A BMW é a primeira fabricante de automóveis no mundo a receber aprovação para a combinação de um sistema de assistência à condução de Nível 2 (BMW Highway Assistant) e um sistema de Nível 3 na forma do BMW Personal Pilot L3 no mesmo veículo.
A partir do Nível 3 de automação, o carro passa a não exigir a atenção constante do motorista como no Nível 2, onde ele se guia sozinho, mas para de atuar se o condutor tirar os olhos da estrada. O novo BMW Série 7 alemão será o primeiro modelo da empresa e no mundo a oferecer comercialmente no mercado tecnologias de automação de nível 3.
BMW obtém autorização para combinar tecnologias autônomas de níveis 2 e 3
O BMW Highway Assistant é um recurso avançado de Nível 2 que foca no conforto em viagens de longa distância, especialmente devido à sua capacidade de operar a velocidades de até 130 km/h. O sistema é uma função adicional do Assistente de Direção e Controle de Faixa que pode ser utilizado em autoestradas com vias separadas estruturalmente. Nessas estradas, o motorista pode tirar as mãos do volante por períodos mais longos, desde que continue a prestar atenção ao que está acontecendo na estrada e possa retomar o controle do volante a qualquer momento.
Enquanto estiver dirigindo no modo parcialmente automatizado, o BMW Série 7 também pode realizar mudanças de faixa sem que o motorista precise segurar novamente o volante. Isso é possível graças ao Assistente Ativo de Mudança de Faixa, que realiza os movimentos de direção necessários para a manobra de ultrapassagem e ajusta a velocidade do veículo conforme necessário assim que a situação de tráfego permitir. Além disso, o motorista pode iniciar uma mudança de faixa sugerida por este sistema simplesmente olhando no retrovisor para confirmá-la.
Novo BMW Série 7
Já o BMW Personal Pilot já chega ao nível 3 de automação da condução. Isso significa que os motoristas podem tirar as mãos do volante e temporariamente desviar a atenção da estrada também. O recurso BMW Personal Pilot L3 no Série 7 permite que os motoristas deleguem completamente a tarefa de dirigir ao carro em certas condições, a velocidades de até 60 km/h, e desviar o olhar da estrada.
Sistemas automatizados no carro são capazes de assumir completamente a condução em situações específicas, como congestionamentos em autoestradas, permitindo até que os motoristas realizem outras atividades dentro do carro, como fazer chamadas telefônicas, ler, escrever mensagens, trabalhar ou assistir vídeos. No entanto, o motorista deve sempre estar preparado para retomar o controle em poucos segundos quando solicitado pelo carro, por exemplo, em áreas de obras na estrada.
O BMW Highway Assistant e o Driving Assistant Professional fazem parte do opcional BMW Personal Pilot L3, disponível exclusivamente na Alemanha por enquanto por 6.000 euros (R$ 35,3 mil).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro