Enquanto, por um lado, alguns fabricantes e países pedem que a Europa revise para baixo as taxas impostas aos carros elétricos chineses, por outro lado, a Comissão Europeia está prestes a aplicar impostos extras aos produtos da China que vão além dos modelos movidos por baterias produzidos no país asiático.
No centro da mira desta vez está o biodiesel de origem chinesa, para o qual a União Europeia está pronta para impor taxas que variam de 12,8% a 36,4% a partir de 16 de agosto. Assim, abre-se um novo capítulo na guerra comercial entre a Europa e a China.
Posto de combustível - diesel
O motivo da disputa é sempre o mesmo: práticas supostamente desleais do governo chinês, culpado, de acordo com os produtores da União Europeia, de ajudar os produtores do gigante asiático a manter preços particularmente baixos, de modo a praticar concorrência desleal.
Tudo isso ocorre no final de uma investigação lançada em dezembro de 2023 pela Comissão Europeia, cujas conclusões destacaram os subsídios estatais ao carros elétricos feitos naquele país. A União Europeia decidiu, portanto, impor novas taxas que, como as dos carros elétricos, terão valores diferentes dependendo dos vários fabricantes. Os valores são os seguintes: 12,8% para o grupo EcoCeres, 36,4% para o grupo Jiaao e 25,4% para o grupo Zhuoyue.
Outros produtores chineses de biodiesel que cooperaram com a Comissão Europeia durante a investigação serão sancionados com um imposto extra de 23,7%; aqueles que não deram apoio receberão o máximo: 36,4%. De acordo com a agência italiana de notícias Ansa, o mercado de biodiesel na Europa vale 31 bilhões de euros por ano e 1,8 milhão de toneladas de biodiesel chinês chegaram à Europa em 2023, representando 90% do total das exportações do produto.
Jeep Wrangler EcoDiesel 2020
No início de março, o Projeto de Lei 4516/2023 teve seu relatório disponibilizado para votação na Câmara dos Deputados. Em 13/3, o texto foi aprovado pela casa, de onde seguiu o Senado conforme o trâmite natural de um projeto de lei.
O Projeto de Lei conhecido como "combustíveis do futuro" prevê, entre outras coisas, que a mistura de biodiesel ao diesel de origem fóssil, no percentual de 14% desde março deste ano, a partir de 2025 será acrescentado 1 ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030, segundo metas propostas no texto. Entretanto, a adição deve considerar o volume total, e caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) avaliar a viabilidade das metas de aumento da mistura, reduzir ou aumentar a mistura de biodiesel em até 2 pontos percentuais.
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