Chevrolet venderá apenas SUVs e picapes nos EUA a partir de novembro
Último sedã da marca, Malibu teve o fim da produção confirmado para novembro
Com as SUVs ocupando cada vez mais espaço no mercado e a mudança dos motores a combustão para os elétricos, não é uma surpresa que o Chevrolet Malibu finalmente chegue ao fim da linha. Na quarta-feira (8), a General Motors anunciou que a produção será encerrada em novembro e, no seu lugar, a empresa fará a nova geração do Bolt na linha de montagem no Kansas (EUA).
"Para facilitar a instalação de ferramentas e outras modificações na fábrica, após nove gerações e mais de 10 milhões de vendas globais, a GM encerrará a produção do Chevrolet Malibu em novembro de 2024 e interromperá a produção do Cadillac XT4 após janeiro de 2025", disse um porta-voz da GM ao Detroit News em um comunicado.
Como resultado do fim do Malibu, haverá demissões na fábrica até que ela comece a fabricar carros novamente no final de 2025. A fábrica construirá o novo Bolt e o XT4 lado a lado. Quando o XT4 voltar a ser produzido, ele será como o atual. A Cadillac não tem planos de eletrificar o modelo, apesar de ser produzido junto com o próximo Bolt.
Quando a produção do Malibu terminar, o único carro tradicional na linha da Chevrolet nos EUA será o Corvette. A Chevy será uma marca de SUVs e picapes, como já acontece com a Buick e a GMC. Os únicos sedãs da GM disponíveis nos Estados Unidos serão o Cadillac CT4 e o CT5, e o futuro e ultraluxuoso Celestiq.
A situação no Brasil é um pouco diferente, com o Onix Plus fazendo sucesso e ocupando o posto de sedã mais vendido do país. Porém, é o último três-volumes da marca, pois o Chevolet Cruze teve sua produção encerrada na Argentina no final do ano passado e está vendendo as unidades remanescentes.
O Malibu é uma dos nomes mais antigos da Chevrolet. De 1964 a 1978, era uma versão topo-de-linha do Chevelle e então, até 1983, era seu próprio modelo. Voltou em 1997 e permaneceu na linha da fabricante até hoje nos EUA. No Brasil o sedã chegou somente em 2010 e foi vendido até 2013, em sua sétima geração e até foi cogitado o lançamento da oitava geração, porém isso não se concretizou.
Este movimento não é estranho entre as marcas americanas. A Ford acabou com todos os seus sedãs anos atrás, oferecendo somente alguns modelos na China; enquanto o Chrysler 300 morreu no ano passado. Apesar de estar próximo do fim, a Chevrolet conseguiu vender 130.000 unidades do Malibu no ano passado. Que ele descanse em paz.
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