page ad skin

Um a cada três carros vendidos mundialmente no 1º trimestre de 2024 é chinês

Geely é a fabricante chinesa melhor colocada, seguida por BYD e Chery

Geely Boyue L

Um em cada três carros vendidos no mundo em março passado era chinês. A notícia, conforme relatado pelo site CarNewsChina, é dada pelo secretário geral da China Passenger Car Association (CPCA) Cui Dongshu, que fala de uma participação de 33% de carros fabricados na China na contagem global de 8,15 milhões de carros em março de 2024.

O mesmo artigo prossegue apontando que a porcentagem de carros chineses no total de vendas mundiais a cada ano mudou ligeiramente nos últimos anos. O salto mais significativo foi em 2009, quando a participação subiu de 13,7% para 20,8%.

A participação das vendas de carros chineses no total mundial
(2008-2023)

  • 2008: 13,7%
  • 2009: 20,8%
  • 2010: 24,1%
  • 2011: 23,7%
  • 2012: 23,5%
  • 2013: 25,7%
  • 2014: 26,7%
  • 2015: 27,4%
  • 2016: 29,9%
  • 2017: 29.8%
  • 2018: 28,6%
  • 2019: 29%
  • 2020: 32%
  • 2021: 32%
  • 2022: 33%
  • 2023: 33%

A Toyota ainda lidera o mundo com 10,6% das vendas

Entre as outras estatísticas de vendas fornecidas pelo CPCA estão os números de registro de carros em todo o mundo por marca/grupo, uma classificação que, nos primeiros três meses de 2024, ainda vê a Toyota firmemente na liderança com 10,6% do total, seguida pela Volkswagen (9,5%) e Hyundai (7,4%).

Toyota Yaris

Toyota Yaris

Volkswagen T-Cross

Volkswagen T-Cross

Hyundai Santa Fe

Hyundai Santa Fe

Nessa classificação trimestral de janeiro a março de 2024, destaca-se o décimo lugar da Geely, a primeira fabricante chinesa com uma participação global de 3,5% e à frente da BYD (3,2%) e da Chery (3,0%). O resultado da Geely é impulsionado pela presença mais forte da Volvo no mercado global, por ser uma marca mais tradicional, o que as outras chinesas ainda não tem.

Zeekr X (grupo Geely)

Zeekr X (grupo Geely)

BYD Seagull

BYD Seagull

Chery Tiggo 9

Chery Tiggo 9

Participações de vendas por marca/grupo no mundo
(janeiro-março de 2024)

  1. Toyota: 10,6%
  2. Volkswagen: 9,5%
  3. Hyundai: 7,4%
  4. Stellantis: 6,9%
  5. Renault Nissan Mitsubishi: 6,5%
  6. General Motors: 5,4%
  7. Honda: 4,7
  8. Ford: 4,7
  9. Suzuki: 4,0
  10. Geely: 3,5%
  11. BYD: 3,2%
  12. Chery: 3,0%
  13. Mercedes-Benz: 2,9%.
  14. BMW: 2,7%.
  15. Changan: 2,6%.
  16. SAIC: 1,7%.
  17. Mazda: 1,4%.

Volkswagen e a Europa de Stellantis

Os números mudam drasticamente se olharmos apenas para o mercado europeu, que, de acordo com os mesmos dados da CPCA, é dominado pela Volkswagen (21%) e pela Stellantis (18%).

Volkswagen Golf

Volkswagen Golf

Peugeot 208

Peugeot 208

Os únicos chineses a obter fatias interessantes do mercado europeu são, por outro lado, a Chery e a Geely, empatadas com uma participação continental de 6%, enquanto a SAIC, com sua marca MG, obtém um mísero 1%.

Participações de vendas por marca/grupo na Europa
(janeiro-março de 2024)

  1. Volkswagen: 21%
  2. Stellantis: 18%
  3. Renault Nissan Mitsubishi: 12%
  4. Toyota: 7%
  5. Hyundai: 7%
  6. Geely: 6%.
  7. Chery: 6%
  8. Honda: 5%
  9. Mercedes-Benz: 3%
  10. BMW: 2
  11. Ford: 1%
  12. Suzuki: 1%
  13. SAIC: 1%
  14. Mazda: 1%
  15. General Motors: 0%
  16. BYD: 0%
  17. Changan: 0%

A Volkswagen ainda vence na China, mas a BYD está logo atrás

No mercado doméstico chinês, os primeiros três meses de 2024 ainda mostram a Volkswagen e suas muitas joint ventures locais (SAIC, FAW e JAC) liderando as vendas com 10% do total. Mas a BYD não está muito atrás, com seus 9% e sua grande ofensiva elétrica, e a Mercedes-Benz está em terceiro lugar, com 8%.

Volkswagen Tiguan L Pro (China)

Volkswagen Tiguan L Pro (China)

BYD Seal U DM-i

BYD Seal U DM-i

Mercedes EQS

Mercedes EQS

De forma bastante impressionante, no entanto, gigantes como a Hyundai e a Stellantis ficam com 1% e 0%, respectivamente, demonstrando uma ausência quase total no mercado chinês.

Participação nas vendas por marca/grupo na China
(janeiro-março de 2024)

  1. Volkswagen: 10%
  2. BYD: 9%
  3. Mercedes-Benz: 8%
  4. Changan: 8%
  5. General Motors: 5%
  6. Toyota: 4%
  7. Ford: 4%
  8. SAIC: 4%
  9. Renault Nissan Mitsubishi: 3%
  10. Chery: 3%
  11. BMW: 3%
  12. Geely: 2%
  13. Hyundai: 1%
  14. Honda: 1%
  15. Stellantis: 0%
  16. Suzuki: 0%
  17. Mazda: 0%
Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários