SsangYong Actyon, primeiro SUV-cupê do mundo, voltará em nova geração
Documentos internos revelam que crossover será revivido e retornará ao mercado com base no SUV Torres
Considerado por muitos como o primeiro veículo de produção em série do mundo a combinar características de SUV e cupê em uma única carroceria, o SsangYong Actyon parece estar com tudo pronto para voltar ao mercado. Prova disso vem de documentos internos vazados recentemente, que confirmam o desenvolvimento de uma geração inteiramente nova em curso. O projeto está bastante adiantado, com protótipos já montados e deverá ser concluído em breve.
Lançado originalmente em 2005 e descontinuado por volta de 2017, o Actyon deverá ser revivido com a mesma fórmula estética que tanto deu o que falar no lançamento. Ou seja, apostará todas as fichas em linhas ousadas, carregadas de personalidade e nada convencionais. Os lançamentos mais recentes da SsangYong, como o SUV Torres, dão dicas do que está por vir.
SsangYong Actyon
Na traseira, o caimento característico do teto continuará sendo o maior diferencial estético do Actyon. Desta vez, porém, a SsangYong promete aperfeiçoar a fórmula e empregar linhas mais harmonizadas. Ou seja, o ângulo do teto será mais suavizado e o encaixe com a lanternas será melhor executado esteticamente. Protótipo vazado recentemente, ainda camuflado, adiantou a maior parte das novidades.
Nas laterais, o destaque ficará por conta das maçanetas das portas traseiras embutidas diretamente na coluna C (no mesmo esquema do Honda HR-V, por exemplo). Mecanicamente, tudo indica que a marca apostará em um motor 1.5 turbo a gasolina com potência de 170 cv. Versões híbridas serão ofertadas em segundo momento.
Quando chegou ao mercado, em 2005, o Actyon ditou tendência ao ser o primeiro SUV-cupê do mundo. O estilo de carroceria, hoje tão na moda, até então nunca havia sido explorado comercialmente em um modelo de produção. Só depois, em 2008, a BMW lançou a primeira geração do X6 e passou a também integrar a categoria. Na sequência, Mercedes-Benz, Audi, Peugeot, Renault, Volkswagen, Skoda e Fiat também lançaram seus representantes.
Já em termos conceituais, a proposta surgiu bem antes da SsangYong. Em 2001, no Salão de Detroit, a BMW mostrou pela primeira vez ao mundo um veículo do tipo na forma do BMW X-Coupé Concept, assinado por Chris Bangle.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Após falência, KG Mobility mostra o sucessor do Ssangyong Actyon
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
SsangYong Rexton 2024 ganha novidades e fica longe da ousadia coreana
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Desaparecida no Brasil, SsangYong muda de nome para KG Mobility