O mercado de veículos novos na Itália registrou crescimento pelo 2º mês consecutivo. De acordo com a Unrae, entidade que representa os fabricantes no país, 124.806 unidades foram vendidas em julho, 4,7% a mais em relação ao mesmo período de 2023. O acumulado de 2024, de 1.011.259 unidades, já é 5,2% melhor do que em 2023.
O resultado poderia ter sido ainda melhor se não fosse a Fiat. Com 10.226 unidades, menos de 500 unidades à frente da Toyota (9.794) – que cresceu mais de 140% nos últimos doze meses -, a italiana assegurou apenas 8,2% de participação de mercado, a menor de sua história de acordo com o Best Selling Cars Blog. Até então, a pior marca havia sido registrada em maio (9,3%).
Em bom momento comercial, a Dacia (9.686) completou o pódio muito próxima da Toyota e com seu recorde de participação (7,8%). Tradicional vice-líder por lá, a Volkswagen (8.991) perdeu espaço. Além da Fiat, outro destaque negativo veio da Nissan: com apenas 1.799 unidades, a marca japonesa foi a 20ª colocada, com retração superior a 36%.
POS. |
MARCA |
JUL.24 |
% JUL.24 |
JUL.23 |
% JUL.23 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
FIAT |
10.226 |
8,2% |
14.343 |
12,0% |
-28,7% |
2º |
TOYOTA |
9.794 |
7,8% |
4.011 |
3,4% |
144,2% |
3º |
DACIA |
9.686 |
7,8% |
7.111 |
6,0% |
36,2% |
4º |
VOLKSWAGEN |
8.991 |
7,2% |
9.232 |
7,7% |
-2,6% |
5º |
RENAULT |
7.511 |
6,0% |
5.879 |
4,9% |
27,8% |
6º |
PEUGEOT |
6.358 |
5,1% |
5.531 |
4,6% |
15,0% |
7º |
AUDI |
6.265 |
5,0% |
5.931 |
5,0% |
5,6% |
8º |
BMW |
5.763 |
4,6% |
5.160 |
4,3% |
11,7% |
9º |
JEEP |
5.731 |
4,6% |
5.466 |
4,6% |
4,8% |
10º |
FORD |
5.208 |
4,2% |
5.615 |
4,7% |
-7,2% |
11º |
KIA |
4.763 |
3,8% |
3.886 |
3,3% |
22,6% |
12º |
OPEL |
4.170 |
3,3% |
2.914 |
2,4% |
43,1% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
3.998 |
3,2% |
3.972 |
3,3% |
0,7% |
14º |
HYUNDAI |
3.816 |
3,1% |
3.881 |
3,3% |
-1,7% |
15º |
CITROËN |
3.595 |
2,9% |
3.773 |
3,2% |
-4,7% |
16º |
MG |
3.343 |
2,7% |
2.469 |
2,1% |
35,4% |
17º |
SUZUKI |
3.253 |
2,6% |
2.978 |
2,5% |
9,2% |
18º |
SKODA |
2.873 |
2,3% |
2.898 |
2,4% |
-0,9% |
19º |
LANCIA |
2.814 |
2,3% |
3.353 |
2,8% |
-16,1% |
20º |
NISSAN |
1.799 |
1,4% |
2.817 |
2,4% |
-36,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
124.806 |
100,0% |
119.247 |
100,0% |
4,7% |
|
ACUMULADO |
1.011.259 |
100,0% |
960.820 |
100,0% |
5,2% |
Único representante da Fiat entre os dez primeiros, o líder Panda (7.337) perdeu quase 18% dos compradores de 2023. De acordo com o BSCB, os 5,9% de market share representaram o pior momento para o carro-chefe da marca em exatos doze meses. Para se ter uma ideia do mês terrível para a Fiat, apenas mais um modelo seu apareceu no top 30: o 500 (1.249), em queda superior a 40%.
