Na meia-noite deste sábado, foi dada a largada para a sprint do GP da China, palco da primeira 'corrida curta' da Fórmula 1 em 2024. E quem venceu foi Max Verstappen, que triunfou após largar em quarto com a Red Bull. A disputa teve final eletrizante em Xangai, embora o holandês já estivesse bem à frente.
O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, terminou em segundo, à frente de Sergio Pérez, mexicano da Red Bull. Ele conseguiu a posição final do 'pódio' após longa batalha com o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari. No time de Maranello, o monegasco Charles Leclerc ficou em quarto, passando o companheiro.
POSIÇÃO | PILOTO | PONTOS EM 2024 | |||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | M. Verstappen | 85 | 26/1 | 25/1 | - | 26/1 | 8/1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2 | S. Perez | 70 | 18/2 | 18/2 | 10/5 | 18/2 | 6/3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
3 | C. Leclerc | 64 | 12/4 | 16/3 | 19/2 | 12/4 | 5/4 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
4 | C. Sainz Jr. | 59 | 15/3 | - | 25/1 | 15/3 | 4/5 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
5 | L. Norris | 40 | 8/6 | 4/8 | 15/3 | 10/5 | 3/6 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
6 | O. Piastri | 34 | 4/8 | 12/4 | 12/4 | 4/8 | 2/7 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
7 | G. Russell | 25 | 10/5 | 8/6 | - | 6/7 | 1/8 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
8 | F. Alonso | 24 | 2/9 | 10/5 | 4/8 | 8/6 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
9 | L. Hamilton | 17 | 6/7 | 2/9 | - | 2/9 | 7/2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
10 | L. Stroll | 9 | 1/10 | - | 8/6 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
11 | Y. Tsunoda | 7 | - | - | 6/7 | 1/10 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
12 | O. Bearman | 6 | - | 6/7 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
13 | N. Hulkenberg | 3 | - | 1/10 | 2/9 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
14 | K. Magnussen | 1 | - | - | 1/10 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
15 | A. Albon | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
16 | G. Zhou | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
17 | D. Ricciardo | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
18 | E. Ocon | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
19 | P. Gasly | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
20 | V. Bottas | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
21 | L. Sargeant | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Na largada, Hamilton botou por dentro em relação ao pole Lando Norris, com o britânico da McLaren escapando na curva 3 e perdendo posições. Atrás de Lewis, Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin, se manteve à frente de Verstappen. Max, por sua vez, sofreu ataque de Sainz, mas segurou o ferrarista.
Na volta 3 de 19, já com o uso do DRS liberado, Verstappen reportou um problema na bateria, enquanto Sainz continuava tentando passar. No meio do pelotão, o mercedista inglês George Russell, único com pneus macios -- o resto com médios -- passou o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, pelo 10º posto.
Na sétimo giro, depois de abrir vantagem em relação a Sainz, Max passou Alonso e subiu para segundo, iniciando perseguição a Hamilton. Na volta 9, Verstappen passou o rival (abaixo) para assumir a ponta, da qual não saiu mais. A partir daí, a principal briga da sprint foi pelas outras posições do 'pódio'.
Alonso passou a ser bastante pressionado por Sainz, que, por sua vez, via a aproximação de Pérez. Carlos tentou dar o bote em Fernando e, aproveitando a briga à frente, Sergio passou os dois para subir para terceiro. Alonso teve pneu furado e abandonou. Leclerc aproveitou para passar Sainz e ir a quarto.
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | PITS | PONTOS | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | 19 |
- |
8 | ||||
2 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | 19 |
+13.043 13.043 |
13.043 | 7 | |||
3 | S. PerezRED BULL RACING | 11 | 19 |
+15.258 15.258 |
2.215 | 6 | |||
4 | C. LeclercFERRARI | 16 | 19 |
+17.486 17.486 |
2.228 | 5 | |||
5 | C. Sainz Jr.FERRARI | 55 | 19 |
+20.696 20.696 |
3.210 | 4 | |||
6 | L. NorrisMCLAREN | 4 | 19 |
+22.088 22.088 |
1.392 | 3 | |||
7 | O. PiastriMCLAREN | 81 | 19 |
+24.713 24.713 |
2.625 | 2 | |||
8 | G. RussellMERCEDES | 63 | 19 |
+25.696 25.696 |
0.983 | 1 | |||
9 | G. ZhouSAUBER | 24 | 19 |
+31.951 31.951 |
6.255 | ||||
10 | K. MagnussenHAAS F1 TEAM | 20 | 19 |
+37.398 37.398 |
5.447 | ||||
11 | D. RicciardoRB | 3 | 19 |
+37.840 37.840 |
0.442 | ||||
12 | V. BottasSAUBER | 77 | 19 |
+38.295 38.295 |
0.455 | ||||
13 | E. OconALPINE | 31 | 19 |
+39.841 39.841 |
1.546 | ||||
14 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | 19 |
+40.299 40.299 |
0.458 | ||||
15 | P. GaslyALPINE | 10 | 19 |
+40.838 40.838 |
0.539 | ||||
16 | Y. TsunodaRB | 22 | 19 |
+41.870 41.870 |
1.032 | ||||
17 | A. AlbonWILLIAMS | 23 | 19 |
+42.998 42.998 |
1.128 | ||||
18 | L. SargeantWILLIAMS | 2 | 19 |
+46.352 46.352 |
3.354 | ||||
19 | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | 19 |
+49.630 49.630 |
3.278 | ||||
dnf | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | 17 |
|
2 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber