A nova geração do Peugeot 2008, apresentada como linha 2025 para o mercado brasileiro na última semana, chegou causando uma boa impressão. Os preços partindo de menos R$ 120 mil chamam a atenção, fazendo com que o SUV da francesa traga forte competição até mesmo dentro da Stellantis, com valores muito próximos dos cobrados pelo Fiat Pulse com motor turbo.
Lembrando que o carro foi anunciado promocionalmente por a partir R$ 119.990, mas seu preço oficial de tabela é de R$ 139.990, o Motor1.com Brasil conversou com executivos da marca que revelaram o motivo de tanta diferença. O valor menor é válido por meio de compras pela internet apenas. Por este caminho, o cliente espera o carro ser fabricado entregue. Com o valor cheio, pode-se levar o carro a pronta entrega.
Ainda assim, um SUV turbo atualizado por menos de R$ 120 mil não é algo para ser ignorado, mesmo que promocionalmente. O valor é cobrado pela versão de entrada Active, a mais básica. Durante o lançamento do Peugeot 2008, o Motor1.com Brasil conseguir ver de perto esta configuração "pé de boi", entre muitas aspas, incluindo uma curta volta com o carro. Há diferenças de equipamentos, mas quanto exatamente se perde em relação às versões Allure (R$ 129.990 na promoção) e GT (R$ 149.990 na promoção)?
Mesmo servindo as funções de versão de entrada nesta nova geração do Peugeot 2008, a configuração Active tem um pacote de itens de série bastante compreensivo. Oferece faróis de LED com piscas halógenos, lanternas de LED com efeito tridimensional e luzes diurnas de LED verticais. As rodas de liga-leve de 17 polegadas e a grade com acabamento preto brilhante completam o design externo.
No interior, o volante multifuncional com revestimento de couro e ajustes é acompanhado por bancos de tecido e couro, com ajuste de altura para o motorista. Em termos de segurança, o modelo conta com 4 airbags, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e alarme perimétrico.
Peugeot 2008 Active 2025 - versão não tem teto solar nem pintura contrastante
A tecnologia embarcada inclui painel de instrumentos digital, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital automático, freio de estacionamento eletrônico e multimídia com tela de 10" e espelhamento sem fios. Para maior comodidade, o veículo possui apoio de braço dianteiro e quatro tomadas USB. A experiência sonora é garantida por seis alto-falantes.
Mas, se vem tanta coisa, de onde vem a diferença de preço em relação à configuração intermediária Allure? São detalhes, mas nada que comprometa o apelo da Active. Comprando a mais barata, você fica sem bancos de couro, alerta de ponto cego, câmera 360 graus, sensor de estacionamento dianteiro, chave presencial, carregador de celular por indução e rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
Na comparação com a versão GT, porém, a versão Active deve todos os sistemas de auxílio à condução (ADAS), como a frenagem autônoma de emergência, por exemplo, e os airbags de cortina que cobrem também os assentos traseiros. Somente a versão mais completa conta com teto solar, teto com pintura contrastante, grade pintada na cor do veículo e iluminação total por lâmpadas de LED (as demais possuem faróis e lanternas de LED, mas piscas halógenos).
Peugeot 2008 Active 2025 - piscas halógenos
Além de itens de acabamento interno, como costuras e tapetes, perde-se ainda as borboletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual e o efeito tridimensional para o painel de instrumentos digital. Ao menos nas unidades presentes no lançamento, apenas a versão GT tinha pneus fornecidos pela Goodyear, as demais traziam pneus da marca GT Radial.
Outro ponto forte da versão Active do novo Peugeot 2008 2025 é que ela compartilha a mesma mecânica das demais configurações. Ou seja, sob o capô aparece o mesmo 1.0 turbo flex da Stellantis entregando até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio também é o mesmo automático CVT com simulação de 7 velocidades.
Peugeot 2008 Active 2025 - bancos de tecido
Se você gosta de carros com cores que vão além de preto, prata, branco e cinza, somente as versões Active e Allure oferecem um tom de azul metálico. E para quem é adepto do "o que não tem, não quebra", a versão de entrada fica sem uma série de sensores.
Pessoalmente, não gosto de carros que ficam apitando e piscando para o motorista a todo momento, algo que vem se alastrando com a popularização dos assistentes de segurança. Entrar no 2008 Active e não ser incomodado já foi um alívio, mas, se você presa pela segurança e quer os seis airbags e o pacote ADAS, arranje mais dinheiro para comprar uma versão GT.
Peugeot 2008 Active 2025 - única versão sem chave presencial
Ao vivo, a versão de entrada passa facilmente como uma intermediária. Explico: a Peugeot tomou nota da "escola Fiat de vender carro". Tudo o que chama a atenção do cliente é item de série, como as rodas de 17" com design diferenciado e a multimídia de tela grande.
Se por fora nota-se apenas os piscas dianteiros convencionais, por dentro as diferenças são mais visíveis. O bancos são de tecido mais simples, ainda que o acabamento da cabine, no geral, seja o mesmo em todas as versões. Teto solar é um item que pode-se conviver normalmente sem e só senti falta mesmo do carregador por indução.
Peugeot 2008 Active 2025 - porta celular perde carregador por indução
Andando, o 2008 Active tem a mesma performance das demais configurações. Se não melhor, pois também é a opção mais leve ainda que a diferença seja pequena. Também não se perde em conforto, mas os pneus GT Radial são perceptivelmente mais ruidosos que os Goodyear da GT percorrendo o mesmo trecho em velocidade igual. Nas curvas, mantêm uma aderência similar, mas começam a "cantar" mais cedo.
No final das contas, o novo Peugeot 2008 Active 2025 por menos de R$ 120 mil é de fato um pacote muito apelativo para quem está no mercado procurando um SUV compacto. Mas vá sabendo que você economizará e ficará sem os itens de segurança mais caros. No demais, você recebe exatamente aquilo o que você pagou.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Teste Peugeot 2008 GT 2025: justiça seja feita