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Citroën Basalt é lançado na Índia e tem versão 'pé de boi' por R$ 53.000

Novo SUV-cupê é aposta estratégica da Stellantis para mercados emergentes e chegará em breve também ao Brasil

Citroën Basalt - Versões Índia
Foto de: Citroën

Após uma série de flagras e informações extra-oficiais, a Citroën finalmente oficializa na Índia o lançamento do SUV-cupê Basalt. Derivado do projeto C-Cubed e desenvolvido de olho também no Brasil (onde estreará em breve), o modelo adota plataforma CMP (Smart Car) e completa a família já composta por C3 e C3 Aircross. No mercado indiano, o portfólio é variado e inclui até versão 'pé de boi' com rodas de ferro e visual simplório.

Ao todo, o Basalt pode ser adquirido na Índia nas configurações You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max. O modelo You é o mais barato da gama e tem preço sugerido de 799.900 rúpias, ou seja, R$ 52.300 em conversão direta ao câmbio atual. Dispensa calotas, multimídia, pintura nas maçanetas e faróis de neblina. Ainda assim, oferece 6 airbags, controle de estabilidade (ESP), suportes Isofix para cadeirinhas infantis e sensores de estacionamento traseiros.

Citroën Basalt - Versões Índia

O Basalt topo de linha adiciona pacote aerodinâmico, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de LED, acabamento interno aprimorado, bancos mais confortáveis ​​​​com apoios de braços centrais, saídas de ar para passageiros da segunda fileira, ar-condicionado automático, quadro de instrumentos de 7 polegadas com gráficos personalizáveis, tela multimídia de 10,2 polegadas, câmera de ré e outros.

Ao todo, o Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é semi-independente com barra de torção transversal. Os freios dianteiros são a disco ventilados e os traseiros são a tambor. A direção é elétrica.

Citroën Basalt - Versões Índia
Foto de: Citroën

Painel das versões mais caras do Basalt

Sob o capô, os indianos têm duas opções de motorização para escolha. As versões básicas contam com propulsor 1.2 de 3 cilindros PureTech aspirado de 82 cv e 11,7 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. As configurações mais caras tem uma versão turbo deste mesmo 1.2 com 110 cv de potência, neste caso com câmbio manual de 6 marchas (19,3 kgfm de torque) ou automática de 6 velocidades (20,9 kgfm de força). A tração é sempre dianteira.

A chegada do Basalt será providencial para os planos de crescimento da Citroën na Índia. No primeiro semestre de 2024, a marca vendeu apenas 3.670 carros no país e caiu 42,2% em relação ao mesmo período de 2023.

Citroën Basalt - Versões Índia
Foto de: Citroën

Basalt no Brasil

Já para o Brasil, o Basalt será equipado com o motor 1.0 turboflex de 130 cv amplamente usado dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo irmão C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. O Brasil e demais mercados da América Latina serão abastecidos pela fábrica de Porto Real (RJ), que já produz C3 e C3 Aircross. A unidade está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos.

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