Com crescimentos expressivos, Dacia Sandero (5.925) e Renault Clio (3.731) completaram o pódio. Quarto, o Toyota Yaris Cross (3.434) triplicou as vendas do ano passado. Sem previsão para o Brasil, o Jeep Avenger (3.169) ficou bem perto do top 5. Em situação oposta, os irmãos Compass (1.549) e Renegade (1.082) perderam fôlego.
POS. |
MODELO |
JUL.24 |
% JUL.24 |
JUL.23 |
% JUL.23 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
FIAT PANDA |
7.337 |
5,9% |
8.902 |
7,5% |
-17,6% |
2º |
DACIA SANDERO |
5.925 |
4,7% |
3.482 |
2,9% |
70,2% |
3º |
RENAULT CLIO |
3.731 |
3,0% |
1.719 |
1,4% |
117,0% |
4º |
TOYOTA YARIS CROSS |
3.434 |
2,8% |
1.053 |
0,9% |
226,1% |
5º |
OPEL CORSA |
3.206 |
2,6% |
1.394 |
1,2% |
130,0% |
6º |
JEEP AVENGER |
3.169 |
2,5% |
2.053 |
1,7% |
54,4% |
7º |
DACIA DUSTER |
3.122 |
2,5% |
3.033 |
2,5% |
2,9% |
8º |
LANCIA YPSILON |
2.812 |
2,3% |
3.353 |
2,8% |
-16,1% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
2.680 |
2,1% |
2.056 |
1,7% |
30,4% |
10º |
VW T-ROC |
2.425 |
1,9% |
2.838 |
2,4% |
-14,6% |
11º |
CITROËN C3 |
2.385 |
1,9% |
2.485 |
2,1% |
-4,0% |
12º |
PEUGEOT 208 |
2.280 |
1,8% |
2.048 |
1,7% |
11,3% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
2.250 |
1,8% |
1.898 |
1,6% |
18,5% |
14º |
TOYOTA YARIS |
2.190 |
1,8% |
1.323 |
1,1% |
65,5% |
15º |
FORD PUMA |
2.179 |
1,7% |
2.251 |
1,9% |
-3,2% |
16º |
AUDI Q3 |
2.091 |
1,7% |
1.505 |
1,3% |
38,9% |
17º |
MG ZS |
2.079 |
1,7% |
1.820 |
1,5% |
14,2% |
18º |
VW T-CROSS |
1.969 |
1,6% |
1.556 |
1,3% |
26,5% |
19º |
TOYOTA AYGO X* |
1.933 |
1,5% |
- |
- |
- |
20º |
KIA SPORTAGE |
1.876 |
1,5% |
1.782 |
1,5% |
5,3% |
21º |
BMW X1 |
1.822 |
1,5% |
1.258 |
1,1% |
44,8% |
22º |
VW TIGUAN |
1.631 |
1,3% |
921 |
0,8% |
77,1% |
23º |
JEEP COMPASS |
1.549 |
1,2% |
1.661 |
1,4% |
-6,7% |
24º |
KIA PICANTO |
1.399 |
1,1% |
1.075 |
0,9% |
30,1% |
25º |
HYUNDAI I10 |
1.283 |
1,0% |
1.054 |
0,9% |
21,7% |
26º |
FIAT 500 |
1.249 |
1,0% |
2.226 |
1,9% |
-43,9% |
27º |
ALFA ROMEO TONALE |
1.116 |
0,9% |
1.498 |
1,3% |
-25,5% |
28º |
HYUNDAI TUCSON |
1.100 |
0,9% |
939 |
0,8% |
17,1% |
29º |
JEEP RENEGADE |
1.082 |
0,9% |
1.844 |
1,5% |
-41,3% |
30º |
TOYOTA C-HR* |
1.079 |
0,9% |
- |
- |
- |
Observação: Números de julho/23 indisponíveis para o Toyota Aygo X e o Toyota C-HR
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro