Um vídeo postado no YouTube da Yamaha Europa antecipou uma nova tecnologia que a marca pretende apresentar em breve por lá. Trata-se do Y-AMT que, pelo vídeo, é um sistema de transmissão automática que permite alternar entre os modos manual e automático para as trocas de marcha nos veículos da marca.

Para o motociclista, o Y-AMT consiste em um interruptor operado com os dedos, localizado no guidão esquerdo da moto. Há dois modos: Câmbio manual (MT) ou uma transmissão totalmente automática (AT). O modo AT tem duas configurações separadas, que alternam o comportamento das mudanças automatizadas com base no fato de você querer dirigir de forma mais esportiva (rotações mais altas, aceleração mais vigorosa) ou de forma mais ecológica (mantendo as rotações baixas, aumentando a economia de combustível). 

Captura de tela da mensagem Yamaha AMT - Coming Soon

Captura de tela da mensagem Yamaha AMT - Coming Soon

A escolha de usar a configuração do modo MT ou AT fica totalmente a critério do motociclista. E tudo isso é operado com os dedos, portanto, não há necessidade de se preocupar com a alavanca de pé. Também não há alavanca de embreagem separada para coordenar. 

No modo MT, o polegar e o indicador esquerdos sobre acionam as alavancas + (indicador) e - (polegar). Basta usar o + para aumentar a marcha o - para diminuir a marcha, tudo com um único toque de dedo em qualquer direção. Fácil assim. No modo AT há duas configurações separadas: Modo D+ ou Modo D. Escolha o Modo D+ e você estará dizendo à transmissão automática para fazer mudanças mais altas na faixa de rotações para uma sensação mais esportiva.

O Modo D fará mudanças antecipadas para manter a suavidade e a eficiência. Além disso, mesmo quando estiver no modo AT, você pode optar por fazer a troca de marchas manualmente a qualquer momento usando as alavancas + e - como preferir. O vídeo, porém, não deu uma data para a estreia da tecnologia, nem revelou em quais motos ela será utilizada.

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