O GT-R atual foi lançado em 2007, mas seu design é ainda mais antigo. Lembra-se do conceito do Skyline GT-R de 2001? Embora os supercarros não sigam o ciclo de vida típico de seis a sete anos dos veículos normais, o Godzilla é tão velho quanto a terra. Estamos em 2024 e a geração R35 ainda não está se aposentando. Um executivo da Nissan sugere que a máquina V6 envelhecida vai continuar por aqui por mais um tempo.
Em conversa com a revista australiana Drive, o vice-presidente sênior da Nissan prometeu "não fazer um GT-R mal feito, essa não é a intenção". François Bailly acrescentou que a fabricante continua comprometida com os carros esportivos, mencionando que ele não conseguiu um emprego na Nissan para construir uma minivan. De qualquer forma, a empresa tem esse segmento coberto com vários veículos de transporte familiar, embora nenhum seja vendido no Brasil.
Nissan Hyper Force Concept no Salão de Tóquio 2023
O R36 não será lançado tão cedo, pois o executivo da empresa argumenta que a tecnologia de carros elétricos não está pronta para esse tipo de aplicação de alto desempenho. François Bailly estava se referindo às baterias de estado sólido, que não serão lançadas antes de 2028. O conceito Hyper Force do ano passado com 1.341 cv sugeriu as perspectivas de um GT-R totalmente elétrico com a tecnologia de bateria inovadora.
Conceito é a primeira visão do futuro Nissan GT-R elétrico
Separadamente, o vice-presidente de engenharia de motores da Nissan Europa elogiou as baterias de estado sólido. Em entrevista à Auto Express, Matthew Wright argumentou que elas serão um "divisor de águas" ao aumentar a velocidade de carregamento e a densidade de energia. Ele disse ainda que as baterias de estado sólido resolverão um dos principais problemas dos veículos elétricos atuais: o peso. A instalação de uma bateria menor reduziria a gordura, o que faria uma grande diferença para um carro de desempenho como o GT-R. O modelo atual pesa 1.735 kg na versão Nismo.
A Nissan iniciará os testes de protótipo de um veículo elétrico equipado com baterias de estado sólido em 2026, antes do lançamento de um modelo de produção em 2028. A liderança será de um "veículo produzido no Japão", mas sua identidade não está sendo revelada por enquanto. Realisticamente, é improvável que um novo GT-R chegue até 2029 ou 2030. Supondo que o carro atual permaneça até lá, o R35 terá 23 anos de idade até o final da década.
Entretanto, talvez ele não sobreviva por mais 5 ou 6 anos. A publicação japonesa Mag-X informou em março que 2025 seria o último ano para o GT-R atual. O anúncio da Nissan de uma produção limitada para o GT-R 2025 no Japão está alimentando esse boato. Se ele realmente sair de linha, isso significa que haverá um hiato de vários anos até que o R36 esteja pronto.
Mesmo que tenhamos um GT-R de próxima geração com um motor a combustão, ele não terá um propulsor totalmente novo. A Nissan disse recentemente que parou de gastar dinheiro no desenvolvimento de novos motores, portanto, um R36 que não seja totalmente elétrico provavelmente usaria uma evolução do venerável VR38DETT.
Fonte: Drive, Auto Express
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