F1: Chuva inibe atividade de pista e Piastri lidera TL2 ‘sonolento’
Espera por pista em melhores condições fez com que sessão fosse pouco movimentada
A chuva foi uma das protagonistas do segundo treino livre para o GP do Japão de Fórmula 1 nesta sexta-feira.
Com a pista molhada, nem todos se arriscaram em ir para a pista, com as equipes na espera de um piso relativamente seco, evitando até mesmo o uso dos intermediários. Apenas 13 pilotos foram para a pista com nove registrando volta rápida.
Nos minutos finais, Oscar Piastri garantiu a liderança do treino, com 1min34s725. Lewis Hamilton foi o segundo colocado, a meio segundo do australiano. Já com cronômetro zerado, Charles Leclerc garantiu o terceiro posto.
Max Verstappen, o mais rápido do TL1, não entrou, assim como outros notáveis, como Fernando Alonso, George Russell e Sergio Pérez.
O Treino
O segundo treino livre teve uma ausência. Logan Sargeant, que bateu no TL1 e danificou a suspensão dianteira e a caixa de câmbio, viu apenas os mecânicos trabalharem em seu carro. Por sorte, o chassi permanecia intacto.
Com pista úmida, os pilotos demoraram a sair para a pista. Hamilton, da Mercedes, foi o primeiro já com 13 minutos decorridos. O piloto da Mercedes optou pelos pneus slicks, com o composto médio, mas não chegou a fazer volta rápida, já que a chuva voltava.
Daniel Ricciardo, que não fez o TL1 para dar lugar a Ayumu Iwasa, também tentou entender melhor a pista, também com médios. Com a chuva se intensificando, a pista continuou não sendo utilizada.
Piastri, da McLaren, optou pelos intermediários e foi à pista quando restavam 33 minutos, mas também não completou volta rápida. No rádio, ele disse que o piso não estava tão molhado.
Tsunoda, Zhou, Bottas e Ricciardo também foram para a pista na sequência, com o piloto da casa sendo o primeiro a fazer volta rápida, com 1min42s304. Seu companheiro de equipe fez uma marca 4s157 mais lenta.
Tsunoda baixaria sua melhor marca ainda mais quando restavam 23 minutos, com 1min40s946. Ricciardo também melhorava e ficava a apenas 0s967 do japonês.
A dupla da Sauber também se arriscou quando restavam menos de 20 minutos para o final, mas também apenas para estudo. A chuva não estava mais presente, com os pilotos aguardando a pista reunir condições para o uso dos slicks.
Zhou e Bottas retornaram com 10 minutos para o fim, mas sem resultado prático. A dupla da Haas otou pelos macios, mas só tiraram a cera dos pneus novos. Piastri, também com macios, se arriscou e se deu bem, ao cravar 1min39s105.
Na volta seguinte, o australiano melhorou com 1min34s725. Outros pilotos também entraram no final, com Hamilton ocupando a segunda colocação, a 0s501 de Piastri.
A F1 no Japão continua neste sábado, com o TL3 às 23h30 (de sexta-feira). O quali acontece às 3h.
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | O. PiastriMCLAREN | 81 | 7 |
1'34.725 |
220.693 | ||
2 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | 6 |
+0.501 1'35.226 |
0.501 | 219.532 | |
3 | C. LeclercFERRARI | 16 | 4 |
+4.035 1'38.760 |
3.534 | 211.676 | |
4 | Y. TsunodaRB | 22 | 8 |
+6.221 1'40.946 |
2.186 | 207.092 | |
5 | D. RicciardoRB | 3 | 9 |
+7.188 1'41.913 |
0.967 | 205.127 | |
6 | L. NorrisMCLAREN | 4 | 3 |
+10.252 1'44.977 |
3.064 | 199.140 | |
7 | C. Sainz Jr.FERRARI | 55 | 3 |
+17.854 1'52.579 |
7.602 | 185.693 | |
8 | E. OconALPINE | 31 | 3 |
+24.388 1'59.113 |
6.534 | 175.507 | |
9 | K. MagnussenHAAS F1 TEAM | 20 | 4 |
+55.747 2'30.472 |
31.359 | 138.930 | |
10 | G. ZhouSAUBER | 24 | 7 |
|
|||
11 | V. BottasSAUBER | 77 | 7 |
|
|||
12 | A. AlbonWILLIAMS | 23 | 5 |
|
|||
13 | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | 5 |
|
|||
14 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | 0 |
|
|||
15 | L. SargeantWILLIAMS | 2 | 0 |
|
|||
16 | P. GaslyALPINE | 10 | 0 |
|
|||
17 | S. PerezRED BULL RACING | 11 | 0 |
|
|||
18 | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | 0 |
|
|||
19 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | 0 |
|
|||
20 | G. RussellMERCEDES | 63 | 0 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car