Após avançar nos últimos três meses, a China perdeu fôlego em junho. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes no país, em junho foram comercializados no atacado 2,552 milhões de veículos novos, 2,7% a menos na comparação com o mesmo período de 2023. O acumulado (14,047 milhões), no entanto, é 6,1% superior ao do 1º semestre do ano passado.
Entre as montadoras, a BYD (264.722) liderou pelo 4º mês consecutivo e pela 18ª vez em sua história. A vantagem sobre a Volkswagen (157.373) se manteve acima das 100 mil unidades - em maio, vale destacar, a diferença foi superior a 150 mil, recorde até então. Assim como a marca alemã, a Toyota (133.122) completou o pódio com resultado inferior ao de 2023.
BYD Song Plus DM-i
Destaque negativo, a Honda (68.717) recuou quase 40% e perdeu a 4ª posição para a Geely (83.984). Embora em baixa (-20%), a Tesla superou as alemãs BMW (55.631), Mercedes-Benz (52.978) e Audi (52.819). A novidade de junho foi a 1ª presença no top 10 da Li Auto (47.774), que cresceu quase 47% nos últimos doze meses.
POS. |
MARCA |
JUN.24 |
% PART. 2024 |
JUN.23 |
% PART. 2023 |
VAR. 2024/2023 |
1º |
BYD |
264.722 |
10,4% |
220.600 |
8,4% |
20,0% |
2º |
VW |
157.373 |
6,2% |
192.070 |
7,3% |
-18,1% |
3º |
TOYOTA |
133.122 |
5,2% |
157.068 |
6,0% |
-15,2% |
4º |
GEELY |
83.984 |
3,3% |
82.631 |
3,2% |
1,6% |
5º |
HONDA |
68.717 |
2,7% |
112.867 |
4,3% |
-39,1% |
6º |
TESLA |
59.261 |
2,3% |
74.212 |
2,8% |
-20,1% |
7º |
BMW |
55.631 |
2,2% |
59.038 |
2,3% |
-5,8% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
52.978 |
2,1% |
60.864 |
2,3% |
-13,0% |
9º |
AUDI |
52.819 |
2,1% |
66.552 |
2,5% |
-20,6% |
10º |
LI |
47.774 |
1,9% |
32.575 |
1,2% |
46,7% |
11º |
CHERY |
47.760 |
1,9% |
40.139 |
1,5% |
19,0% |
12º |
CHANGAN |
46.823 |
1,8% |
87.161 |
3,3% |
-46,3% |
13º |
NISSAN |
44.008 |
1,7% |
59.096 |
2,3% |
-25,5% |
14º |
AITO* |
40.822 |
1,6% |
- |
- |
- |
15º |
WULING |
39.294 |
1,5% |
46.519 |
1,8% |
-15,5% |
16º |
HONGQI |
34.064 |
1,3% |
28.628 |
1,1% |
19,0% |
17º |
JETOUR* |
26.839 |
1,1% |
- |
- |
- |
18º |
GAC |
24.016 |
0,9% |
80.432 |
3,1% |
-70,1% |
19º |
BUICK |
24.003 |
0,9% |
46.008 |
1,8% |
-47,8% |
20º |
LINK & CO.* |
22.945 |
0,9% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.552.000 |
100,0% |
2.622.000 |
100,0% |
-2,7% |
|
ACUMULADO |
14.047.000 |
100,0% |
13.239.000 |
100,0% |
6,1% |
Tesla Model Y
BYD Qin PLUS
BYD Dolphin Mini
Já na disputa entre os modelos, o Model Y (41.110) assumiu sua 1ª liderança em 2024 - há exatamente um ano o modelo da Tesla também havia sido o preferido. Nº 1 no acumulado do semestre, o BYD Qin Plus (38.901) veio em sequência. Comercializado no Brasil como Dolphin Mini, o BYD Seagull (35.201) completou o pódio com avanço superior a 110%, seguido pelo BYD Song Plus (32.911).
Sedãs tradicionalmente mais vendidos por lá nos últimos anos, Nissan Sylphy (25.573) - nomenclatura local para o Sentra - e VW Lavida (24.348) perderam espaço. Com 23.864 unidades, o L6 marcou o 1º top 10 para um modelo da Li Auto. Destaques para o recorde de vendas do Toyota Front Lander (21.951) - versão local do Corolla Cross - e para o Zeekr 001 (14.383), um dos próximos chineses a chegar no Brasil, no top 30.
POS. |
MODELO |
JUN.24 |
% PART. 2024 |
JUN.23 |
% PART. 2023 |
VAR. 2024/2023 |
1º |
TESLA MODEL Y |
41.110 |
1,6% |
51.471 |
2,0% |
-20,1% |
2º |
BYD QIN PLUS |
38.901 |
1,5% |
38.197 |
1,5% |
1,8% |
3º |
BYD SEAGULL |
35.201 |
1,4% |
16.560 |
0,6% |
112,6% |
4º |
BYD SONG PLUS |
32.911 |
1,3% |
27.041 |
1,0% |
21,7% |
5º |
NISSAN SYLPHY |
25.573 |
1,0% |
29.638 |
1,1% |
-13,7% |
6º |
VW LAVIDA |
24.348 |
1,0% |
27.287 |
1,0% |
-10,8% |
7º |
BYD YUAN PLUS |
23.918 |
0,9% |
23.546 |
0,9% |
1,6% |
8º |
LI L6* |
23.864 |
0,9% |
- |
- |
- |
9º |
TOYOTA FRONT LANDER |
21.951 |
0,9% |
16.875 |
0,6% |
30,1% |
10º |
VW PASSAT |
19.614 |
0,8% |
17.758 |
0,7% |
10,5% |
11º |
BYD DESTROYER 05* |
19.441 |
0,8% |
- |
- |
- |
12º |
VW SAGITAR |
19.440 |
0,8% |
26.618 |
1,0% |
-27,0% |
13º |
BYD SONG PRO |
19.316 |
0,8% |
21.096 |
0,8% |
-8,4% |
14º |
BYD HAN |
18.698 |
0,7% |
25.010 |
1,0% |
-25,2% |
15º |
TESLA MODEL 3 |
18.151 |
0,7% |
22.741 |
0,9% |
-20,2% |
16º |
BYD QIN L* |
18.021 |
0,7% |
- |
- |
- |
17º |
AITO M7* |
17.501 |
0,7% |
- |
- |
- |
18º |
HONDA CR-V |
16.896 |
0,7% |
18.249 |
0,7% |
-7,4% |
19º |
AYON Y* |
16.670 |
0,7% |
- |
- |
- |
20º |
AITO M9* |
16.525 |
0,6% |
- |
- |
- |
21º |
TOYOTA RAV4 |
16.432 |
0,6% |
16.132 |
0,6% |
1,9% |
22º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
16.161 |
0,6% |
12.953 |
0,5% |
24,8% |
23º |
GEELY XINGYUE L |
15.828 |
0,6% |
13.222 |
0,5% |
19,7% |
24º |
MERCEDES CLASSE E L |
15.200 |
0,6% |
16.400 |
0,6% |
-7,3% |
25º |
VW MAGOTAN |
14.499 |
0,6% |
17.036 |
0,6% |
-14,9% |
26º |
ZEEKR 001* |
14.383 |
0,6% |
- |
- |
- |
27º |
XIAOMI SU7* |
14.296 |
0,6% |
- |
- |
- |
28º |
AUDI A6 L |
14.271 |
0,6% |
15.871 |
0,6% |
-10,1% |
29º |
AION S* |
13.788 |
0,5% |
- |
- |
- |
30º |
MERCEDES GLC* |
13.600 |
0,5% |
- |
- |
- |
31º |
BMW SÉRIE 3 L |
13.461 |
0,5% |
15.506 |
0,6% |
-13,2% |
32º |
AUDI Q5 L |
13.324 |
0,5% |
14.339 |
0,5% |
-7,1% |
33º |
BYD TANG |
12.978 |
0,5% |
13.402 |
0,5% |
-3,2% |
34º |
TANK 300* |
12.910 |
0,5% |
- |
- |
- |
35º |
HONDA ACCORD* |
12.614 |
0,5% |
- |
- |
- |
36º |
CHERY TIGGO 8* |
12.521 |
0,5% |
- |
- |
- |
37º |
TOYOTA WILDLANDER |
12.379 |
0,5% |
15.049 |
0,6% |
-17,7% |
38º |
TOYOTA CAMRY |
12.281 |
0,5% |
24.036 |
0,9% |
-48,9% |
39º |
MERCEDES CLASSE C L |
11.900 |
0,5% |
14.200 |
0,5% |
-16,2% |
40º |
WULING BINGO |
11.175 |
0,4% |
12.176 |
0,5% |
-8,2% |
41º |
HONGQI H5* |
11.133 |
0,4% |
- |
- |
- |
42º |
VW TAYRON |
10.880 |
0,4% |
13.808 |
0,5% |
-21,2% |
43º |
CHANGAN CS75 |
10.862 |
0,4% |
21.725 |
0,8% |
-50,0% |
44º |
AUDI A4 L |
10.744 |
0,4% |
15.589 |
0,6% |
-31,1% |
45º |
LI L7 |
10.726 |
0,4% |
13.107 |
0,5% |
-18,2% |
46º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
10.187 |
0,4% |
13.763 |
0,5% |
-26,0% |
47º |
DENZA D9* |
10.186 |
0,4% |
- |
- |
- |
48º |
GEELY EMGRAND |
10.172 |
0,4% |
11.660 |
0,4% |
-12,8% |
49º |
JETOUR TRAVELER* |
10.002 |
0,4% |
11.567 |
0,4% |
-13,5% |
50º |
CHANGAN EADO |
9.998 |
0,4% |
18.628 |
0,7% |
-46,3% |
Observação: Números de junho/23 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: nova BYD Shark tem os preços revelados