Se você é um fã de enduro e motocross, é provável que tenha visto alguns artigos circulando onde afirma-se que a KTM está descontinuando sua linha de motos off-road com motores de ciclo 2 tempos a partir de 2026. Com as regulamentações de emissões cada vez mais rígidas ano após ano, isso certamente não é surpreendente.

Mas será que é verdade mesmo? Parece que a KTM não tem a intenção de acabar com seus modelos de 2 tempos, pelo menos por enquanto. Isso foi confirmado pelo pessoal do site Zona Enduro na Romênia, que entrou em contato com a KTM Romênia a respeito do assunto. De acordo com o gerente de vendas da área, Emilian Stefan, os rumores que circulam são todos "notícias falsas". A notícia ruim para os saudosistas é que esse tipo de propulsor continua restrito ao uso fora-de-estrada.

2025 KTM XC e XC-F estão prontas para rasgar as trilhas

A publicação romena ainda entrou em contato com o gerente de marketing de produtos off-road da KTM, Diete Engelbrecht, para falar sobre o assunto, e ele foi rápido em esclarecer o assunto. "A KTM continuará produzindo motos de enduro de 2 tempos! Essa notícia falsa chegou aos nossos ouvidos, faremos uma declaração oficial para esclarecer a situação e tranquilizar nossos fãs. Sim, para os modelos de 2026-2027 já estamos desenvolvendo os motores que devem passar pelo padrão Euro5+, mas não se trata de parar a produção", disse ele.

Também entramos em contato com a KTM, bem como diretamente com Diete Engelbrecht, e ainda estamos aguardando comentários. Por enquanto, os motores de ciclo 2 tempos, ainda que restritos ao uso fora de vias públicas, continuarão.

Ao contrário da crença popular, os motores de dois tempos podem, de fato, funcionar de forma limpa e estar em conformidade com os mais recentes padrões de emissão. Sistemas sofisticados de injeção e escapamento significam que as máquinas de dois tempos atuais são bastante limpas e eficientes. De fato, quase todos os fabricantes de enduro e off-road continuam oferecendo motos de dois tempos. E assim, embora a eletrificação esteja de fato abrindo caminho para o cenário principal do motocross e do enduro, não há como negar que ainda há um lugar para os bons e velhos motores de ciclo 2 tempos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com