Kia Tasman 2025 também terá versão elétrica; autonomia será de 400 km
Picape promete design fora do padrão convencional e rivalizará com as futuras variantes EV de Hilux e Ranger
Investimento de peso da Kia dentro do segmento global de picapes médias, a Tasman 2025 deverá atuar em diferentes nichos quando chegar ao mercado. Além das versões convencionais equipadas com motores a gasolina e diesel, a caminhonete será oferecida também com propulsão totalmente elétrica. De acordo com a imprensa da Coreia do Sul, onde o projeto está sendo tocado, a variante EV será lançada logo depois do modelo a combustão.
A Tasman elétrica está sendo desenvolvida dentro do ambicioso programa de eletrificação da Kia, que prevê o lançamento de nada menos que 15 novos carros elétricos até 2030. Segundo rumores, o modelo terá bateria de alta capacidade com mais de 100 kWh e autonomia estimada em aproximadamente 400 km. A ideia será brigar com as futuras versões elétricas de Toyota Hilux e Ford Ranger, também já em desenvolvimento.
O design da picape vem sendo antecipado nas últimas semanas através de projeções e promete impressionar. A Tasman 2025 chamará atenção pela ousadia das linhas e se diferenciará das demais concorrentes justamente pelo quesito estético. A carroceria será alta, quadrada e que em nada lembrará nem mesmo os carros da própria Kia. As laterais terão caixas-de-roda bem marcadas com pintura contrastante e ampla altura em relação ao solo.
Na cabine, flagras já adiantaram que os bancos serão os mesmos de outros modelos da marca, como o Sportage, e o painel terá o moderno esquema de telas integradas para abrigar quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. O console central será elevado e abrigará diversos porta-objetos. Chamará atenção ainda o seletor de marchas instalado diretamente na coluna de direção.
Sob o capô, além da versão elétrica mencionada, a Tasman 2025 terá motores tradicionais. O principal será um 2.2 turbodiesel da família CRDi com aproximadamente 200 cv de potência e 44,9 kgfm de torque máximo. Haverá ainda um 2.5 turbo a gasolina, neste caso com 281 cv de potência e 43 kgfm de torque. A produção será concentrada na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul, ao ritmo inicial de 65.000 unidades por ano.
O primeiro grande mercado a receber a picape será a Austrália (o próprio nome do modelo é uma referência ao país, que é grande consumidor de picapes médias). Posteriormente, países da Ásia, América Latina, Oriente Médio e África serão alcançados.
Projeção: Kolesa
Fonte: KCB
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