Após passar décadas longe do mercado global de picapes, a Kia parece agora realmente interessada em entrar na disputa dentro da categoria. A estreia no segmento vem sendo planejada nos últimos anos e deverá contemplar não apenas uma, mas duas inéditas caminhonetes. A primeira é a Tasman, já parcialmente revelada, enquanto a segunda acaba de dar as caras em flagra captado na América do Norte.
Ao contrário da Tasman, que terá construção convencional, a picape flagrada agora terá proposta mais futurista e está sendo desenvolvida como um veículo elétrico do tipo dedicado. Ou seja, não terá versões a combustão e já nascerá inteiramente pensada como EV, desde plataforma, design, soluções internas e acerto dinâmico. A caminhonete será baseada na arquitetura e-GMP, a mesma usada pelos novos elétricos da Kia, e terá inspiração no SUV elétrico EV9.
EV9 será base para nova picape elétrica
Não por acaso, a mula fotografada usa partes da carroceria do próprio EV9 (principalmente dianteira e cabine) mescladas com elementos traseiros da Hyundai Santa Cruz (lanternas e caçamba). O uso de protótipos do tipo 'Frankenstein' é comum durante o desenvolvimento de novos veículos, principalmente nos períodos iniciais. Apenas nas fases mais avançadas dos trabalhos é que os protótipos com carroceria definitiva passam a ser usados nos testes.
De todo modo, é possível ter ideia geral da nova picape em termos de porte e estrutura. O lançamento deverá acontecer até 2027 e, quando chegar ao mercado, a caminhonete brigará com outras elétricas como Ford F-150 Lighting e Rivian R1T. O foco comercial do modelo será a América do Norte, tanto que a produção será concentrada nos Estados Unidos na fábrica de West Point, na Geórgia, ao lado do EV9. A montagem local habilita o veículo a receber incentivos no preço final, com maior chance de competitividade no mercado.
Tasman terá outra proposta e construção tradicional
Já a Tasman, adiantada recentemente em teasers e projeções, terá outra proposta. Neste caso, o foco comercial será voltado para mercados da Ásia-Pacífico, África e América Latina. Com isso, a picape dificilmente será vendida nos Estados Unidos. A estrutura da carroceria também será diferente, já que a construção será sobre chassi. A Kia até planeja uma versão elétrica da Tasman, como já adiantamos, mas não será do tipo dedicada como a picape do flagra.
Fonte: KindelAuto/YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman