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Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid renova atributos e fica mais eficiente

Renovado por dentro e por fora, SUV híbrido ganhou bateria maior para ampliar o alcance elétrico

Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid 2025

Fim da espera! Depois da estreia das versões S e Turbo GT, equipadas com motores V8 a combustão, a Porsche finalmente iniciou as entregas do novo Cayenne E-Hybrid 2025. Lançada em setembro de 2023, a atualização mais recente do SUV premium se junta à família Cayenne, complementando a linha com as versões híbridas plug-in.

Responsável por salvar a Porsche no início dos anos 2000, o Cayenne representou uma virada de página histórica e ousada para a marca de Zuffenhausen. Hoje, passados mais de 20 anos do lançamento, o utilitário esportivo está mais que consolidado: nada menos que o veículo mais vendido da marca em 2023, mesmo ameaçado de (muito) perto pelo caçula Macan. 

O que é?

A atualização meia-vida da terceira geração foi apresentada no ano passado, com início de reservas aqui no Brasil no segundo semestre. E começando pelo visual, o Cayenne se aproveitou de elementos modernos e retrô durante a renovação, que não foi tão radical assim, afinal vem aí uma nova geração totalmente elétrica que irá conviver com os modelos a combustão eletrificados por algum tempo, até que a Porsche faça sua transição para uma marca exclusiva de veículos elétricos.

No visual, o Cayenne 2025 ganhou uma dianteira redesenhada com faróis mais estreitos (LED Matrix de série), novo arranjo interno de iluminação e para-choque ligeiramente modificado. A traseira também passou por mudanças, incluindo lanternas reformuladas e tampa do porta-malas redesenhada com a placa reposicionada para-choque como no Cayenne Coupé. As rodas também são novas.

Mas a maior parte das novidades está mesmo no interior: painel totalmente redesenhado e que agora conta com diversos elementos inspirados no Taycan. O seletor do câmbio, por exemplo, subiu e agora está posicionado à direita do volante, uma mudança que liberou espaço no console central para um rearranjo dos comandos do ar-condicionado, porta-copos e carregamento de celular por indução refrigerado. Por fim, um botão de partida que substitui o interruptor em forma de chave do modelo anterior.

Com as mudanças, o Cayenne ficou mais contemporâneo e com uma cabine mais arejada. As formas retilíneas do painel, as telas digitais e elementos emprestados do primo elétrico fizeram bem ao SUV, em que pese alguns detalhes estranhos como o ajuste manual de profundidade para o volante num modelo desse patamar. 

Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid 2025
Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid 2025
Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid 2025

Como anda?

Para experimentar o novo Cayenne E-Hybrid 2025 a Porsche preparou um teste drive majoritariamente em rodovias, com poucos trechos urbanos. As qualidades de sempre estão todas lá: a direção precisa e comunicativa, suspensão refinada e adaptável a qualquer tipo de piso e respostas prontas e lineares continuam fazendo parte do pacote. 

Mas aqui temos a ajuda da eletrificação, o que permitiu à Porsche combinar o motor V6 com um sistema híbrido para uma potência total de 519 cv versão intermediária S. Pela primeira vez, temos aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de 5 segundos para os modelos de entrada de acordo com os dados de fábrica.

O Cayenne E-Hybrid roda com desenvoltura, assentado e pronto para qualquer cutucada com o pé direito - a diferença de personalidade entre os modos é bem perceptível, sobretudo no modo Sport, com o carro mais firme e responsivo aos comandos, direção mais rápida e firme, bem como o câmbio "segurando" mais as trocas, como se espera. 

Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid 2025
Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid 2025
Impressões: Porsche Cayenne E-Hybrid 2025

Ao volante, é nítida a maior disposição do Cayenne eletrificado atualizada, ao mesmo tempo que, com base em dados preliminares, a sede por combustível ficou mais moderada. Apenas como exemplo, no trecho percorrido, com velocidade média na casa dos 120 km/h, o consumo ficou em aproximadamente 12 km/l no modo e-Hybrid sem nenhuma preocupação em economizar. No entanto, nos trechos urbanos e dando prioridade ao modo e-Power esse número pode ficar bem melhor, chegando ao dobro dessa marca, o que é muito bom para um SUV dessa faixa de potência e peso (mais de 2.400 kg) - pelos dados divulgados, o consumo fica entre 19 e 21 km/l, dependendo da versão. 

