Nem tudo está perdido para as peruas. Os números mais recentes das vendas globais em 2023 indicam que a demanda por elas aumentou, apesar do aumento contínuo dos volumes de SUVs e da falta de interesse dos consumidores na China e nos EUA. Estamos caminhando para uma nova tendência para esses carros? O que está por trás desse crescimento?

Vamos começar com as boas notícias. As vendas globais de station wagons aumentaram em 12% entre 2022 e 2023, de 1,42 para 1,59 milhão de unidades. Esse é certamente um resultado positivo, especialmente quando comparado ao desempenho dos sedãs, que cresceu apenas 1%. O resultado é ainda mais notável quando se considera que esse tipo de carro é vendido principalmente na Europa.

De fato, 69% das vendas de peruas no ano passado foram na Europa - Turquia, onde o volume aumentou em 15%. Ainda consideradas úteis, por exemplo, na Itália, as peruas ainda desempenham um papel significativo em países como a República Tcheca, onde têm a maior participação de mercado nas vendas de carros, com quase 20%. Em seguida, vêm Alemanha, Hungria, Suécia, Eslováquia, Finlândia, Áustria, Polônia, Sérvia e Estônia.

O outro lado da moeda

No entanto, as station wagons estão um pouco condenadas. Embora as vendas tenham aumentado em relação a 2022, o volume total diminuiu 2% em relação a 2021 e 13% em relação a 2020, quando os mercados globais foram atingidos pela pandemia. A recuperação do ano passado é explicada principalmente pelas vendas acima do esperado de station wagons do Grupo Volkswagen na Europa; fortes vendas do Grupo Renault, apoiadas pelo Dacia Jogger; e, em menor grau, a forte posição do Subaru Outback nos EUA e a chegada de carros chineses como o NIO ET5 T.

Entretanto, os totais simplesmente não se somam. A demanda está tão concentrada em uma região e tão fraca que é provável que muitas marcas eliminem as station wagons de suas linhas.

Vendas de Station Wagons pelo mundo

Vendas de Station Wagons pelo mundo

A Chinao maior mercado de automóveis do mundo, não quer peruas: com apenas 95.600 unidades vendidas em 2023 (apenas 0,4% do total), ela foi ultrapassada pelo Japão, Estados Unidos e Alemanha. Tentativas como a da joint venture SAIC-GM-Wuling com sua marca Baojun e o modelo RC-5 W, mais tarde chamado de Valli, fracassaram. No ano passado, apenas 14 modelos estavam disponíveis, liderados pelo Buick Velite 6 elétrico, seguido pelo novo NIO.

Nos Estados Unidos, a situação não é melhor. Embora seja o maior mercado para o Subaru Outback, a perua mais vendida do mundo, o restante dos modelos disponíveis mal chama a atenção. Mais de 93% das vendas de station wagon nos EUA correspondem ao Subaru, que, a propósito, está posicionado como um crossover.

A América Latina é tão irrelevante neste segmento que praticamente nem aparece no gráfico. Enquanto por aqui só existe algo via importação independente, outros mercados da região também perderam a batalha para os SUVs.

Os dez principais mercados em 2023

  Station wagons vendidas em 2023 vs. 2022
Alemanha 416.520 +14%
Estados Unidos 173.530 +10%
Japão 107.052 -3%
China 95.555 +6%
França 86.278 +22%
Reino Unido 80.796 +15%
Itália 64.598 +24%
Polônia 60.517 +25%
Bélgica 50.894 +26%
Suécia 43.407 -14%

Dez principais mercados por market share em 2023

  Vendas de station wagon como % do total de vendas de carros em 2023
República Tcheca 19,8%
Alemanha 15,5%
Hungria 15,4%
Suécia 15,2%
Eslováquia 15%
Finlândia 14,9%
Áustria 13,5%
Polônia 13,1%
Sérvia 13%
Estônia 13%

Vendas de station wagon por marca em 2023

Marca Unidades vendidas em 2023 vs 2022
Subaru 222.747 +9%
Skoda 169.334 +12%
Volkswagen 151.967 +20%
Toyota 121.214 +17%
Audi 114.340 +24%
Dacia 94.200 +64%
Mercedes 92.600 +7%
BMW 85.469 -5%
Ford 59.254 +38%
Kia 58.311 +3%

Um SUV em vez de uma perua

O último motivo para o futuro sombrio das peruas é, previsivelmente, a popularidade dos SUVs. As peruas são as que mais se aproximam dos SUVs em termos de design.

Esse é um aspecto fundamental que não ajuda as station wagons: elas podem oferecer a mesma versatilidade de um SUV, mas não podem se igualar a eles em termos de capacidade off-road e facilidade de acesso para entrar e sair do veículo.

O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.

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