A Honda anunciou nesta sexta-feira (19) um novo ciclo de investimentos em sua operação no Brasil. Trata-se de um aporte no valor de R$ 4,2 bilhões que abrange o período de 2024 a 2030 e apoiará o lançamento do novo WR-V, um novo modelo híbrido flex e aumento do volume de produção e geração de empregos.
O anúncio foi feito após reunião em Brasília (DF) com a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Presidente da HAB, Arata Ichinose.
E o novo anúncio vem na esteira dos incentivos promovidos pelo regime automotivo MOVER. Com isto, a Honda iniciará a eletrificação de seus modelos produzidos aqui no Brasil, aliando o etanol ao sistema híbrido e:HEV.
Em comunicado, a Honda destaca que trabalha com diferentes tecnologias em eletrificação, mas que adota uma abordagem específica para cada região em função de suas particularidades, incluindo fontes energéticas, infraestrutura de carregamento e características do mercado.
O investimento anunciado também contempla a produção nacional da nova geração do Honda WR-V, previsto para o segundo semestre de 2025.
Diferente do modelo anterior que tinha uma forte ligação com o Fit, a nova geração foi desenhada do zero. O novo Honda WR-V ocupará a lacuna existente entre o City Hatch e o HR-V, que nesta geração acabou subindo de preço.
A Honda também anuncia a ampliação do volume de produção na fábrica de Itirapina (SP) já a partir deste mês. Para apoiar esse crescimento haverá a criação de 1.700 novos postos de trabalho na unidade, que atualmente conta com cerca de 3.500 funcionários.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda