Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid renova atributos e fica mais eficiente
Renovado por dentro e por fora, SUV híbrido ganhou bateria maior para ampliar o alcance elétrico
Fim da espera! Depois da estreia das versões S e Turbo GT, equipadas com motores V8 a combustão, a Porsche finalmente iniciou as entregas do novo Cayenne E-Hybrid 2025. Lançada em setembro de 2023, a atualização mais recente do SUV premium se junta à família Cayenne, complementando a linha com as versões híbridas plug-in.
Responsável por salvar a Porsche no início dos anos 2000, o Cayenne representou uma virada de página histórica e ousada para a marca de Zuffenhausen. Hoje, passados mais de 20 anos do lançamento, o utilitário esportivo está mais que consolidado: nada menos que o veículo mais vendido da marca em 2023, mesmo ameaçado de (muito) perto pelo caçula Macan.
O que é?
A atualização meia-vida da terceira geração foi apresentada no ano passado, com início de reservas aqui no Brasil no segundo semestre. E começando pelo visual, o Cayenne se aproveitou de elementos modernos e retrô durante a renovação, que não foi tão radical assim, afinal vem aí uma nova geração totalmente elétrica que irá conviver com os modelos a combustão eletrificados por algum tempo, até que a Porsche faça sua transição para uma marca exclusiva de veículos elétricos.
No visual, o Cayenne 2025 ganhou uma dianteira redesenhada com faróis mais estreitos (LED Matrix de série), novo arranjo interno de iluminação e para-choque ligeiramente modificado. A traseira também passou por mudanças, incluindo lanternas reformuladas e tampa do porta-malas redesenhada com a placa reposicionada para-choque como no Cayenne Coupé. As rodas também são novas.
Mas a maior parte das novidades está mesmo no interior: painel totalmente redesenhado e que agora conta com diversos elementos inspirados no Taycan. O seletor do câmbio, por exemplo, subiu e agora está posicionado à direita do volante, uma mudança que liberou espaço no console central para um rearranjo dos comandos do ar-condicionado, porta-copos e carregamento de celular por indução refrigerado. Por fim, um botão de partida que substitui o interruptor em forma de chave do modelo anterior.
Com as mudanças, o Cayenne ficou mais contemporâneo e com uma cabine mais arejada. As formas retilíneas do painel, as telas digitais e elementos emprestados do primo elétrico fizeram bem ao SUV, em que pese alguns detalhes estranhos como o ajuste manual de profundidade para o volante num modelo desse patamar.
Como anda?
Para experimentar o novo Cayenne E-Hybrid 2025 a Porsche preparou um teste drive majoritariamente em rodovias, com poucos trechos urbanos. As qualidades de sempre estão todas lá: a direção precisa e comunicativa, suspensão refinada e adaptável a qualquer tipo de piso e respostas prontas e lineares continuam fazendo parte do pacote.
Mas aqui temos a ajuda da eletrificação, o que permitiu à Porsche combinar o motor V6 com um sistema híbrido para uma potência total de 519 cv versão intermediária S. Pela primeira vez, temos aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de 5 segundos para os modelos de entrada de acordo com os dados de fábrica.
O Cayenne E-Hybrid roda com desenvoltura, assentado e pronto para qualquer cutucada com o pé direito - a diferença de personalidade entre os modos é bem perceptível, sobretudo no modo Sport, com o carro mais firme e responsivo aos comandos, direção mais rápida e firme, bem como o câmbio "segurando" mais as trocas, como se espera.
Ao volante, é nítida a maior disposição do Cayenne eletrificado atualizada, ao mesmo tempo que, com base em dados preliminares, a sede por combustível ficou mais moderada. Apenas como exemplo, no trecho percorrido, com velocidade média na casa dos 120 km/h, o consumo ficou em aproximadamente 12 km/l no modo e-Hybrid sem nenhuma preocupação em economizar. No entanto, nos trechos urbanos e dando prioridade ao modo e-Power esse número pode ficar bem melhor, chegando ao dobro dessa marca, o que é muito bom para um SUV dessa faixa de potência e peso (mais de 2.400 kg) - pelos dados divulgados, o consumo fica entre 19 e 21 km/l, dependendo da versão.
