Jogos Olímpicos: estes são os carros que já foram protagonistas
Competição já utilizou carros elétricos, como um BMW de 1972
Os Jogos Olímpicos de 2024 serão realizados em Paris (França), com os carros desempenhando apenas um papel secundário nos esportes, por exemplo, como veículos de apoio na maratona ou nas corridas de ciclismo na estrada. Afinal, a Fórmula 1 ainda não é um esporte olímpico.
Ainda assim, vamos dar uma olhada nos vínculos entre os Jogos Olímpicos e os fabricantes de automóveis, principalmente como patrocinadores oficiais com veículos às vezes incomuns. Não se conhece uma marca de carro chamada Olympia, mas um modelo rotulado como tal existiu.
As décadas de 1930 e 1940
O Opel Olympia foi o primeiro carro alemão produzido em massa com uma carroceria monobloco feita inteiramente de chapa de aço. Como sucessor do Opel 1.3 litro, que permaneceu na linha Opel até outubro de 1935, seu nome foi dado em referência aos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim e Garmisch-Partenkirchen.
Em outubro de 1940, quando o governo do Reich ordenou que a Opel interrompesse a produção de veículos civis, 168.875 unidades do Olympia haviam sido fabricadas. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a produção de um modelo revisado foi retomada em dezembro de 1947. Mais tarde, houve vários "Olympia Rekord" e, entre 1967 e 1970, o Opel Olympia A como uma espécie de Kadett de luxo.
Opel Olympia (1947)
Carros elétricos líderes
A Toyota foi um dos primeiros patrocinadores oficiais de veículos nos Jogos Olímpicos em 1964. Oito anos mais tarde, ela voltou a ser regional: a BMW apoiou os Jogos de 1972 em sua própria casa.
Naquela época, nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, a BMW participou com dois veículos experimentais movidos a eletricidade. O BMW 1602 convertido serviu como meio de transporte para o comitê organizador e foi usado como carro de apoio e câmera em várias competições de longa distância. A autonomia era suficiente para uma maratona, mas nada mais.
BMW 1602 Elektro-Antrieb (1972)
Nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, outro carro elétrico ocupou o centro do palco, dessa vez com a marca Seat. Em apenas três meses, o fabricante espanhol transformou um de seus então novíssimos modelos Toledo em um veículo movido a bateria.
O engenheiro Thomas Kurz, que participou da conversão, tem boas lembranças dessa grande conquista: "Na época, produzir um veículo elétrico era algo completamente novo, por isso foi muito empolgante. O veículo era tão único que, depois de pronto, tivemos que registrá-lo na Alemanha, pois ninguém sabia como registrar um veículo elétrico na Espanha."
O principal objetivo na época era garantir que a bateria de 500 quilos do Seat Toledo fornecesse energia suficiente para durar todo o percurso da maratona de 42,195 quilômetros. Quase três décadas atrás, 16 kW (22 cv) de potência eram mais do que suficientes para a tarefa em questão. O Seat Toledo elétrico foi projetado para corresponder à velocidade dos corredores da maratona, que é de menos de 30 km/h.
Seat Toledo Olympia 1992
Os anos 2000
Vamos voltar a 2006, quando a Fiat aproveitou a oportunidade dos Jogos de Inverno de Turim para apresentar o então novo Sedici ao público mundial.
Fiat Sedici nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim
Em 2008, a Volkswagen, ainda uma empresa poderosa na China na época, apoiou os Jogos de Verão em Pequim e, em 2021, a BMW patrocinou os Jogos de Verão em Londres.
Toyota para Paris 2024
A Toyota foi patrocinadora de Tóquio 2021 e também é patrocinadora de Paris 2024 hoje, com uma frota de ônibus que totaliza mais de 2.650 veículos eletrificados e 700 soluções de mobilidade elétrica de última milha, incluindo 250 Accessible People Movers (APMs), que serão redesenhados para Paris 2024 e fabricados na Europa.
"Como parceiro global de mobilidade dos Jogos, queremos contribuir para a criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável por meio da mobilidade. O Toyota Inclusive Mobility Park é uma demonstração de nossa visão de 'Felicidade para Todos', nossa missão de 'Mobilidade para Todos' e nossas soluções que visam tornar a mobilidade acessível e agradável para todos. Esperamos que os visitantes aprendam mais sobre mobilidade inclusiva, se divirtam e se inspirem no Parque", disse Yoshihiro Nakata, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.
Toyota nos Jogos Olímpicos de 2024
O Parque de Mobilidade Inclusiva da Toyota está localizado próximo à Torre Eiffel e estará aberto por convite aos convidados da Toyota durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. Finalmente, ele estará acessível aos residentes locais nos dias 9 e 10 de setembro.
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