A história do Ford Fiesta chegou ao fim na Europa em julho de 2023, Quando o último modelo de combustão interna saiu da linha de montagem de Colônia (ALE). Mas o que aconteceu há um ano pode ter sido apenas um "até logo" e não uma despedida de fato.
De acordo com a revista britânica Autocar, os planos da empresa estadunidense incluem a chegada de vários modelos compactos a partir de 2026, todos baseados em uma nova plataforma dedicada a modelos movidos por bateria.
O desenvolvimento da nova arquitetura foi confiado a Alan Clarke, um ex-engenheiro da Tesla. Dela sairão modelos mais compactos e mais econômicos, posicionados abaixo dos atuais elétricos Explorer, Capri e Mustang Mach-E.
De acordo com o que foi revelado por Marin Gjaja, diretor de operações da divisão de modelos elétricos da Ford, o primeiro carro baseado na nova plataforma chegará entre o final de 2026 e o início de 2027 e fará sua estreia nos Estados Unidos, antes de ser vendido também na Europa.
Reestilização do Ford Fiesta (2022)
Ford Puma reestilizado em 2024
Esse primeiro modelo poderia ser a nova geração do Puma europeu, enquanto, no momento, só podemos especular quais serão os outros produtos. No entanto, a convicção de Gjaja é que "com o tempo, os carros elétricos ficarão cada vez menores", e é por isso que é fácil imaginar uma verdadeira família de carros compactos. Da mesma forma, também é possível prever um retorno do Fiesta, um nome histórico para a marca, talvez até mais do que Mustang, Capri e Explorer, pelo menos em relação às vendas alcançadas ao longo das décadas.
Certamente, os recursos empregados pela Ford para essa plataforma são consideráveis. Uma reportagem recente do site norte-americano TechCrunch revelou que a equipe que trabalha nesta nova arquitetura para veículos elétricos conta com cerca de 300 pessoas. Entre elas estão engenheiros da Tesla, Rivian e Apple, e até mesmo especialistas em aerodinâmica advindos da Fórmula 1.
Quanto ao trem de força, Gjaja explica que a nova arquitetura provavelmente usará a tecnologia de bateria de baixo custo de lítio-ferro-fosfato (LFP), que está rapidamente se tornando dominante nos veículos elétricos.
Além disso, as formas desses futuros Ford "não serão convencionais" e serão "diferenciadas" em seus respectivos segmentos. Tudo o que resta é aguardar os próximos desenvolvimentos para ver a direção que os planos da marca norte-americana tomarão.
Fonte: Autocar
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