Em março, Hyundai e CAOA colocaram um fim ao impasse entre as duas empresas e os carros da marca no país. Um dos termos desse novo acordo é que, em algum momento, todos os veículos da Hyundai estariam disponíveis em todas as concessionárias da marca, sejam elas da própria Hyundai ou da CAOA.
Agora, a primeira movimentação de fato nesse sentido aconteceu. A Hyundai anunciou que o HR será o primeiro veículo disponibilizado por toda a rede que carrega o nome da marca, incluindo as administradas pela CAOA. Vale lembrar que o utilitário é montado em Anápolis (GO) pelo grupo brasileiro e não era oferecido em lojas da Hyundai que comercializavam apenas os modelos da fábrica própria de Piracicaba (SP), como HB20, HB20S e Creta.
Hyundai HR 4WD 2025
O comercial leve é montado pela Caoa em Anápolis desde 2007 e passou por sua última alteração no início de 2023. Foi quando o modelo passou a ser oferecido com tração nas quatro rodas. Agora na linha 2025, o Hyundai HR é vendido unicamente na configuração 4WD (tração nas quatro rodas) com ar-condicionado de série, saindo por R$ 179.990.
o HR segue equipado com motor 2.5 turbodiesel de 130 cv de potência e 26 kgfm de troque, sempre combinado ao câmbio manual de 6 marchas. A tração pode ser operada nos modos 2WD/4WD (4x2 ou 4x4) e desde já a Caoa-Hyundai afirma que o modelo atende a todos os níveis de emissões estabelecidos pela legislação Proconve L7. O que aconteceu na realidade é que a legislação de emissões é menos restritiva para veículos 4x4, o que permitiu manter o mesmo propulsor de antes.
Hyundai HR 4WD 2025
O HR é produzido na fábrica do grupo Caoa em Anápolis (GO) e vem equipado com DRL, ESC e painel de instrumentos com display de 3,5 polegadas. Entre outros diferenciais, o HR oferece permissão para trafegar em grandes centros urbanos, onde o tráfego de caminhões é restringido pela legislação. Além disso, pode ser guiado por motoristas com CNH na categoria B.
O Hyundai HR segue o mesmo movimento que foi visto no Kia Bongo em março, apostando mais nas configurações com tração nas quatro rodas. Apesar de a Kia pertencer ao grupo Hyundai globalmente, a Kia no Brasil está sob responsabilidade do grupo Gandini.
Hyundai Palisade
A Hyundai e a Caoa anunciaram a nova parceria em março de 2024 e explicaram como funcionará. Para começar, a rede de concessionárias será unificada, algo importante para a Hyundai e que era uma reclamação constante dos lojistas – se um cliente queria o Tucson feito em Anápolis, teria que ir a uma concessionária da Hyundai-Caoa, não encontrando o veículo nas lojas da Hyundai Motor Brasil. Agora, todas as concessionárias terão os mesmos automóveis disponíveis. O Grupo Caoa segue como concessionário, com 46 das 250 lojas da marca.
Outra mudança está na importação. O contrato anterior determinava que só a Caoa poderia importar os veículos da marca sul-coreana, limitando a Hyundai a comercializar somente os carros feitos em Piracicaba (SP): HB20, HB20S e Creta. Agora a Hyundai irá decidir o que importar e cuidará de toda esta operação, enquanto a Caoa receberá uma porcentagem de cada unidade vendida. A empresa sul-coreana já confirmou novos modelos. Entre eles estão o SUV Palisade e o elétrico Ioniq 5, além de anunciar a produção da geração atual do Tucson em Anápolis – no momento, a fábrica da Caoa monta a geração passada do utilitário.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia