Um em cada três carros vendidos no mundo em março passado era chinês. A notícia, conforme relatado pelo site CarNewsChina, é dada pelo secretário geral da China Passenger Car Association (CPCA) Cui Dongshu, que fala de uma participação de 33% de carros fabricados na China na contagem global de 8,15 milhões de carros em março de 2024.
O mesmo artigo prossegue apontando que a porcentagem de carros chineses no total de vendas mundiais a cada ano mudou ligeiramente nos últimos anos. O salto mais significativo foi em 2009, quando a participação subiu de 13,7% para 20,8%.
Entre as outras estatísticas de vendas fornecidas pelo CPCA estão os números de registro de carros em todo o mundo por marca/grupo, uma classificação que, nos primeiros três meses de 2024, ainda vê a Toyota firmemente na liderança com 10,6% do total, seguida pela Volkswagen (9,5%) e Hyundai (7,4%).
Toyota Yaris
Volkswagen T-Cross
Hyundai Santa Fe
Nessa classificação trimestral de janeiro a março de 2024, destaca-se o décimo lugar da Geely, a primeira fabricante chinesa com uma participação global de 3,5% e à frente da BYD (3,2%) e da Chery (3,0%). O resultado da Geely é impulsionado pela presença mais forte da Volvo no mercado global, por ser uma marca mais tradicional, o que as outras chinesas ainda não tem.
Zeekr X (grupo Geely)
BYD Seagull
Chery Tiggo 9
Os números mudam drasticamente se olharmos apenas para o mercado europeu, que, de acordo com os mesmos dados da CPCA, é dominado pela Volkswagen (21%) e pela Stellantis (18%).
Volkswagen Golf
Peugeot 208
Os únicos chineses a obter fatias interessantes do mercado europeu são, por outro lado, a Chery e a Geely, empatadas com uma participação continental de 6%, enquanto a SAIC, com sua marca MG, obtém um mísero 1%.
No mercado doméstico chinês, os primeiros três meses de 2024 ainda mostram a Volkswagen e suas muitas joint ventures locais (SAIC, FAW e JAC) liderando as vendas com 10% do total. Mas a BYD não está muito atrás, com seus 9% e sua grande ofensiva elétrica, e a Mercedes-Benz está em terceiro lugar, com 8%.
Volkswagen Tiguan L Pro (China)
BYD Seal U DM-i
Mercedes EQS
De forma bastante impressionante, no entanto, gigantes como a Hyundai e a Stellantis ficam com 1% e 0%, respectivamente, demonstrando uma ausência quase total no mercado chinês.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela