Governo de SP confirma negociações para chegada de nova montadora chinesa
Secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico afirmou que negociações do sonho de ter uma marca chinesa em SP estão avançadas
O mercado brasileiro em breve terá a presença de mais fabricantes chinesas instaladas por aqui. Depois de Neta, Zeekr, Omoda e Jaecoo, pelo menos duas grandes montadoras asiáticas seguem em negociação para desembarcar no país.
Durante evento realizado pela Volkswagen para anunciar o seu ciclo de R$ 13 milhões de investimento realizado na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, membros do governo do estado aproveitaram o palco para falar sobre os desafios da neo-industrialização do estado.
O ponto que mais repercutiu foi a fala do Secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, ao afirmar que o "sonho" de ter uma fabricante chinesa no estado estava em negociações avançadas, mas que ainda não poderia revelar o nome. A afirmação também foi feita pelo Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, que foi ao evento ao lado do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, mas também que se limitou a dizer que não poderia revelar o nome.
Fábrica Toyota - Indaiatuba (SP)
Fábrica da Toyota em Indaiatuba é o alvo
Com a decisão da Toyota em encerrar as operações em sua fábrica de Indaiatuba, a planta se tornou moeda de negociação para chegada de novas fabricantes ao país. De acordo com o site Autodata, o governo do estado negocia com uma marca, mas existem outras negociações em andamento, principalmente com o sindicato dos metalúrgicos da região.
GAC Trumpchi Emkoo
Em recente visita à China, Motor1.com e InsideEVs.com Brasil ouviu de várias marcas o interesse de se instalarem no Brasil. No entanto, as que definitivamente estão mais avançadas em seus processos são a GAC, que inclusive já anunciou que investirá R$ 5,7 bilhões para produzir automóveis no Brasil.
Carros da Neta expostos em São Paulo
Neta L
Neta Aya
A Neta, que apresentou recentemente seus veículos elétricos ao público no país, também tem planos robustos de produção no Brasil. No entanto, executivos à frente do projeto não revelaram a localização pretendida.
Omoda e Jaecoo, que fazem parte do Grupo Chery, também anunciou que produzirá no Brasil. A principal possibilidade é retomar o controle da fábrica localizada em Jacareí, hoje gerenciada pela CAOA-Chery. Em conversas entre Motor1.com e executivos da marca na China, o entendimento é de que o local já é o Centro Tecnológico da marca e, naturalmente, polo industrial. O avanço desta estratégia depende de negociações com a CAOA.
Chinesa ligada à Volkswagen?
Provavelmente sem acordo prévio com a Volkswagen, os secretários do governo de São Paulo citaram que a fabricante chinesa que está negociando sua instalação tem ligação com a Volkswagen. A montadora alemã, por sua vez, não mencionou uma palavra sobre o assunto.
Na China, a Volkswagen possui diversos acordos, seja com participação acionária ou joint-ventures para produção local, como as existentes com a SAIC Motor, FAW e JAC. Recentemente, a montadora alemã comprou 4,99% da XPeng, startup que vem se destacando na China como a principal rival da Tesla.
XPeng G6
O objetivo da aquisição de parte da XPeng é o desenvolvimento conjunto de uma plataforma, acelerando a chegada de novos modelos a iniciar por um inédito SUV em 2026.
No último Salão de Pequim, na China, executivos da XPeng confirmaram a InsideEVs.com que a startup estava negociando a sua chegada ao Brasil com a escolha de representantes locais. Pelo modelo de negócio e volume de produção, tudo indica que sua operação seja inicialmente como importadora.
Das marcas citadas, a SAIC Motor é a que mais teria potencial para chegar com produção local engatilhada. Mesmo assim, sem nenhuma ligação de produto com a Volkswagen inicialmente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos