Com as SUVs ocupando cada vez mais espaço no mercado e a mudança dos motores a combustão para os elétricos, não é uma surpresa que o Chevrolet Malibu finalmente chegue ao fim da linha. Na quarta-feira (8), a General Motors anunciou que a produção será encerrada em novembro e, no seu lugar, a empresa fará a nova geração do Bolt na linha de montagem no Kansas (EUA).
"Para facilitar a instalação de ferramentas e outras modificações na fábrica, após nove gerações e mais de 10 milhões de vendas globais, a GM encerrará a produção do Chevrolet Malibu em novembro de 2024 e interromperá a produção do Cadillac XT4 após janeiro de 2025", disse um porta-voz da GM ao Detroit News em um comunicado.
Como resultado do fim do Malibu, haverá demissões na fábrica até que ela comece a fabricar carros novamente no final de 2025. A fábrica construirá o novo Bolt e o XT4 lado a lado. Quando o XT4 voltar a ser produzido, ele será como o atual. A Cadillac não tem planos de eletrificar o modelo, apesar de ser produzido junto com o próximo Bolt.
Quando a produção do Malibu terminar, o único carro tradicional na linha da Chevrolet nos EUA será o Corvette. A Chevy será uma marca de SUVs e picapes, como já acontece com a Buick e a GMC. Os únicos sedãs da GM disponíveis nos Estados Unidos serão o Cadillac CT4 e o CT5, e o futuro e ultraluxuoso Celestiq.
A situação no Brasil é um pouco diferente, com o Onix Plus fazendo sucesso e ocupando o posto de sedã mais vendido do país. Porém, é o último três-volumes da marca, pois o Chevolet Cruze teve sua produção encerrada na Argentina no final do ano passado e está vendendo as unidades remanescentes.
O Malibu é uma dos nomes mais antigos da Chevrolet. De 1964 a 1978, era uma versão topo-de-linha do Chevelle e então, até 1983, era seu próprio modelo. Voltou em 1997 e permaneceu na linha da fabricante até hoje nos EUA. No Brasil o sedã chegou somente em 2010 e foi vendido até 2013, em sua sétima geração e até foi cogitado o lançamento da oitava geração, porém isso não se concretizou.
Este movimento não é estranho entre as marcas americanas. A Ford acabou com todos os seus sedãs anos atrás, oferecendo somente alguns modelos na China; enquanto o Chrysler 300 morreu no ano passado. Apesar de estar próximo do fim, a Chevrolet conseguiu vender 130.000 unidades do Malibu no ano passado. Que ele descanse em paz.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Chevrolet Malibu deverá estrear em 2025, diz site
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet pode abandonar o segmento de sedãs nos Estados Unidos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS