Os hatches aventureiros evoluíram. A mais nova receita dentro das montadoras é projetar pequenos SUVs baseados nos hatches compactos já existentes, como o que foi feito com Fiat Pulse e Renault Kardian, citando apenas os exemplos que já estão nas lojas. Depois da Volkswagen, a Chevrolet confirmou que terá um modelo assim nos próximos anos.

Serão investidos R$ 1,2 bilhão em Gravataí (RS) para a reestilização de Onix e Onix Plus e a adição de um modelo "inédito", esse tal SUV baseado no Onix. Mais rentável, essa categoria está ganhando espaço e aproveitando a lacuna existente abaixo dos SUVs compactos tradicionais, que acabaram crescendo e ficando mais caros, e longe de uma fatia de compradores. 

Não seria o Tracker um SUV do Onix?

O Tracker usa a plataforma GEM, a mesma de Onix e Onix Plus, mas está na briga com os SUVs compactos maiores. Tem 4.270 mm de comprimento, sendo 2.570 mm de entre-eixos, enquanto o Onix tem 4.163 mm de comprimento e 2.551 mm entre os eixos. É aqui que a Chevrolet deve posicionar o novo modelo.

Como referência, Fiat Pulse tem 4.099 mm de comprimento e 2.532 mm de entre-eixos; e o Kardian mede 4.119 mm e 2.604 mm, respectivamente. Ou seja, o novo SUV da Chevrolet terá muito mais do Onix, podendo compartilhar inclusive portas e teto, por exemplo, com diferenças na dianteira, traseira e a adoção de apliques nos paralamas, uma receita feita pela dupla que já está nas lojas.

Onix e Onix Plus terão uma reestilização em breve. Com ela, o interior deve receber painel de instrumentos digital, uma nova central multimídia e pequenas mudanças em outras peças. Isso deve adiantar um pouco do novo SUV, que será lançado só em 2026, assim como o motor 1.0 turbo revisado, com injeção direta e mais potência, e alguma chance de ter um sistema micro-híbrido (MHEV).

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