Em uma carta enviada à Comissão Federal de Comércio dos EUA no final da semana passada, os senadores norte-americanos Ron Wayde e Edward Markey revelaram que a GM, Honda e a Hyundai venderam dados de motoristas para a Verisk Analytics, uma corretora de dados, por um lucro surpreendentemente pequeno.

Nos últimos meses, as fabricantes têm sido submetidas a um exame minucioso em relação às suas políticas de coleta de dados e à forma como obtêm o consentimento para compartilhar essas informações com terceiros. Investigações revelaram que algumas fabricantes têm vendido informações de motoristas para corretores de dados que as empacotam e vendem para companhias de seguros.

De acordo com a carta, a Honda compartilhou dados de 97.000 carros com a Verisk entre 2020 e 2024. Os proprietários que optaram pelo programa Driver Feedback da Honda por meio do aplicativo móvel da empresa tiveram seus dados divulgados para a empresa de análise, que pagou à Honda US$ 25.920 (R$ 146.473) - ou apenas US$ 0,26 (R$ 1,47) por carro.

A Hyundai vendeu muito mais dados para a Verisk entre 2018 e 2024 de usuários que habilitaram a conectividade de seus carros com a Internet, inscrevendo automaticamente esses motoristas no programa Driving Score da fabricante "sem informá-los", de acordo com os senadores dos EUA. A Verisk vendeu dados de 1,7 milhão de veículos por cerca de US$ 1 milhão (R$ 5.651.000), ou US$ 0,61 (R$ 3,45) por carro.

Em abril, a Verisk encerrou o produto que avaliava os hábitos de direção dos motoristas com base em dados de carros conectados à Internet. A General Motors também vendeu dados de consumidores inscritos em seu programa Smart Driver para a Verisk; no entanto, a empresa não revelou aos senadores o número de carros envolvidos ou o valor pago.

A carta também acusa as fabricantes de fazerem afirmações enganosas sobre os possíveis resultados de seus respectivos programas, destacando possíveis descontos em vez de possíveis aumentos de taxas. Wayde e Markey pediram à presidente da FTC, Lina Kahn, que investigasse como as empresas divulgam e compartilham os dados dos consumidores. Motor1.com entrou em contato com a Hyundai para confirmar os números da carta.

Os fabricantes de automóveis parecem ansiosos para coletar seus dados de direção e saber mais do que nunca sobre seus hábitos de direção, mas a que custo? Qualquer coisa com um chip de computador, uma conexão com a Internet e um ou dois sensores pode coletar e transmitir dados que uma empresa pode compartilhar e vender a vários terceiros, incluindo sua seguradora, que pode facilmente recuperar o que pagou para obter esses dados com alguns aumentos de tarifas.

A Honda respondeu a um pedido de comentário sobre a carta com o seguinte:

"Com o Programa de Feedback do Motorista baseado em assinatura, a Honda contratou a Verisk para facilitar um serviço para os clientes da Honda em que, após a opção expressa, seus dados de direção eram coletados e recebiam uma pontuação de direção que o cliente receberia juntamente com uma visão geral contextual de seus comportamentos de direção. Alguns consumidores com pontuação de direção favorável tiveram a oportunidade de optar por receber ofertas de desconto de companhias de seguros participantes específicas. Sem essa segunda escolha clara do cliente, nenhuma informação identificável do consumidor foi compartilhada com nenhuma seguradora.

"A coleta e o uso de dados pela Honda são feitos de forma responsável e respeitando todas as leis de privacidade aplicáveis. Nossos clientes podem ter certeza de que a Honda divulgará de forma transparente a coleta e o uso de dados e sempre oferecerá opções aos nossos clientes em relação ao compartilhamento ou à venda de seus dados de identificação pessoal. A satisfação do cliente é nossa maior prioridade."

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