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Vídeo: BYD Qin L PHEV roda por 2.409 km com um tanque de combustível

Testes na China mostram que o sedã híbrido plug-in é ainda mais econômico do que o esperado

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Recentemente, a BYD apresentou a 5ª geração do seu sistema híbrido DM-i, que fez a estreia nos sedãs Qin L e Seal 06. A fabricante fez um grande alvoroço, dizendo que o carro pode rodar por 2.100 km com um único tanque de combustível e com as baterias totalmente carregadas, o que é um valor impressionante – dá para ir de São Paulo até Salvador. Só que parece que o carro pode ser ainda mais eficiente, pois fez 2.409 km em um teste na China.

O teste foi realizado por Miao Car, um canal no YouTube e na rede social chinesa BilliBilli, que usou um BYD Qin L para ver se o sedã realmente pode rodar por 2.100 km como a fabricante diz. O carro saiu de uma das fábricas da BYD em Xi’an com destino a Changchun, que fica a 2.199 km de distância. Adesivos foram colocados sobre a tampa do combustível e da tomada de recarga, para provar que não foi reabastecido.

O carro saiu com o tanque de 54 litros e a bateria de 10,06 kWh cheios. A viagem levou três dias, por questões de segurança. O ar-condicionado estava sempre ligado a 24ºC, a frenagem regenerativa ficou no modo padrão, enquanto o modo de condução foi colocado em Eco e a carga mínima da bateria foi limitada a 15%.

No primeiro trecho até Changzhi, o Qin L rodou por 505 km, embora o computador de bordo registrasse uma perda de somente 313 km da autonomia. A estrada tinha mais variações de subida e descida, então exigiu um pouco mais do que o esperado. No segundo dia, até Cangzhou, o youtuber aproveitou as decidas para recuperar energia das baterias. Rodaram por 496 km e o carro apontou para uma redução de 447 km na autonomia.

O terceiro dia foi o mais desafiador, pois precisavam ir até Liaoning, atravessando a estrada sobre o mar de Bohai, um trecho com muitos ventos e bem movimentado. Apesar de ter circulado por 657 km, a autonomia no computador de bordo caiu 729 km. No último trecho até Changchun, o carro bateu os 2 mil km rodados e o youtuber parou de dirigir de uma forma mais econômica, pois o Qin L ainda marcava 252 km de autonomia. O sedã chegou na cidade e A Miao resolveu continuar em frente até o veículo parar de vez, o que aconteceu quando chegou a 2.409,5 km.

Híbrido plug-in BYD Qin L DM-i

Claro que existem muitas variantes. As estradas na China são todas bem cuidadas, o que facilita manter uma velocidade constante. A Miao dirigiu no limite de velocidade, exceto quando estava nas rodovias com limite de 100 km/h, quando manteve o sedã a 90 km/h. Por outro lado, poderia ter ido melhor se mantivessem essa estratégia no trecho final e, em condições perfeitas sem tráfego pesado, o youtuber acredita que chegaria a 2.500 km.

É um resultado impressionante de qualquer forma. Se considerarmos só a distância rodada, dava para ir de São Paulo até Aracajú (SE). Outros canais no BilliBilli estão postando vídeos com um teste semelhante e todos eles foram de Xi’An até Changchun com um tanque só. Por enquanto, não veremos este novo sistema híbrido no Brasil, pois está disponível em somente dois modelos recém-lançados na China e que levará um tempo para ser difundido para o restante da linha da BYD. Além disso, o Qin L não está nos planos no momento e a marca irá apostar no inédito King, que chegará às lojas até agosto.

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