Após apresentação inicial na semana passada, a Citroën se programa agora para fazer a divulgação oficial dos preços do Basalt 2025. O anúncio será realizado primeiro na Índia, no próximo dia 7, e a expectativa é que o lançamento seja oficializado também no Brasil nos próximos meses. Tanto lá quanto aqui, o SUV-cupê terá papel estratégico dentro dos planos de crescimento e posicionamento da marca.
As medidas oficiais ainda não foram divulgadas, mas especula-se que o Basalt terá algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros (o mesmo do Aircross). Além do caimento característico de SUVs com pegada cupê, a traseira conta com lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico.
Como esperado, o Basalt conta com uma série de equipamentos inéditos na comparação com o irmão C3 Aircross e diversos detalhes internos da ergonomia revisados para melhorar o nível de conforto dos ocupantes. É o caso dos botões de acionamento dos vidros elétricos traseiros instalados diretamente nas portas. No Aircross, os comandos ficam abrigados no console central dianteiro, logo atrás do freio de mão, e dificultam o alcance por parte dos passageiros.
Citroën Basalt
Além disso, o Basalt tem saídas de ar-condicionado traseiras montadas em posição tradicional entre os bancos. No Aircross, as saídas são montadas no teto e, na prática, apenas captam o ar frio da dianteira e o direcionam para os bancos traseiros. Outros recursos já confirmados para o SUV-cupê são ar-condicionado automático e digital, apoio de braço dianteiro com espaço para armazenamento, chave tipo canivete, carregador de celular por indução de 15 W e faróis com projetor.
Citroën Basalt
Mecanicamente, o Basalt para o Brasil será equipado com o motor 1.0 turboflex de 130 cv amplamente usado dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo irmão C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008. Outros mercados terão motores 1.6 aspirado, 1.2 aspirado de 82 cv e 1.2 turbo de 110 cv.
O Brasil e demais mercados da América Latina serão abastecidos pela fábrica de Porto Real (RJ), que já produz C3 e C3 Aircross. A unidade está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos.
Fonte: Autocar India
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