page ad skin

Jeep está de olho em SUV mais barato com base do Citroën C3

Projeto está sendo pensado primeiramente para a Índia, mas terá alcance comercial global na sequência

Jeep Wagoneer S
Foto de: Jeep

Além das próximas gerações de Renegade e Compass, já em fase adiantada de desenvolvimento, as equipes de engenharia e design da Jeep trabalham em outro importante projeto secreto: um inédito SUV de entrada para mercados emergentes. As primeiras informações sobre o modelo vêm da Índia e adiantam que a base usada será a conhecida plataforma CMP da Stellantis, a mesma dos Citroën C3 e Peugeot 208.

Hoje, o modelo mais barato da Jeep no mercado indiano é o Compass, de porte médio, e não há participação da marca abaixo desta categoria. O Renegade, que representa a fabricante globalmente neste nicho de entrada, nunca foi lançado por lá por ser considerado caro demais para os padrões locais. O Avenger, focado na Europa, também foi descartado. Diante disso, a solução será projetar um modelo novo e mais adequado ao perfil do mercado.

Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7
Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7
Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7

O caminho mais fácil para o projeto, levando em conta o contexto de sinergia entre as marcas do grupo Stellantis, será aproveitar a base já existente do Citroën C3 Aircross. A arquitetura CMP já é produzida na Índia e tem vantagens como ampla oferta de espaço interno e custos competitivos de produção.

Já em termos de design, a Jeep deverá aplicar suas próprias diretrizes estéticas em toda a carroceria e habitáculo do carro. A meta será gerar personalidade e alinhar o novo SUV aos demais produtos globais da empresa. Apenas a plataforma e alguns componentes mecânicos serão compartilhados com os modelos da Citroën.

Jeep Compass 2022

Compass para a Índia

Recém-nomeado CEO da Stellantis na Índia, Shailesh Hazela deu pistas sobre o projeto e adiantou que a estratégia da empresa na região é atender à crescente demanda por SUVs compactos com preços entre 1,5 e 2 milhões de rúpias (R$ 100.000 e R$ 130.000). Hoje, o Jeep mais barato do mercado indiano é o Compass, que custa a partir de 2,1 milhões e alcança até 3,2 milhões de rúpias (R$ 140.000 e R$ 210.000).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com