page ad skin

SsangYong Actyon, primeiro SUV-cupê do mundo, voltará em nova geração

Documentos internos revelam que crossover será revivido e retornará ao mercado com base no SUV Torres

SsangYong Actyon

Considerado por muitos como o primeiro veículo de produção em série do mundo a combinar características de SUV e cupê em uma única carroceria, o SsangYong Actyon parece estar com tudo pronto para voltar ao mercado. Prova disso vem de documentos internos vazados recentemente, que confirmam o desenvolvimento de uma geração inteiramente nova em curso. O projeto está bastante adiantado, com protótipos já montados e deverá ser concluído em breve.

Lançado originalmente em 2005 e descontinuado por volta de 2017, o Actyon deverá ser revivido com a mesma fórmula estética que tanto deu o que falar no lançamento. Ou seja, apostará todas as fichas em linhas ousadas, carregadas de personalidade e nada convencionais. Os lançamentos mais recentes da SsangYong, como o SUV Torres, dão dicas do que está por vir.

SsangYong Actyon

Na traseira, o caimento característico do teto continuará sendo o maior diferencial estético do Actyon. Desta vez, porém, a SsangYong promete aperfeiçoar a fórmula e empregar linhas mais harmonizadas. Ou seja, o ângulo do teto será mais suavizado e o encaixe com a lanternas será melhor executado esteticamente. Protótipo vazado recentemente, ainda camuflado, adiantou a maior parte das novidades.

Nas laterais, o destaque ficará por conta das maçanetas das portas traseiras embutidas diretamente na coluna C (no mesmo esquema do Honda HR-V, por exemplo). Mecanicamente, tudo indica que a marca apostará em um motor 1.5 turbo a gasolina com potência de 170 cv. Versões híbridas serão ofertadas em segundo momento.

SsangYong Actyon

Quando chegou ao mercado, em 2005, o Actyon ditou tendência ao ser o primeiro SUV-cupê do mundo. O estilo de carroceria, hoje tão na moda, até então nunca havia sido explorado comercialmente em um modelo de produção. Só depois, em 2008, a BMW lançou a primeira geração do X6 e passou a também integrar a categoria. Na sequência, Mercedes-Benz, Audi, Peugeot, Renault, Volkswagen, Skoda e Fiat também lançaram seus representantes.

Já em termos conceituais, a proposta surgiu bem antes da SsangYong. Em 2001, no Salão de Detroit, a BMW mostrou pela primeira vez ao mundo um veículo do tipo na forma do BMW X-Coupé Concept, assinado por Chris Bangle. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com