Linha Porsche Cayenne E-Hybrid 2025
Especificação | Cayenne E-Hybrid | Cayenne S E-Hybrid | Cayenne Turbo E-Hybrid |
---|---|---|---|
Motor | 3.0L V6 turbo + motor elétrico | 3.0L V6 turbo + motor elétrico | 4.0L V8 bi-turbo + motor elétrico |
Potência do sistema | 346 kW (470 cv) | 382 kW (519 cv) | 544 kW (739 cv) |
Torque Max. do sistema | 650 Nm | 750 Nm | 950 Nm |
0-100 km/h | 4.9 s | 4.7 s | 3.7 s |
Velocidade Max. | 254 km/h | 263 km/h | 295 km/h |
Consumo Urbano/Rodoviário | 20 km/l - 19 km/l | 20 km/l - 19 km/l | 21 km/l - 20 km/l |
Alcance Elétrico (WLTP) | Até 52 km | Até 56 km | Até 55 km |
Capacidade da Bateria | 25.9 kWh | 25.9 kWh | 25.9 kWh |
Tempo de recarga (AC 11 kW) | 2.2 horas | 2.2 horas | 2.2 horas |
Preço no Brasil | A partir de R$ 770.000 | A partir de R$ 830.000 | A partir de R$ 1.300.000 |
Nova bateria, mais alcance
Para além das mudanças visuais, de acabamento e equipamentos, a linha Porsche E-Performance 2025, que inclui os modelos Cayenne E-Hybrid, Cayenne S E-Hybrid, Cayenne Turbo E-Hybrid e Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé tem como novidade uma nova bateria com 25.9 kWh de capacidade, um aumento de 8 kWh em relação à bateria anterior, suficiente para acrescentar mais de 20 km no alcance elétrico - lembrando que o modo e-Power funciona em velocidades de até 135 km/h.
- Cayenne E-Hybrid: até 52 km (+20 km em relação ao antecessor)
- Cayenne S E-Hybrid: até 56 km
- Cayenne Turbo E-Hybrid / Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: até 55 km
E se a bateria ficou maior, a potência de recarga também foi ampliada para melhorar o tempo de carregamento. Agora são até 11 kW de potência de recarga AC (antes era 7,2 kW), suficiente para uma carga da bateria em cerca de 2 horas e 15 minutos.
O conjunto híbrido plug-in do Cayenne E-Hybrid também conta com um novo motor elétrico de 176 cv (+40 cv) e 450 Nm (+50 Nm), que, aliado às melhorias técnicas aplicadas ao propulsor a combustão, melhoraram a eficiência energética do utilitário esportivo.
Outro campo que recebeu atenção da engenharia da Porsche foi a regeneração, com potência máxima de 88 kW nessa condição, aumento de 30%. Aqui, por exemplo, o carro regenera energia a velocidades baixíssimas, como apenas 2 km/h (antes esse limite era 14 km/h), melhorando bastante a eficiência no uso urbano.
Galeria: Impressões - Porsche Cayenne E-Hybrid 2025 (BR)
Quanto custa?
Evoluído, com visual renovado, interior mais moderno, novas funcionalidades e uma extensa atualização no trem de força híbrido, a linha Cayenne E-Hybrid 2025 renova seus atributos. O preço começa em R$ 770 mil, chegando aos R$ 1.330.000 na versão Turbo E-Hybrid Coupé, que é uma faixa de valor ligeiramente acima do primo elétrico Taycan, por exemplo. Não é pouco, mas o público que carimbou o sucesso deste SUV ao longo dos anos endossa o valor cobrado pela marca de Zuffenhausen, enquanto esperamos curiosos pela chegada da nova geração na inédita versão elétrica.
Preços:
• Cayenne E-Hybrid: R$ 770.000
• Cayenne E-Hybrid Coupé: R$ 815.000
• Cayenne S E-Hybrid: R$ 830.000
• Cayenne S E-Hybrid Coupé: R$ 870.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.300.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.330.000
Fotos: Júlio César (InsideEVs Brasil)
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