No começo de março, a Hyundai anunciou um novo acordo com a CAOA, até então única responsável pela importação de veículos da marca. Com a nova fase, a Hyundai anunciou uma série de novos lançamentos importados e os primeiros que chegarão parecem já estarem fechados.

Em seu próprio site, a Hyundai dedicou uma página aos futuros lançamentos da empresa em nosso mercado. Lá, aparecem o SUV grande Palisade e o elétrico Ioniq 5. Do anúncio em março, o utilitário esportivo já saiu com uma previsão de lançamento no Brasil: segundo semestre de 2024. O elétrico também deve chegar no mesmo período.

Hyundai Palisade 2023
Hyundai

Hyundai Palisade

À venda no mercado internacional dede 2018, o Palisade mede 4,98 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,75 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. Chegou ao portfólio da marca para suceder o Vera Cruz. Na prática, é o maior dos SUVs da Hyundai atualmente. Sua estreia por aqui deve ocorrer no segundo semestre de 2024.

Para o Brasil, a Hyundai trará a configuração com maior motor. Trata-se de um 3.8 V6 a gasolina aspirado capaz de entregar 295 cv de potência e 36 kgfm de torque. Além de tração integral, o SUV será equipado com uma transmissão automática de 8 velocidades. A ambição da marca é grande e o Palisade está sendo posicionado contra modelos como o Land Rover Discovery e o Jeep Grand Cherokee.

Hyundai Palisade 2023
Hyundai Palisade 2023
Hyundai

No site de futuros lançamentos da Hyundai aparecem algumas informações adicionais. A principal é que ficou confirmado que o modelo chegará ao Brasil na configuração de 8 assentos (2 na frente, 3 na segunda fileira e 3 na última fileira). A página ainda confirma o uso de duas telas de 12,3" para painel digital e central multimídia, além de sistema de som da marca Infinity com 12 alto-falantes. Por último, cita-se o Hyundai SmartSense, nome comercial da empresa para o conjunto de sistemas de auxílio à condução, mas não diz exatamente quais estarão presentes.

Hyundai Ioniq 5 2023

Hyundai Ioniq 5

Apresentado em 2021, o modelo foi responsável pela estreia não apenas da nova submarca Ioniq, mas também da nova plataforma dedicada E-GMP com um sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo. Para o mercado brasileiro, o Ioniq 5 deve chegar na configuração de maior capacidade disponível lá fora. Ela conta com baterias de 72,6 kWh de capacidade, dois motores elétricos (um em cada eixo), 305 cv de potência, 61,7 kgfm de torque e tem uma autonomia de 500 km (WLTP). A mira está em modelos da Volvo, como XC40 e o C40. 

Para o elétrico, porém, o site da Hyundai não confirma praticamente nada. As informações disponíveis por lá dizem apenas que o Ioniq 5 terá o sistema V2L, onde a bateria do veículo pode ser usada como tomada para utensílios elétricos, ajuste elétrico dos bancos, console central e o Hyundai SmartSense.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com