Linha Porsche Cayenne E-Hybrid 2025

Especificação Cayenne E-Hybrid Cayenne S E-Hybrid Cayenne Turbo E-Hybrid
Motor 3.0L V6 turbo + motor elétrico 3.0L V6 turbo + motor elétrico 4.0L V8 bi-turbo + motor elétrico
Potência do sistema 346 kW (470 cv) 382 kW (519 cv) 544 kW (739 cv)
Torque Max. do sistema 650 Nm 750 Nm 950 Nm
0-100 km/h 4.9 s 4.7 s 3.7 s
Velocidade Max. 254 km/h 263 km/h 295 km/h
Consumo Urbano/Rodoviário 20 km/l - 19 km/l 20 km/l - 19 km/l 21 km/l - 20 km/l
Alcance Elétrico (WLTP) Até 52 km Até 56 km Até 55 km
Capacidade da Bateria 25.9 kWh 25.9 kWh 25.9 kWh
Tempo de recarga (AC 11 kW) 2.2 horas 2.2 horas 2.2 horas
Preço no Brasil A partir de R$ 770.000 A partir de R$ 830.000 A partir de R$ 1.300.000

Nova bateria, mais alcance

Para além das mudanças visuais, de acabamento e equipamentos, a linha Porsche E-Performance 2025, que inclui os modelos Cayenne E-Hybrid, Cayenne S E-Hybrid, Cayenne Turbo E-Hybrid e Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé tem como novidade uma nova bateria com 25.9 kWh de capacidade, um aumento de 8 kWh em relação à bateria anterior, suficiente para acrescentar mais de 20 km no alcance elétrico - lembrando que o modo e-Power funciona em velocidades de até 135 km/h. 

  • Cayenne E-Hybrid: até 52 km (+20 km em relação ao antecessor)
  • Cayenne S E-Hybrid: até 56 km
  • Cayenne Turbo E-Hybrid / Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: até 55 km

E se a bateria ficou maior, a potência de recarga também foi ampliada para melhorar o tempo de carregamento. Agora são até 11 kW de potência de recarga AC (antes era 7,2 kW), suficiente para uma carga da bateria em cerca de 2 horas e 15 minutos.

O conjunto híbrido plug-in do Cayenne E-Hybrid também conta com um novo motor elétrico de 176 cv (+40 cv) e 450 Nm (+50 Nm), que, aliado às melhorias técnicas aplicadas ao propulsor a combustão, melhoraram a eficiência energética do utilitário esportivo. 

Outro campo que recebeu atenção da engenharia da Porsche foi a regeneração, com potência máxima de 88 kW nessa condição, aumento de 30%. Aqui, por exemplo, o carro regenera energia a velocidades baixíssimas, como apenas 2 km/h (antes esse limite era 14 km/h), melhorando bastante a eficiência no uso urbano.

Galeria: Impressões - Porsche Cayenne E-Hybrid 2025 (BR)

Quanto custa?

Evoluído, com visual renovado, interior mais moderno, novas funcionalidades e uma extensa atualização no trem de força híbrido, a linha Cayenne E-Hybrid 2025 renova seus atributos. O preço começa em R$ 770 mil, chegando aos R$ 1.330.000 na versão Turbo E-Hybrid Coupé, que é uma faixa de valor ligeiramente acima do primo elétrico Taycan, por exemplo. Não é pouco, mas o público que carimbou o sucesso deste SUV ao longo dos anos endossa o valor cobrado pela marca de Zuffenhausen, enquanto esperamos curiosos pela chegada da nova geração na inédita versão elétrica. 

Preços: 

• Cayenne E-Hybrid: R$ 770.000
• Cayenne E-Hybrid Coupé: R$ 815.000
• Cayenne S E-Hybrid: R$ 830.000
• Cayenne S E-Hybrid Coupé: R$ 870.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.300.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.330.000

Fotos: Júlio César (InsideEVs Brasil)

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