O Volvo EX30 promete ser um SUV elétrico compacto relativamente acessível (ao menos para uma marca premium), com muito estilo e simplicidade escandinava. Entretanto, seu sucesso potencial já está sendo prejudicado por uma série de problemas.

Depois de ter sido adiado nos Estados Unidos até o próximo ano por causa do aumento das tarifas sobre os elétricos chineses importados - o carro é atualmente fabricado na China, mas a montagem também será feita na Bélgica -, o bonito SUV elétrico de entrada da Volvo está enfrentando alguns problemas sérios de software que levaram alguns compradores no Reino Unido a devolver seus carros e pedir reembolso total.

De acordo com a revista Autocar, tudo se deve ao software. O EX30 quase não tem botões físicos em seu interior e conta com a tela central sensível ao toque para tudo, desde ligar os faróis até reiniciar o computador de bordo.

No entanto, foi relatado que a própria tela, que é essencial para a interação do motorista com o carro, ficou preta em vários carros vendidos no Reino Unido, parando de mostrar qualquer imagem.

Além disso, há relatos de que os botões do volante deixaram de responder, tentativas de carregamento que falharam devido ao carro e não ao carregador, bem como a ativação aleatória do sistema de frenagem de emergência sem motivo aparente, disseram os proprietários afetados à Autocar.

Em alguns casos, a tela central funcionava corretamente, mas as informações exibidas eram imprecisas, como o tempo e as estimativas de autonomia. Outros problemas, como a reversão dos perfis do motorista para as configurações de fábrica e falhas nos auxílios ao motorista, também foram relatados.

Interior do Volvo EX30 2025

Interior do Volvo EX30 2025

"Reconhecemos que isso não é o que eles esperam de seu carro Volvo e estamos trabalhando para solucionar isto o mais rápido possível com o mínimo de inconveniência para nossos clientes", disse um porta-voz da Volvo para a Autocar.

"Em um número muito pequeno de casos no Reino Unido, os clientes optaram por exercer seus direitos de consumidor para devolver seus carros. A Volvo Cars se esforça e continua a apoiar seus clientes durante toda a jornada de propriedade e, em geral, continuamos a ser encorajados pelo feedback positivo que estamos recebendo dos proprietários", acrescentou o porta-voz.

O Volvo EX30 ainda está à venda no Reino Unido, embora o carro não esteja aparecendo no site da fabricante devido a uma atualização iminente relacionada ao lançamento do ano/modelo 2025 no mercado britânico -ou, pelo menos é o que diz a Volvo.

Globalmente, o EX30 tem sido um modelo de sucesso, vendendo cerca de 11.000 unidades em maio, o suficiente para torná-lo o veículo elétrico mais vendido da fabricante sueca.

Problemas de software foram associados ao EX30 antes mesmo de ele ser colocado à venda, com a empresa sueca atrasando as entregas no início do ano para corrigir alguns problemas. Após seu lançamento no mercado, o Volvo elétrico básico foi chamado para recall devido a uma falha de software que fazia com que o velocímetro entrasse no modo de teste quando o carro era ligado. O problema foi corrigido por meio de uma atualização de software.

E não é o único problema de software da Volvo. A fabricante adiou o início da produção do EX90 no ano passado pelo mesmo motivo e só começou a sua fabricação agora em 2024. E ainda assim tem enfrentado algumas dificuldades, afirmando que irá habilitar algumas funções do veículo posteriormente via atualização.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com