XPeng confirmaram a InsideEVs.com que a startup estava negociando a sua chegada ao Brasil com a escolha de representantes locais. Pelo modelo de negócio e volume de produção, tudo indica que sua operação seja inicialmente como importadora.
Das marcas citadas, a SAIC Motor é a que mais teria potencial para chegar com produção local engatilhada. Mesmo assim, sem nenhuma ligação de produto com a Volkswagen inicialmente.
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