As station wagons estão de volta à moda? Na verdade, não
Os números de vendas mostram que sua demanda em 2023 aumentou, mas eles ainda não têm futuro
Nem tudo está perdido para as peruas. Os números mais recentes das vendas globais em 2023 indicam que a demanda por elas aumentou, apesar do aumento contínuo dos volumes de SUVs e da falta de interesse dos consumidores na China e nos EUA. Estamos caminhando para uma nova tendência para esses carros? O que está por trás desse crescimento?
Vamos começar com as boas notícias. As vendas globais de station wagons aumentaram em 12% entre 2022 e 2023, de 1,42 para 1,59 milhão de unidades. Esse é certamente um resultado positivo, especialmente quando comparado ao desempenho dos sedãs, que cresceu apenas 1%. O resultado é ainda mais notável quando se considera que esse tipo de carro é vendido principalmente na Europa.
De fato, 69% das vendas de peruas no ano passado foram na Europa - Turquia, onde o volume aumentou em 15%. Ainda consideradas úteis, por exemplo, na Itália, as peruas ainda desempenham um papel significativo em países como a República Tcheca, onde têm a maior participação de mercado nas vendas de carros, com quase 20%. Em seguida, vêm Alemanha, Hungria, Suécia, Eslováquia, Finlândia, Áustria, Polônia, Sérvia e Estônia.
O outro lado da moeda
No entanto, as station wagons estão um pouco condenadas. Embora as vendas tenham aumentado em relação a 2022, o volume total diminuiu 2% em relação a 2021 e 13% em relação a 2020, quando os mercados globais foram atingidos pela pandemia. A recuperação do ano passado é explicada principalmente pelas vendas acima do esperado de station wagons do Grupo Volkswagen na Europa; fortes vendas do Grupo Renault, apoiadas pelo Dacia Jogger; e, em menor grau, a forte posição do Subaru Outback nos EUA e a chegada de carros chineses como o NIO ET5 T.
Entretanto, os totais simplesmente não se somam. A demanda está tão concentrada em uma região e tão fraca que é provável que muitas marcas eliminem as station wagons de suas linhas.
Vendas de Station Wagons pelo mundo
A China, o maior mercado de automóveis do mundo, não quer peruas: com apenas 95.600 unidades vendidas em 2023 (apenas 0,4% do total), ela foi ultrapassada pelo Japão, Estados Unidos e Alemanha. Tentativas como a da joint venture SAIC-GM-Wuling com sua marca Baojun e o modelo RC-5 W, mais tarde chamado de Valli, fracassaram. No ano passado, apenas 14 modelos estavam disponíveis, liderados pelo Buick Velite 6 elétrico, seguido pelo novo NIO.
Nos Estados Unidos, a situação não é melhor. Embora seja o maior mercado para o Subaru Outback, a perua mais vendida do mundo, o restante dos modelos disponíveis mal chama a atenção. Mais de 93% das vendas de station wagon nos EUA correspondem ao Subaru, que, a propósito, está posicionado como um crossover.
A América Latina é tão irrelevante neste segmento que praticamente nem aparece no gráfico. Enquanto por aqui só existe algo via importação independente, outros mercados da região também perderam a batalha para os SUVs.
Os dez principais mercados em 2023
Station wagons vendidas em 2023 | vs. 2022 | |
Alemanha | 416.520 | +14% |
Estados Unidos | 173.530 | +10% |
Japão | 107.052 | -3% |
China | 95.555 | +6% |
França | 86.278 | +22% |
Reino Unido | 80.796 | +15% |
Itália | 64.598 | +24% |
Polônia | 60.517 | +25% |
Bélgica | 50.894 | +26% |
Suécia | 43.407 | -14% |
Dez principais mercados por market share em 2023
Vendas de station wagon como % do total de vendas de carros em 2023 | |
República Tcheca | 19,8% |
Alemanha | 15,5% |
Hungria | 15,4% |
Suécia | 15,2% |
Eslováquia | 15% |
Finlândia | 14,9% |
Áustria | 13,5% |
Polônia | 13,1% |
Sérvia | 13% |
Estônia | 13% |
Vendas de station wagon por marca em 2023
Marca | Unidades vendidas em 2023 | vs 2022 |
Subaru | 222.747 | +9% |
Skoda | 169.334 | +12% |
Volkswagen | 151.967 | +20% |
Toyota | 121.214 | +17% |
Audi | 114.340 | +24% |
Dacia | 94.200 | +64% |
Mercedes | 92.600 | +7% |
BMW | 85.469 | -5% |
Ford | 59.254 | +38% |
Kia | 58.311 | +3% |
Um SUV em vez de uma perua
O último motivo para o futuro sombrio das peruas é, previsivelmente, a popularidade dos SUVs. As peruas são as que mais se aproximam dos SUVs em termos de design.
Esse é um aspecto fundamental que não ajuda as station wagons: elas podem oferecer a mesma versatilidade de um SUV, mas não podem se igualar a eles em termos de capacidade off-road e facilidade de acesso para entrar e sair do veículo.
O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Motor1 Numbers: os carros mais vendidos do mundo em 2023
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Análise: carros chineses na Europa, alguns criam novas marcas e outros não
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Carro elétrico ou a combustão? O preço ainda faz diferença