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Euro 7: Montadoras pressionam e Europa manterá regras de emissão atuais

Parlamento Europei aprova Euro 7 com mesmo nível de emissões do Euro 6, mas fiscalizará vida útil de bateria e até fuligem dos freios

Commissione Ue

O Conselho da União Europeia aprovou definitivamente a regulamentação do Euro 7, a proposta de legislação apresentada em 2022 pela Comissão do bloco econômico para reduzir as emissões de poluentes e de mudanças climáticas dos veículos vendidos no Velho Continente. Elas incluem emissões de escapamento e resíduos dos sistemas de freios. Há também requisitos mínimos para a duração da bateria de carros elétricos e híbridos plug-in.

Emissões, freios e baterias

Mas o que exatamente a norma Euro 7 estipula? No que diz respeito às emissões de escapamento de carros e vans, o texto mantém os padrões já estabelecidos no Euro 6. Após pressão das montadoras, chegou-se a um compromisso entre os planos da Europa e os dos fabricantes. As empresas alegaram que a introdução de tecnologias que implicariam em gastos com pesquisa e desenvolvimento seriam economicamente inviáveis. Vale lembrar que motores a combustão serão proibidos na Europa a partir de 2035, então as marcas não querem gastar com algo que será descartado em pouco mais de 10 anos.

No entanto, o regulamento introduz "requisitos mais rigorosos para partículas sólidas", enquanto "para ônibus e caminhões pesados, o regulamento impõe limites mais rigorosos para vários poluentes, incluindo alguns até então não regulamentados, como o óxido nitroso (N2O)". Para os elétricos, será exigido uma vida útil mínima para as baterias.

"Além disso, a regulamentação Euro 7 introduz limites mais rígidos para as emissões de partículas produzidas durante a frenagem, com limites específicos para veículos elétricos. As novas regulamentações também incluem requisitos de durabilidade mais rigorosos para todos os veículos, tanto em termos de quilometragem quanto de vida útil."

Após o "sim" de hoje dos estados-membros e do Europarlamento - que deu sinal verde em meados de março -, o texto agora terá que passar por uma série de etapas formais antes de se tornar operacional, ou seja, assinaturas dos presidentes das duas instituições europeias, publicação no Jornal Oficial da União e entrada em vigor após 20 dias. Nesse momento, serão acionados os prazos estabelecidos no próprio regulamento para sua aplicação e implementação nos veículos para adequação. São eles:

  • 30 meses para carros e vans inéditos e 42 meses para todos carros e vans 0km;
  • 48 meses ônibus, caminhões e reboques inéditas e 60 meses para todos os ônibus, caminhões e reboques 0km;
  • 30 meses para sistemas, componentes ou unidades técnicas separadas inéditas a serem instalados em carros de passeio e vans e 48 meses para aqueles a serem instalados em ônibus, caminhões e reboques.
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